Por Gabriel Saguias, para o TechTudo


Uma das características que difere o Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) dos outros jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) são as configurações de console do game. Ter alguns comandos do CS memorizados é útil para o jogador, que pode alterar configurações rapidamente, até mesmo no meio de uma partida. Para isso, é necessário primeiramente habilitar o console no jogo. Aprenda, a seguir, como fazer esse processo e conheça alguns comandos úteis para treinamento e uso geral do game da Valve.

Comandos podem ajudar no meio de partida — Foto: Divulgação/Valve Comandos podem ajudar no meio de partida — Foto: Divulgação/Valve

Comandos podem ajudar no meio de partida — Foto: Divulgação/Valve

Passo 1. No menu principal, navegue para as opções, ao clicar no ícone de engrenagem;

Acesse as opções, no menu principal — Foto: Reprodução/Gabriel Saguias Acesse as opções, no menu principal — Foto: Reprodução/Gabriel Saguias

Acesse as opções, no menu principal — Foto: Reprodução/Gabriel Saguias

Passo 2. Navegue para a aba “configurações do jogo” e localize a opção “ativar console de desenvolvedor”;

Ative o console, na aba de configurações do jogo — Foto: Reprodução/Gabriel Saguias Ative o console, na aba de configurações do jogo — Foto: Reprodução/Gabriel Saguias

Ative o console, na aba de configurações do jogo — Foto: Reprodução/Gabriel Saguias

Passo 3. Marque “sim” na opção e volte ao menu principal. Aperte a tecla situada logo abaixo do esc em seu teclado. O console será aberto;

Diversas opções de configuração podem ser feitas pelo console — Foto: Reprodução/Gabriel Saguias Diversas opções de configuração podem ser feitas pelo console — Foto: Reprodução/Gabriel Saguias

Diversas opções de configuração podem ser feitas pelo console — Foto: Reprodução/Gabriel Saguias

A partir disso, o jogador pode, a qualquer momento, abrir o console para utilizar os comandos. Funções como configurar a crosshair, definir sensibilidade do mouse, limitar a taxa de quadros por segundo e diversas outras podem ser feitas pelo console com mais praticidade. Confira alguns comandos úteis com as suas funções:

Comandos úteis para utilizar no console

Comando Valor Descrição
sv_cheats 1 Comando necessário para boa parte dos próximos comandos de treino.
sv_infinite_ammo 1 ou 2 Ambos dão munição infinita, porém em "2" o pente ainda esvazia. Útil para treinar sprays.
ammo_grenade_limit_total 5 Permite carregar todos os tipos de granadas de uma só vez.
sv_grenade_trajectory 1 Mostra a trajetória das granadas lançadas. Útil para praticar granadas.
sv_grenade_trajectory_time 10 Duração maior da trajetória das granadas.
cl_righthand 0 ou 1 Zero para arma localizada na esquerda (canhoto) e 1 para arma localizada na direita (destro). Baseado em preferência pessoal de quem utilizar.
net_graph 1 Exibe informações sobre ping e resposta do servidor, muito útil para entender se o lag é do servidor ou do client (jogador).
r_cleardecals não necessita de valor Comando que limpa o mapa de marcas de bala e sangue, útil para tirar a poluição visual em mapa de treinamento de sprays, por exemplo. Pode ser usado no competitivo para ajudar visualmente.
fps_max 0, 61, 76, 121, 145, etc. Limita a taxa de quadros. Geralmente usa-se a taxa de quadros do monitor ou alguma outra superior, acrescida de 1. Quanto maior, melhor, porém pode afetar o desempenho. Em zero, a taxa fica indefinida.
find nome do comando que deseja buscar Esse comando é de grande utilidade caso você lembre somente de alguma palavra do comando que deseja utilizar. Ex.: "find crosshair" irá retornar no console todos os comandos com crosshair no nome, e assim o jogador pode localizar qual deseja.

Com isso, o jogador pode criar partidas de treino individual, seja ele para treinar spray, granadas ou até mesmo melhorar a performance do jogo em seu PC. O comando que troca a posição da arma para esquerda ou direita também pode dar uma sensação melhor para o jogador por ser menos obstrusivo, e net_graph é uma boa maneira de diagnosticar problemas no game. Por último, o find é bom para encontrar comandos desconhecidos.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

MAIS DO TechTudo