Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O Uber possui um sistema de notas de passageiros e motoristas que permite avaliar a conduta de todos durante a viagem. Assim como um cliente pode dar uma nota para um condutor, o profissional também classifica o usuário com com uma pontuação até cinco estrelas após a corrida. A avaliação tem como objetivo manter uma boa relação durante as viagens e uma experiência de qualidade na utilização do serviço. Passageiros que possuem notas muito baixas podem ser expulsos da plataforma.

A avaliação é feita de forma anônima, calculando a média de avaliações que o passageiro recebeu dos motoristas. Confira, a seguir, como saber sua nota no Uber e também algumas dicas de como aumentar a pontuação. O procedimento é válido para Android e iPhone (iOS).

Uber mostra a nota do passageiro dentro do menu de configurações — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo Uber mostra a nota do passageiro dentro do menu de configurações — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Uber mostra a nota do passageiro dentro do menu de configurações — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Abra o Uber e toque no ícone de três listras horizontais para abrir o menu. Sua nota aparecerá logo abaixo do seu nome. Caso queira, toque na nota para ver detalhes do sistema de avaliação do Uber.

Através do menu, é possível ver sua nota no sistema de avaliação do Uber — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Através do menu, é possível ver sua nota no sistema de avaliação do Uber — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Através do menu, é possível ver sua nota no sistema de avaliação do Uber — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Dicas de boas maneiras

Segundo o Uber, algumas atitudes realizadas dentro do carro podem fazer com que o motorista pontue um cliente negativamente, como bater a porta do veículo com mais força que o necessário, ingerir bebidas alcoólicas ou não usar o cinto de segurança. Veja, a seguir, algumas ações simples que podem ajudar a receber avaliações positivas dos motoristas e subir sua nota.

1. Não chegue atrasado

O tempo é precioso para os motoristas do Uber. Portanto, esteja pronto assim que o carro chegar ao local de partida e evite deixar o condutor esperando por vários minutos. Esteja atento à estimativa dada pelo app e acompanhe o percurso do veículo no mapa. Também é importante conferir se o endereço inserido está correto, evitando confusões na hora do embarque.

2. Seja educado

Neste ponto, vale a máxima: trate o motorista como você gostaria de ser tratado. Seja educado e cortês durante a viagem, mesmo que não esteja disposto a conversar com o condutor. Manter um clima agradável na corrida garantirá uma avaliação positiva.

3. Não deixe lixo no carro

Caso precise fazer um lanche durante a viagem, recolha todas as embalagens e garrafas antes de sair do veículo e não deixe sujeira nos bancos. Lembre-se que outros passageiros utilizarão o espaço depois de você e que o motorista pode ser prejudicado pela sua sujeira — o que lhe garantiria uma péssima nota de avaliação. Além disso, os usuários também podem ser cobrados por uma taxa de limpeza para arrumar a sujeira deixada no veículo.

Qual sua nota no Uber? Saiba como aumentar sua pontuação no app — Foto: Divulgação/Uber Qual sua nota no Uber? Saiba como aumentar sua pontuação no app — Foto: Divulgação/Uber

Qual sua nota no Uber? Saiba como aumentar sua pontuação no app — Foto: Divulgação/Uber

4. Use o cinto de segurança

Além de ser um item essencial para a segurança, transitar sem cinto é infração de trânsito e pode resultar em multa para o motorista. Portanto, use o cinto de segurança e incentive todos a fazer o mesmo.

5. Não bata a porta

Pode parecer um gesto insignificante, mas bater a porta do carro com força excessiva pode deixar o motorista irritado, já que o veículo é seu meio de trabalho. Portanto, seja cuidadoso com o carro.

6. Dê gorjetas

Dar gorjetas é opcional ao final das viagens e, teoricamente, um motorista não poderia diminuir sua avaliação pela ausência dessa gratificação. No entanto, agradecer por uma viagem em segurança e conforto com uma gorjeta pode garantir uma boa avaliação pelo motorista.

Como pedir Uber pelo computador

Como pedir Uber pelo computador

Cabify vs Uber: qual o melhor no Brasil? Opine no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo