Redes sociais

Por Helito Beggiora, para o TechTudo


Os interessados em desativar o WhatsApp temporariamente podem realizar o procedimento em poucos passos pelo app para Android e iPhone (iOS). A medida é útil em casos de perda ou roubo do celular, quando é necessário entrar em contato com o suporte do serviço e fornecer o número de telefone. Outra ocasião para se desconectar do mensageiro mais popular do mundo é quando o usuário não quer ser incomodado por mensagens e notificações, por exemplo. Assim, é possível continuar a usar outros aplicativos, sem precisar abrir mão da Internet.

Na primeira opção, por uma questão de segurança, a empresa vai desvincular a conta do aparelho e essa só poderá ser usada novamente após uma nova confirmação do seu número ser feita. Ao contrário da opção de apagar a conta, os seus dados e grupos são preservados no processo. No tutorial a seguir, confira como desativar temporariamente a sua conta do WhatsApp. Os procedimentos foram feitos em um Moto E5 Plus com o Android 8.0 Oreo do Google, e em um iPhone 8 rodando o iOS 12, da Apple.

Saiba duas maneiras de desativar o WhatsApp temporariamente — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Em caso de perda ou roubo

Passo 1. Pelo computador ou por outro celular, escreva um e-mail para support@whatsapp.com. No assunto, escreva "Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta". No corpo do e-mail, digite o seu número de telefone completo, com código do país (+55, no caso do Brasil) e DDD;

Escreva um e-mail para o suporte do WhatsApp — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. Algumas horas depois, você receberá um e-mail de confirmação sobre a desativação da sua conta. A partir de então, começa a contar um prazo de 30 dias para que o perfil seja reativado. Caso contrário, ele será excluído;

Mensagem informa que conta foi desativada no WhatsApp — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 3. Ao recuperar o seu celular ou adquirir outro aparelho, abra o WhatsApp e faça o processo de verificação do seu número normalmente. As mensagens recebidas no período de desativação serão entregues.

Confirme novamente o seu número para receber mensagens antigas no WhatsApp — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Para não ser incomodado

No Android

Passo 1. Toque sobre o ícone do WhatsApp e mantenha o dedo pressionado por alguns instantes. No menu exibido, toque sobre o botão "i" – indicado abaixo. Nas configurações do aplicativo, selecione "Forçar parada" e confirme em "OK";

Acesse as propriedades do app e finalize a execução do WhatsApp — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. Abra "Uso de dados" e desative a opção "Dados em segundo plano". Vale ressaltar que o WhatsApp ficará offline apenas enquanto o celular estiver usando os dados móveis da operadora (3G ou 4G). Ao se conectar a uma rede Wi-Fi, as mensagens serão recebidas normalmente.

Impeça que o aplicativo do WhatsApp use os dados móveis — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

No iPhone

Passo 1. Abra as configurações do sistema Apple no ícone de "Ajustes". Toque em "WhatsApp" e desmarque a opção "Dados Celulares". Vale ressaltar que o WhatsApp ficará offline apenas enquanto o celular estiver usando os dados móveis da operadora (3G ou 4G). Ao se conectar a uma rede Wi-Fi, as mensagens serão recebidas normalmente.

Desative dados celulares do WhatsApp — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Pronto. Aproveite as dicas para desativar temporariamente sua conta do WhatsApp quando precisar.

Como apagar contatos do WhatsApp? Confira no Fórum do TechTudo.

Quatro dicas para você ficar invisível no WhatsApp

Quatro dicas para você ficar invisível no WhatsApp

Mais do TechTudo