Produtividade

Por Fernanda Lutfi, para o TechTudo


O Zero – Fasting Tracker tem o objetivo de ajudar o usuário a realizar diferentes tipos de jejum intermitente – uma dieta com períodos intercalados de jejum e de alimentação. O app, que está disponível para Android e iPhone (iOS), possui uma série de funções que podem auxiliar a pessoa a manter o ritmo da dieta, acompanhar seu desenvolvimento e comemorar conquistas. Porém, uma de suas desvantagens é o fato de a interface ser totalmente em inglês.

O Zero – Fasting Tracker possui quatro diferentes abas: Fasts, que mostra as opções de jejum disponíveis; History, que mostra o histórico de jejuns do usuário; Learn, que oferece material de estudo complementar sobre o jejum intermitente; e o Timer, que exibe a contagem regressiva após o início do jejum.

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Antes de fazer uma mudança radical na alimentação, é fundamental consultar um nutricionista. O profissional é capaz de avaliar o histórico de cada indivíduo para montar a dieta ideal e evitar complicações que coloquem a saúde em risco.

Passo 1. Faça o download de Zero – Fasting Tracker no TechTudo. Após realizar a instalação, abra o aplicativo. Você receberá duas mensagens. Uma delas afirma que seres humanos não foram feitos para ter acesso constante a comida, e a outra informa que dormir é uma forma de jejuar;

Organize sua dieta com o Zero – Fasting Tracker — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi Organize sua dieta com o Zero – Fasting Tracker — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Organize sua dieta com o Zero – Fasting Tracker — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Passo 2. Antes de iniciar a dieta, é preciso selecionar quais são os seus objetivos com o jejum intermitente. O app fornece seis opções, e é possível selecionar apenas uma ou até mesmo todas. São elas: melhorar a clareza mental, gerenciar peso, viver mais tempo, ter mais energia durante o dia, fazer uma limpeza no corpo e seguir conselho médico. Após selecionar, basta clicar em "Next";

Escolha qual o seu objetivo ao fazer uma dieta com o Zero – Fasting Tracker — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi Escolha qual o seu objetivo ao fazer uma dieta com o Zero – Fasting Tracker — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Escolha qual o seu objetivo ao fazer uma dieta com o Zero – Fasting Tracker — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Passo 3. Agora, para continuar, será preciso fazer o login, que pode ser realizado via Facebook, Google, ou criando uma conta com seu endereço de e-mail;

Faça o login no Zero – Fasting Tracker para poder testar suas diferentes opções de dieta — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi Faça o login no Zero – Fasting Tracker para poder testar suas diferentes opções de dieta — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Faça o login no Zero – Fasting Tracker para poder testar suas diferentes opções de dieta — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Passo 4. A primeira aba a que o usuário tem acesso é a de "Fasts", que oferece cinco opções prontas de dietas, que variam de jejuns de 13 a 36 horas de duração. Ela ainda oferece uma opção de jejum customizado, na qual o usuário pode criar sua própria dieta com períodos de jejum de até sete dias;

Na aba Fasts do Zero – Fasting Tracker, selecione a dieta que melhor se adapta às suas necessidades — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi Na aba Fasts do Zero – Fasting Tracker, selecione a dieta que melhor se adapta às suas necessidades — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Na aba Fasts do Zero – Fasting Tracker, selecione a dieta que melhor se adapta às suas necessidades — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Passo 5. Após escolher o tipo de jejum que deseja fazer, o usuário é redirecionado para uma página de informações. Nela, são encontrados detalhes básicos sobre como a dieta foi criada e como funciona, além de como se preparar para ela. Se for realmente este jejum que você deseja fazer, clique em "Prepare fast";

Use as informações básicas para ajudar na hora de escolher qual dieta do Zero – Fasting Tracker fazer — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi Use as informações básicas para ajudar na hora de escolher qual dieta do Zero – Fasting Tracker fazer — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Use as informações básicas para ajudar na hora de escolher qual dieta do Zero – Fasting Tracker fazer — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Passo 6. Pode ser que o app peça sua autorização para acessar a localização do aparelho, o que é feito para determinar os horários de nascer e pôr do sol, que são importantes para certos tipos de dieta, como a Circadium Rhythm. Basta clicar em "Use my location" para permitir;

Permita que o Zero – Fasting Tracker acesse sua localização para melhores resultados — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi Permita que o Zero – Fasting Tracker acesse sua localização para melhores resultados — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Permita que o Zero – Fasting Tracker acesse sua localização para melhores resultados — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Passo 7. Ao clicar em "Prepare fast" e aceitar que o app acesse a localização do seu celular, o usuário é redirecionado para a aba "Timer", que é basicamente um cronômetro indicando quanto tempo passou desde o seu último jejum, ou há quanto tempo você está jejuando. Basta clicar em "Start your fast", e é iniciada uma contagem regressiva para terminar o jejum indicando quantidade de horas que você escolheu fazer.

Acesse todas as informações do seu jejum atual na aba Timer do Zero – Fasting Tracker — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi Acesse todas as informações do seu jejum atual na aba Timer do Zero – Fasting Tracker — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Acesse todas as informações do seu jejum atual na aba Timer do Zero – Fasting Tracker — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Como pode ser visto na imagem, esta aba também marca os horários de início e fim do jejum, logo abaixo do botão "End fast", que é o botão que você deve clicar para indicar ao aplicativo que terminou de fazer seu jejum;

Passo 8. Ao clicar no "End fast", o usuário é redirecionado para uma página que mostra todas as informações do jejum que você acabou de fazer, como o tempo de duração, os horários de início e término, se foi fácil ou difícil, e um espaço para fazer as anotações que desejar. Então, o app dá a opção de salvar ou deletar o jejum que foi feito. Caso o usuário salve, será enviado para a aba History;

Confira as informações do jejum feito e decida por salvá-lo ou não no seu histórico do Zero – Fasting Tracker — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi Confira as informações do jejum feito e decida por salvá-lo ou não no seu histórico do Zero – Fasting Tracker — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Confira as informações do jejum feito e decida por salvá-lo ou não no seu histórico do Zero – Fasting Tracker — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Passo 9. Na aba History, é possível acessar seu histórico de jejuns feitos, com todos os dados informados em uma interface simples e fácil de entender. A seção "Stats" dá números e gráficos sobre o seu desempenho e a seção "Journey" exibe sua jornada desde o primeiro jejum, até o último;

Veja todas as informações da sua evolução no Zero – Fasting Tracker na aba History — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi Veja todas as informações da sua evolução no Zero – Fasting Tracker na aba History — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Veja todas as informações da sua evolução no Zero – Fasting Tracker na aba History — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Passo 10. Na aba "Learn", o usuário tem acesso a artigos, vídeos e estudos de especialistas. Ou seja, todas as informações mais recentes sobre os tipos de jejum intermitente. Desta forma, é possível estar sempre bem informado sobre as dietas que faz. No entanto, como dito acima, o conteúdo é todo em inglês, o que é uma desvantagem do aplicativo.

Mantenha-se bem informado com a aba Learn do Zero – Fasting Tracker — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi Mantenha-se bem informado com a aba Learn do Zero – Fasting Tracker — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Mantenha-se bem informado com a aba Learn do Zero – Fasting Tracker — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Pronto. Agora é só começar sua dieta e acompanhar os resultados com a ajuda do Zero – Fasting Tracker.

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