Produtividade

Por Helito Beggiora, para o TechTudo


O PowerPoint conta com uma ferramenta para criar organograma rapidamente em apresentações de slides. O recurso pode ser útil para produzir variados diagramas com as relações de subordinação de empresas ou organizações. É possível adicionar rapidamente vários tipos de gráficos e personalizar as cores e textos de cada elemento.

No tutorial a seguir, confira como fazer um organograma no PowerPoint. O procedimento foi realizado na versão mais recente do Office 2016, mas as dicas também valem para usuários das edições anteriores do programa da Microsoft.

Saiba como fazer um organograma no PowerPoint — Foto: Divulgação/Microsoft

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Passo 1. Abra o slide no qual você quer adicionar o organograma. Em seguida, acesse aba "Inserir" e escolha a opção "SmartArt";

Abra a galeria do SmartArt — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. Na lateral esquerda da janela, abra "Hierarquia" e selecione o tipo de organograma que você quer inserir. Feito isso, pressione "OK";

Adicionando organograma — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 3. Clique sobre os retângulos para inserir os textos. Caso precise editar um texto existente, clique duas vezes sobre ele;

Editando textos dos cargos — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 4. Na faixa de opções do Office, você pode editar o gráfico, mudar o layout, alterar as cores e mais;

Personalizando organograma — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 5. Clique com o botão direito sobre um retângulo para personalizar o estilo, cores de preenchimento e borda de itens específicos. Por lá, você também adicionar novas formas para outros cargos.

Editando quadros específicos — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Pronto! Aproveite as dicas para criar organogramas no PowerPoint sem precisar instalar programas específicos no seu computador.

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