Por Thomas Schulze, para o TechTudo


Bloodstained Ritual of the Night é um jogo de ação e RPG lançado para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One pelo Team 17. Espécie de sequência espiritual do clássico Castlevania Symphony of the Night, a aventura segue o modelo de exploração com rotas alternativas, armas escondidas e poderes secretos para desbloquear. Confira em nosso guia como superar os labirintos e conseguir a melhor arma logo no começo da campanha:

Lembre de onde precisa voltar

Bloodstained Ritual of the Night é um jogo do tipo Metroidvania, ou seja, inspirado em Super Metroid e Castlevania Symphony of the Night. Assim, o jogo revela aos poucos seu mapa, conforme você explora novas locações. A graça do jogo é ir e voltar entre os mesmos locais quando você já tiver poderes suficientes para descobrir todos os segredos de cada área, então não estranhe quando inevitavelmente esbarrar com obstáculos intransponíveis, saltos impossíveis e portas trancadas.

Bloodstained Ritual of the Night: fique atento ao mapa no topo da tela para não se perder — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

Nessas horas, tire uma foto da tela, anote a localização do beco sem saída em um papel, ou simplesmente decore os pontos para os quais precisará retornar mais tarde, pois mais adiante na campanha você conseguirá os poderes que precisa para superar a tela em questão. Normalmente você será recompensado por retornar e resolver esses enigmas com loot valioso, ou até mesmo com um novo poder que permitirá destrancar outras tantas áreas posteriormente.

Salve sempre seu progresso

Diferente da maioria dos jogos da atualidade, Bloodstained: Ritual of the Night não possui um sistema de salvamento automático, então é preciso gravar manualmente o seu progresso para não correr o risco de perder tudo que você conquistou ao longo da aventura. Felizmente, há dezenas de pontos onde é possível gravar em segurança.

Bloodstained Ritual of the Night: sente no sofá para salvar seu progresso — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

O salvamento é feito em pequenas salas indicadas com ícones vermelhos no mapa do jogo. Basta apertar para cima no direcional em frente ao sofá da sala para sentar e gravar o seu progresso. Faça isso sempre, já que salvar também recarrega sua energia e magia automaticamente.

Pegue dicas com a Dominique

Logo no começo do jogo, após superar os desafios do tutorial que se passa em um navio, você chegará à cidade, e os personagens se estabelecerão em Arvantville, seu porto seguro para comprar itens e realizar melhorias de equipamento e habilidades. Depois de derrotar o segundo chefe do jogo, Zangetsu, retorne à base e fale com Dominique, a loira.

Bloodstained Ritual of the Night: fale com a Dominique quando não souber o que fazer — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

Quando não tiver certeza do que precisa fazer para prosseguir na campanha, Dominique dará valiosas dicas sobre qual é a próxima área do castelo que deve ser explorada. Assim, você não precisa mais ficar encalhado sem saber para onde andar ou o que fazer para ver o resto da aventura.

Colha muitos Fragmentos

Ao derrotar inimigos em combate, aleatoriamente você pode receber fragmentos de Cristais, que servem para melhorar atributos ou desferir ataques especiais. Quanto mais Fragmentos você tiver, mais forte serão seus efeitos, então vale a pena acumular bastante e passar alguns minutos fazendo grinding de materiais.

Bloodstained Ritual of the Night: fragmentos são obtidos matando inimigos — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

Logo no começo da campanha, vale a pena destruir vários inimigos do tipo Barbatos, porque eles concedem Fragmentos da magia Flechas Verdadeiras. Concentre seus esforços em matar o máximo possível de oponentes. Veja na dica seguinte o melhor ponto para fazer isso rapidamente e sem esforço.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Use bem a alquimia e os materiais

O melhor ponto para farmar poderes é logo na entrada do castelo, próximo à primeira sala de salvamento de progresso. Passe alguns minutos apenas matando Barbatos, e então recarregue sua vida e magia na sala de salvamento sempre que for necessário. Veja no mapa abaixo o local mais indicado para fazer isso:

Bloodstained Ritual of the Night: faça grinding neste ponto do castelo — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

Se não tiver paciência para tanto grinding, também é possível aprimorar seus Fragmentos falando com Johannes, o mestre da Alquimia, que incrementará os Fragmentos em troca de itens do seu inventário. Basta selecionar a aba “Aprimorar Fragmentos” em seu menu de conversa, assim que interagir com ele. Clique em "Desmontar" para transformar seus itens encalhados em novos recursos, e depois em "Prepara" para usá-los e gerar novos poderes.

Como obter uma arma poderosa cedo

Logo após passar por Arvantville e estabelecer seu porto seguro na vila, passe pela cidade e vá em direção ao castelo principal do jogo. Quando chegar a uma ponte, ao invés de baixá-la para entrar no castelo, vá para baixo dela para acessar uma passagem secreta. Desça e vá para a esquerda para encontrar um baú atrás da parede secreta contendo uma moeda 8-bit, que pode ser usada na loja do Johannes em sua base.

Bloodstained Ritual of the Night: Use sua moeda 8-bit com Johannes — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

Fale com Johannes e abra seu inventário com todas as opções de compras na aba "Produzir". A moeda 8-bit pode ser utilizada como moeda de troca por uma das poderosas armas na parte mais baixa do inventário, o que garante uma grande vantagem durante os duelos. Escolha a arma que preferir, mas escolha com sabedoria, já que moedas de 8-bit são muito raras, escassas e limitadas.

Qual o melhor jogo de Castlevania? Comente no fórum do TechTudo!

Mais do TechTudo