Segurança
Publicidade

Por Marvin Costa, para o TechTudo


O LastPass é uma ferramenta para salvar suas senhas de forma segura. Disponível no computador e no celular. O serviço é grátis e funciona de forma integrada. No computador, por exemplo, você pode usar uma extensão para Chrome e baixar o programa no PC Windows e macOS. A ferramenta permite salvar senhas de forma automática com a extensão no navegador ou manualmente usando as opções da versão desktop.

Para usar o LastPass, é necessário fazer um rápido cadastro no momento que o software é instalado. As senhas podem ser salvas, acessadas e alteradas a qualquer momento pela interface da plataforma no Windows, Mac ou no Chrome. A ferramenta também pode ser acessada no iOS (iPhone e iPad), no Android, Safari, Firefox e Opera.

Para saber como guardar dados de acesso de sites, softwares e aplicativos e nunca mais esquecer suas senhas, veja como usar o LastPass.

Tutorial mostra como usar o serviço LastPass para salvar senhas — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Baixe e instale o LastPass no seu computador. Quando abrir o aplicativo pela primeira vez no PC, clique no botão "Create Account";

Ação para acessar a página para criar uma conta no serviço de gerenciamento de senhas LastPass — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Preencha os dados, informe uma senha, lembrete e fuso horário de sua região. Para finalizar o procedimento, clique no botão "Create Account".

Ação para criar uma conta no serviço de gerenciamento de senhas LastPass — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Como instalar e logar sua conta na extensão LastPass para Chrome (Passos necessários no Windows e no macOS)

Passo 1. Acesse a página de download do LastPass na Chrome Web Store e clique no botão "Adicionar ao Chrome";

Ação para preparar o download da extensão do gerenciador de senha LastPass — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Para baixar e instalar a ferramenta, clique no botão "Adicionar extensão";

Ação para baixar e instalar a extensão do gerenciador de senhas LastPass no Chrome — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 3. Clique sobre o ícone da extensão no canto superior direito da janela do Chrome. Em seguida, clique em "Entrar";

Ação para acessar a página de login da extensão do LastPass para Chrome — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 4. Digite seu e-mail e senha de acesso do LastPass e clique em "Iniciar sessão" para ativar a extensão.

Ação para logar uma conta do LastPass na extensão do serviço para Chrome — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Como salvar uma senha no LastPass usando a extensão para Chrome (Windows e macOS)

Passo 1. Acesse com login e senha um serviço na web - para este exemplo, utilizamos uma conta do Facebook;

Ação para logar em um serviço da internet para salvar dados de acesso no LastPass — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Após efetivar o login no serviço, a extensão do LastPass perguntará se você deseja salvar os dados de acesso. Para isso, clique no botão "Adicionar".

Ação para salvar no LastPass dados de acesso de um serviço da web — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Gerenciar senhas no software LastPass para Windows

Passo 1. Abra o software e use seus dados de acesso. Em seguida, clique em "Login";

Ação para logar no software do LastPass para Windows — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. A tela inicial do software exibe uma lista de senhas salvas em diferentes serviços. Você pode usar a barra de busca para encontrar dados específicos ou clicar sobre uma das categorias na lateral da tela. Para esse exemplo, acessaremos a opção "Facebook", como mostra a imagem abaixo;

Ação para verificar dados de acesso para um site salvos no software LastPass para Windows — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 3. Ao clicar sobre o serviço, o software exibirá opções para copiar o nome de usuário (Copy Username) e a senha de acesso (Copy Password). Você também pode editar esses dados, deletá-los ou realizar um logoff para retirar esses dados do LastPass.

Ações para dados de acesso de um site salvos no software LastPass para Windows — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 4. Na tela inicial do software, clique sobre o ícone de três pontos no canto inferior direito da tela;

Ação para visualizar as opções do LastPass para Windows — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 5. Nesse momento, a barra de ferramenta exibirá opções para criar um novo backup de senhas. Para esse exemplo, utilizaremos a opção "Add Site";

Ação para adicionar dados de acesso a um site no software LastPass para Windows — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 6. Defina os dados de acesso ao site requeridos pelo software. Você ainda pode determinar se deseja salvar esses dados como favoritos, se deseja ativar o autologin, o preenchimento automático (Never Autofill) ou e se será exigido inserir novamente a senha;

Ação para adicionar dados de acesso para um site no software LastPass para Windows — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 7. Insira uma nota para identificar o serviço e clique sobre o ícone de visto para adicionar os dados de acesso no LastPass.

Ação para salvar novos dados de acesso de um site no software LastPass para Windows — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Gerenciar senhas no software LastPass para macOS

Passo 1. Abra o software para Mac e use seus dados de acesso do LastPass. Para prosseguir, clique em "Log In";

Ação para logar uma conta do LastPass no software para Mac — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. O software exibe na página inicial uma lista de dados de acesso salvos. A tela mostra também uma barra de pesquisa que pode ser utilizada para encontrar rapidamente alguma senha salva. Clique sobre um deles para verificar as informações;

Ação para verificar dados de acesso para um site salvos no software LastPass para Mac — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Ao clicar sobre um dos serviços salvos, use os links em vermelho para copiar a senha (Copy Password), nome de usuário (Copy Username) e para lançar o site (Launch). Na parte direita da tela, confira as informações do serviço e, caso queira alterar algo, clique em "Edit";

Ações para dados de acesso de um site salvos no software LastPass para Mac — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 3. Na tela inicial do LastPass, clique sobre "Add Password" para salvar dados de um novo serviço;

Ação para iniciar a tela para salvar dados de acesso de um site no software LastPass para Mac — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 4. Digite as informações sobre os dados de acesso requeridos pelo software, digite uma descrição para o backup, escolha uma pasta para tipo de serviço em "Folder" e defina se deseja ativar o login automático (Autologin), auto preenchimento (Disable Autofill) e se será exigido digitar novamente a senha (Require Password Reprompt). Caso queira tornar esses dados favoritos, clique no ícone de estrela na parte superior da tela. Clique no botão "Salvar" para guardar os dados.

Dados de um site salvos no LastPass para Mac — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Aproveite a dica para organizar suas senhas e nunca mais esquecer dados de acesso de aplicativos e serviços da web.

Como criar uma senha difícil de ser hackeada? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

Como colocar digital/senha no WhatsApp no iPhone

Como colocar digital/senha no WhatsApp no iPhone

Mais do TechTudo