Celulares

Por Marvin Costa, para o TechTudo


iPhone travado é motivo de preocupação para muita gente. Em alguns casos, o celular da Apple pode apresentar congelamento que impede o funcionamento de aplicativos e recursos do iOS, ficar parado na tela do iTunes e travado na tela da maçã, entre outros. Felizmente, existem três ações que ajudam a resolver o problema. Os procedimentos a seguir também são indicados para descobrir se o smartphone tem alguma falha critica que apenas o suporte oficial poderá resolver.

Dicas mostram como resolver o congelamento do iPhone — Foto: Luciana Maline/TechTudo Dicas mostram como resolver o congelamento do iPhone — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Dicas mostram como resolver o congelamento do iPhone — Foto: Luciana Maline/TechTudo

1. Carregue o iPhone

O congelamento pode ser resolvido ao deixar o celular ligado na tomada. Para isto, basta ligar o carregador no smartphone e mantê-lo plugado por pelo menos 30 minutos. Se o problema persistir, tente a próxima dica.

Deixar o iPhone carregando por 30 minutos pode resolver o problema de congelamento de tela — Foto: Marvin Costa/TechTudo Deixar o iPhone carregando por 30 minutos pode resolver o problema de congelamento de tela — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Deixar o iPhone carregando por 30 minutos pode resolver o problema de congelamento de tela — Foto: Marvin Costa/TechTudo

2. Reinicie o iPhone

Reiniciar o celular é outra alternativa para resolução do congelamento da tela, o que pode ser realizado com uma combinação de botões físicos que varia de acordo com o modelo de iPhone. Vale salientar que a reinicialização forçada não apaga nenhum dado ou prejudica o desempenho do aparelho.

Como reiniciar iPhone 8 ou superior

Passo 1. Pressione e solte o botão para aumentar volume e, em seguida, faça o mesmo com a tecla para diminuir volume.

Procedimento inicial para reiniciar um iPhone 8 ou modelo posterior — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Procedimento inicial para reiniciar um iPhone 8 ou modelo posterior — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Procedimento inicial para reiniciar um iPhone 8 ou modelo posterior — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Passo 2. Depois, pressione o botão "Liga/Desliga" até o logotipo da Apple aparecer.

Como reiniciar iPhone 7 ou iPhone 7 Plus

Passo 1. Mantenha pressionados os botões "Liga/Desliga" e "Diminuir o volume" por 10 segundos até ver a marca da Apple.

Passo a passo para reiniciar o iPhone 7 e iPhone 7 Plus — Foto: Reprodução/Marvin Costa Passo a passo para reiniciar o iPhone 7 e iPhone 7 Plus — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo a passo para reiniciar o iPhone 7 e iPhone 7 Plus — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Como reiniciar iPhone 6S ou modelo anterior

Passo 1. Mantenha pressionados os botões "Liga/Desliga" e "Home" por dez segundos até que a figura da maçã apareça na tela.

Pressione os botões para reiniciar o iPhone 6 ou anterior — Foto: Lucas Mendes/TechTudo Pressione os botões para reiniciar o iPhone 6 ou anterior — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

Pressione os botões para reiniciar o iPhone 6 ou anterior — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

3. Modo de recuperação

Você também pode lançar mão do modo de recuperação caso o celular não passe da tela da maçã, ao ligar. Para isso, é preciso realizar um passo a passo para conectá-lo ao iTunes, no computador.

Passo 1. Abra o abra o iTunes no computador.

Passo 2. Coloque seu iPhone em modo de recuperação. O procedimento varia de acordo com o modelo. Veja a seguir como reiniciar seu aparelho:

  • iPhone 8 ou posterior: pressione o botão "Liga/Desliga" e um dos botões de volume e desligue o iPhone. Em seguida, mantenha pressionado o botão "Liga/Desliga" e conecte o aparelho no computador usando um cabo USB até surgir a tela do modo de recuperação.
  • iPhone 7 ou iPhone 7 Plus: tal como nas edições mais recentes, realize o procedimento para desligar o iPhone. Depois, aperte a tecla de "Diminuir volume", conecte o iPhone no PC e aguarde até surgir a tela do modo de recuperação.
  • iPhone 6S ou superior: desligue o celular e mantenha o botão home pressionado. Depois, conecte o smartphone no computador com um cabo USB e aguarde até que a tela de recuperação apareça.

iPhone em modo de recuperação — Foto: Marvin Costa/TechTudo iPhone em modo de recuperação — Foto: Marvin Costa/TechTudo

iPhone em modo de recuperação — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Passo 3. O iTunes exibirá uma janela de diálogo quando aparelho estiver no modo de recuperação. Nesse momento, use a opção "Atualizar" para que o iTunes atualize seu aparelho sem excluir seus aplicativos e dados.

Clique em "Atualizar" — Foto: Reprodução/Marvin Costa Clique em "Atualizar" — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Clique em "Atualizar" — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Caso as dicas acima não resolvam o problema, entre em contato com o suporte da Apple para receber um diagnóstico para as falhas.

Como reiniciar o iPhone

Como reiniciar o iPhone

Via Apple

Mais do TechTudo