Produtividade

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Excel permite fazer cálculos automatizados para somar e subtrair valores nas células, inclusive de horas. O recurso funciona de maneira similar à soma de números inteiros comuns, mas tem suas particularidades. Ao alimentar uma planilha de banco de horas, por exemplo, é preciso fazer alguns ajustes para que o programa não se confunda e acabe mostrando tempos errados. Veja a seguir, como somar e subtrair horas sem errar a contagem no processador de planilhas da Microsoft.

Saiba somar e subtrair horas para elaborar planilha de jornada de trabalho — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo Saiba somar e subtrair horas para elaborar planilha de jornada de trabalho — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Saiba somar e subtrair horas para elaborar planilha de jornada de trabalho — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

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Como somar e subtrair intervalo de horas

Passo 1. Em uma planilha de banco de horas que marca horários de entrada e saída, marque todas as células que conterão essa informação e acesse o menu “Formatar células”;

Marque as células e acesse o menu de formatação — Foto: Reprodução/Paulo Alves Marque as células e acesse o menu de formatação — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Marque as células e acesse o menu de formatação — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. No menu “Categoria” na lateral, selecione “Personalizado” e, no campo “Tipo”, digite: [h]: mm; @. Depois, pressione "OK" para avançar e configurar a planilha para horas;

Formate as células para lidar corretamente com dados de horas — Foto: Reprodução/Paulo Alves Formate as células para lidar corretamente com dados de horas — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Formate as células para lidar corretamente com dados de horas — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. Preencha normalmente as células com horários de entrada e saída. Na coluna que marca o total de horas trabalhadas no dia, use a ferramenta SOMA para efetuar a subtração entre o horário maior e o horário menor. No exemplo, a fórmula ficaria: =SOMA(D6-C6);

Subtraia a hora maior da hora menor — Foto: Reprodução/Paulo Alves Subtraia a hora maior da hora menor — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Subtraia a hora maior da hora menor — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 4. Se o cálculo tiver mais de um intervalo de horas, separe os turnos em parênteses diferentes: =SOMA(D6-C6)+(F6-E6). Lembre-se de sempre colocar o horário mais tarde na frente de cada subtração;

Use parênteses para separar intervalos de horas diferentes — Foto: Reprodução/Paulo Alves Use parênteses para separar intervalos de horas diferentes — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Use parênteses para separar intervalos de horas diferentes — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 5. Ao teclar Enter, a célula da última coluna deverá exibir a contagem total de horas trabalhadas no dia;

Dê Enter para obter a soma de horas trabalhadas no dia — Foto: Reprodução/Paulo Alves Dê Enter para obter a soma de horas trabalhadas no dia — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Dê Enter para obter a soma de horas trabalhadas no dia — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 6. Em seguida, basta clicar na primeira célula da coluna de contagem e arrastar até o final para replicar a mesma fórmula para as demais linhas.

Copie a fórmula de contabilização de horas para demais linhas — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Copie a fórmula de contabilização de horas para demais linhas — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Como somar e subtrair quantidade de horas

Se uma planilha de horas contabiliza apenas a quantidade de tempo trabalhado, a soma pode ser feita de maneira mais direta.

Passo 1. Primeiro, marque as células da planilha que conterão dados de horas e acesse o menu de formatação. Em seguida, digite: [h]: mm; @ no campo "Tipo";

Formate as células para lidar corretamente com dados de horas — Foto: Reprodução/Paulo Alves Formate as células para lidar corretamente com dados de horas — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Formate as células para lidar corretamente com dados de horas — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Crie uma coluna ao lado da contagem de horas e use a ferramenta de soma para contabilizar a quantidade total de horas trabalhadas. No exemplo, basta somar as células em qualquer ordem.

Efetue uma soma comum de células formatadas para horas — Foto: Reprodução/Paulo Alves Efetue uma soma comum de células formatadas para horas — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Efetue uma soma comum de células formatadas para horas — Foto: Reprodução/Paulo Alves

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