Teclados

Por Isabella Rocha, Para o TechTudo


Alguns emojis e símbolos podem estar "escondidos" no seu celular. O iPhone (iOS), por exemplo, conta com mais de 100 carinhas embutidas em um teclado japonês, mas que podem ser usadas por pessoas de qualquer país. Diferente do telefone da Apple, aparelhos com Android já vêm com os emojis instalados no teclado do dispositivo. Para os mais saudosos, as figuras japonesas eram usadas há alguns anos, principalmente, na época do MSN *\(^o^)/*.

Além disso, é possível que sinais de pontuação e símbolos monetários do smartphone estejam ocultos e passem desapercebidos pelos usuários. Por isso, o TechTudo mostra como ativar o teclado de emojis "escondido" do iPhone no tutorial a seguir. O passo a passo abaixo também ensina como acessar outras figuras "secretas" no celular.

Como encontrar emojis e símbolos secretos do seu celular — Foto: Isabella Rocha/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como acessar teclado de emoji oculto no iPhone

Passo 1. Acesse a seção “Ajustes” do seu iPhone e, depois, clique em "Geral". Depois, selecione a opção “Teclado”;

Habilite os emojis “escondidos” pela configuração do seu iPhone — Foto: Reprodução/ Isabella Rocha

Passo 2. Em seguida, entre em “Teclados” e clique em “Adicionar Novo Teclado...”;

Adicione um novo teclado para habilitar novos emojis — Foto: Reprodução/ Isabella Rocha

Passo 3. Selecione a opção "Japonês" e, depois, clique na opção "Kana". Selecione “OK”, que está localizado na parte superior da tela do lado direito;

Selecione o teclado japonês para ter acesso aos novos emojis — Foto: Reprodução/ Isabella Rocha

Passo 4. Para usar o novo teclado, basta pressionar a tecla do globo que está localizada no lado esquerdo inferior da tela. Agora, marque a opção do teclado japonês;

Altere seu teclado para a língua japonesa — Foto: Reprodução/ Isabella Rocha

Passo 5. Clique na carinha do teclado que está no canto inferior, ao lado do ícone do microfone. Em seguida, selecione a setinha que está para cima na parte superior do teclado e veja as diversas opções de emojis.

Selecione os emojis pelo teclado japonês — Foto: Reprodução/ Isabella Rocha

Emojis no Android

Diferente do iPhone, celulares com Android já vêm com as figuras configuradas. Para usá-las, basta clicar no emoji de carinha no canto inferior esquerdo do teclado e, depois, tocar no emoticon sorrindo localizado no canto inferior direito.

O Android já tem a opção das antigas carinhas — Foto: Reprodução/ Isabella Rocha

Sinais e símbolos ocultos

Existem algumas teclas ocultas no teclado do celular. O usuário deve clicar nos números, que estão localizados no canto inferior do teclado (123), para que os sinais e símbolos apareçam. Por exemplo, se você deseja utilizar o ponto de interrogação invertido (¿), usado em espanhol, é só pressionar a tecla de interrogação e, em seguida, escolher a opção.

O mesmo ocorre para os símbolos monetários no iOS. Na imagem abaixo, é possível perceber que, ao pressionar a tecla do cifrão ($), surgem as opções de outras moedas, como o Euro (€) e a Libra Esterlina (£).

Conheça onde encontrar sinais e símbolos monetários — Foto: Reprodução/ Isabella Rocha

Outros sinais de pontuação também ficam alocados nesta seção do smartphone. Após clicar na opção de números no teclado (123), selecione o botão de (#+=). Nesta parte do teclado, o usuário encontra as aspas e as aspas simples. Também é possível encontrar o apóstrofo ('), por exemplo. Os interessados ainda podem usar outros símbolos especiais nas conversas.

Pressione o teclado e encontre outros sinais de pontuação — Foto: Reprodução/ Isabella Rocha

Confira, na tabela abaixo, onde encontrar os caracteres no teclado do celular. Para acessá-los, basta pressionar a tecla correspondente da primeira coluna.

Símbolos

A æ - - - - -
O ø œ - - - -
N ñ - - - - -
0 ° - - - - -
- - - -
/ \ - - - - -
$ £ ¥ ¢
& § - - - - -
" » « -
. - - - - -
? ¿ - - - - -
! ¡ - - - - -
` - - - -
% - - - - -
BlackBerry Key2 LE: testamos o celular retrô com teclado

BlackBerry Key2 LE: testamos o celular retrô com teclado

Mais do TechTudo