Por Felipe Vinha, para o TechTudo


O Super Nintendo foi um dos grandes sucessos dos anos 90. Segundo console principal da Nintendo, o aparelho recebeu alguns dos maiores clássicos já lançados nos games, como Super Mario World, The Legend of Zelda A Link to the Past, Super Metroid, Yoshi’s Island, entre outros. O aparelho já não é mais fabricado, mas ainda é possível jogar alguns de seus games nos dias atuais, seja por relançamentos, em outros dispositivos ou por versões digitais dos clássicos. Confira as dicas:

New 3DS e Wii U

Se você tem o New Nintendo 3DS ou um console Wii U em casa, saiba que é possível acessar o chamado Virtual Console, onde jogos antigos da Nintendo são relançados, e comprar alguns dos maiores clássicos por lá, para baixar e aproveitar. Os preços variam e a oferta de jogos também – vale reforçar que apenas a versão “New” do 3DS é compatível com os games de Super Nintendo. No Switch, infelizmente, ainda não há opção para baixar jogos de SNES.

Super Mario World — Foto: Reprodução/Felipe Vinha Super Mario World — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Super Mario World — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Coletâneas

Em muitos casos, coletâneas de jogos clássicos são lançadas em aparelhos mais recentes, como no PS4 e Xbox One. Porém, em algumas ocasiões bem raras, games de Super Nintendo são incluídos nestes pacotes. O exemplo mais famoso é Mega Man X Legacy Collection, que contém Mega Man X 1, lançado originalmente no Super Nintendo. Neste caso, é preciso saber quais compilações com conteúdo do Super Nintendo estão disponíveis, mas elas não são tão comuns assim.

Mega Man X Legacy Collection — Foto: Divulgação/Capcom Mega Man X Legacy Collection — Foto: Divulgação/Capcom

Mega Man X Legacy Collection — Foto: Divulgação/Capcom

Emuladores

Mesmo nos tempos atuais, emuladores ainda continuam sendo boas opções para conhecer e revisitar jogos antigos. Emuladores de Super Nintendo estão entre os mais estáveis, dos que estão disponíveis na rede. Contudo, vale lembrar que, por mais que a emulação não seja ilegal, manter uma ROM – o jogo convertido em formato digital – sem ter o cartucho original em casa, é contra a lei. Por conta disso, a opção de emuladores é a mais arriscada e não recomendada.

Emulador — Foto: Reprodução/Felipe Vinha Emulador — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Emulador — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

SNES Classic

Há algum tempo a Nintendo lançou o chamado SNES Classic, um aparelho retrô, que imita o Super Nintendo em aparência, mas tem tamanho bem menor. Ele vem com alguns jogos na memória, entre eles Yoshi’s Island, Super Mario Kart, Super Mario RPG, Final Fantasy 3, além do inédito Star Fox 2. É um dispositivo recente e que pode ser comprado com facilidade, pois ainda é fabricado, mas não é possível inserir mais games do que o que vem na memória, ao menos legalmente.

SNES Classic — Foto: Divulgação/Nintendo SNES Classic — Foto: Divulgação/Nintendo

SNES Classic — Foto: Divulgação/Nintendo

Mais do TechTudo