Mapas e localização

Por Helito Beggiora, para o TechTudo


O aplicativo do Google Maps agora permite usar realidade aumentada para receber orientações de navegação em trajetos a pé. O recurso, batizado de Live View, usa a câmera do celular para projetar as orientações curva a curva sobre o mundo real. A novidade vinha sendo testado desde 2018 e finalmente está disponível para usuários brasileiros, tanto na versão do app para Android quanto para iPhone (iOS).

No tutorial a seguir, confira como usar a realidade aumentada no app do Google Maps. O procedimento foi realizado em um iPhone 8 com o iOS 12, mas as dicas também valem para usuários de aparelhos com o sistema do Google. Vale ressaltar que o recurso ainda encontra-se em fase de testes (beta) e pode não funcionar adequadamente em algumas situações.

Aprenda a usar a realidade aumentada para navegar no Google Maps — Foto: Divulgação/Google

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. No Google Maps, pesquise por um endereço ou adicione um ponto sobre o mapa. Feito isso, toque em "Rotas" e, na parte superior da tela, selecione o trajeto a pé. Em seguida, na barra inferior, toque em "Live View";

Crie uma rota de trajeto a pé e selecione o Live View no Google Maps — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. Algumas orientações de uso sobre o recurso serão exibidas. Toque em "Próxima" e "Iniciar";

Orientações sobre o uso do Live View no Google Maps — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 3. Será necessário autorizar o acesso do app do Google Maps à câmera do seu celular tocando em "OK". Por fim, basta segurar o telefone na vertical e apontar a câmera para a rua. As orientações sobre o seu trajeto serão inseridas em grandes setas 3D sobre o ambiente.

Autorize o acesso do app do Google Maps à câmera — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Pronto! Aproveite as dicas para usar a realidade aumentada no app do Google Maps e receber orientações de trajeto mais precisas.

Como baixar tudo que o Google Maps sabe sobre você

Como baixar tudo que o Google Maps sabe sobre você

Mais do TechTudo