Por Thomas Schulze, para o TechTudo


Escape from Tarkov é um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Battlestate Games. O título é exclusivo para PC e impressiona pela física ultrarrealista das armas e pelo alto nível de dificuldade. Para se dar bem no game, é preciso primeiro dominar os básicos para depois treinar movimentos mais avançados. Confira a seguir dicas e táticas para mandar bem nas partidas de Escape from Tarkov:

Use a imersão a seu favor

O ultrarrealismo de Escape from Tarkov o torna um jogo único e exige atenção do jogador. A interface do jogo não mostra marcadores ou indicadores visuais como em outros títulos de FPS. Até o jogador mais experiente precisará de muitas horas de treino até se acostumar com o fato de que sua munição e energia não são indicadas o tempo inteiro na tela.

Não há marcadores visuais na tela, então preste sempre atenção — Foto: Reprodução/Thomas Schulze Não há marcadores visuais na tela, então preste sempre atenção — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

Não há marcadores visuais na tela, então preste sempre atenção — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

O objetivo principal do game é coletar itens para aumentar as chances de sobrevivência em Tarkov. Por isso, utilize todos os elementos visuais e sonoros que conseguir para se manter vivo e não perder os itens que coletou. Caso morra, o processo precisará ser refeito. As primeiras horas em Tarkov serão muito complicadas, mas o tempo e experiência o ajudarão a memorizar os padrões, mapas, armadilhas e desafios naturalmente.

Controles profundos e diferentes

Os controles também são um pouco diferentes do habitual, com mais possibilidades e recursos que outros jogos de tiro. Embora a movimentação ainda seja realizada pelas teclas WASD, não é possível sobreviver sem dominar os passos laterais (aperte ALT e, ao mesmo tempo, pressione Q ou E) e as espiadas por trás de coberturas (ALT + A ou D), essenciais para atirar discretamente os inimigos.

Aperte ALT no teclado para inclinar o corpo lateralmente — Foto: Reprodução/Thomas Schulze Aperte ALT no teclado para inclinar o corpo lateralmente — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

Aperte ALT no teclado para inclinar o corpo lateralmente — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

Outra opção de controle é rolar a roda do mouse para cima e para baixo enquanto segura a tecla C para regular a altura em que o personagem vai se agachar e facilitar na camuflagem. Se quiser abrir seu inventário, aperte TAB a qualquer momento. Para recarregar suas armas, basta pressionar R, desde que você tenha munição o bastante.

Armado e perigoso

Antes de começar uma missão, você deve equipar o seu personagem com itens guardados em seu contêiner seguro. Estes são itens que não serão perdidos mesmo que você morra, então lembre de deixar guardados no baú os itens mais importantes que conseguir pegar em suas jornadas.

Tenha sempre bons itens de cura e munição em mãos — Foto: Reprodução/Thomas Schulze Tenha sempre bons itens de cura e munição em mãos — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

Tenha sempre bons itens de cura e munição em mãos — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

Embora seja possível partir em missão armado com apenas uma faca, convém sempre levar munição, uma pistola e também uma mochila para coletar e transportar os itens que encontrar pelo caminho. Além disso, itens de cura como kits médicos e bandagens são essenciais para garantir a sobrevida em confrontos mais tensos.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Treine contra a CPU

Como a dificuldade de Tarkov é muito alta, é uma boa ideia treinar em jogos simulados contra bots controlados pelo computador antes de enfrentar jogadores de verdade. A maioria das pessoas presentes no servidor somam dezenas ou centenas de horas de experiência.

Escape from Tarkov: decore o mapa para alcançar rápido os pontos de saída — Foto: Reprodução / Thomas Schulze Escape from Tarkov: decore o mapa para alcançar rápido os pontos de saída — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

Escape from Tarkov: decore o mapa para alcançar rápido os pontos de saída — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

Além de ser ótimo para treinar os controles, as partidas contra bots não punem o jogador com a perda de itens na morte, então vale a pena gastar horas de treino para diminuir as frustrações. Durante os jogos, itens podem ser encontrados tanto nos inimigos derrotados como em caixas verdes.

A importância dos cenários e do som

Evite andar em espaços muito abertos, a não ser que tenha certeza de que não há inimigos de tocaia por perto. Em vez disso, busque sempre paredes e todo tipo de cobertura para se proteger de emboscadas. Uma boa forma de perceber a presença de inimigos é jogar com fones de ouvido, a fim de ouvir melhor os sons do ambiente.

Escape from Tarkov: espaços muito abertos são perfeitos para emboscadas — Foto: Reprodução / Thomas Schulze Escape from Tarkov: espaços muito abertos são perfeitos para emboscadas — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

Escape from Tarkov: espaços muito abertos são perfeitos para emboscadas — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

Prestar atenção ao som também permite detectar tiroteios entre outros jogadores. Quando isso acontecer, tente manter a distância e não entre no fogo cruzado. Espere a maioria dos inimigos morrerem, e só então entre em ação para matar os poucos sobreviventes e colher o loot.

Quais são os melhores jogos de terror? Comente no fórum do TechTudo!

MAIS DO TechTudo