Celulares

Por Flávia Magalhães, para o TechTudo


O celular se tornou uma ferramenta indispensável para registrar momentos únicos, como passeios, viagens, uma comemoração com amigos, entre outros casos. Mas ele não se limitam apenas a essas finalidades: com a câmera do smartphone, a depender da ocasião, é possível fotografar paisagens ou até mesmo tirar fotos criativas sem a necessidade de carregar uma câmera semiprofissional ou profissional na mochila. Confira, a seguir, algumas dicas para melhorar as capturas feitas com o seu telefone.

Lista traz dicas para tirar fotos boas com o seu celular — Foto: Luciana Maline/TechTudo Lista traz dicas para tirar fotos boas com o seu celular — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Lista traz dicas para tirar fotos boas com o seu celular — Foto: Luciana Maline/TechTudo

1. Regra dos terços

Uma técnica simples, e que está escondida nas configurações dos celulares, é a regra dos terços. Muito usada em composições de pinturas, essa regra ajuda a compor um cenário mais equilibrado, independentemente do que está sendo capturado.

Para aplicar essa técnica, é preciso que a fotografia se encaixe em nove quadros, traçando duas linhas horizontais e duas verticais. Em fotos de paisagens, por exemplo, deixe o céu no terço superior e o chão no terço inferior, por exemplo, mantendo o centro da paisagem alinhado ao segundo terço. Nos pontos de interseção, você pode alinhar o horizonte, destacar árvores, prédios, pássaros ou outros elementos.

Neste exemplo, o objeto fotografado permaneceu no segundo terço vertical e o chão no terceiro terço horizontal — Foto: Reprodução/Flávia Magalhães Neste exemplo, o objeto fotografado permaneceu no segundo terço vertical e o chão no terceiro terço horizontal — Foto: Reprodução/Flávia Magalhães

Neste exemplo, o objeto fotografado permaneceu no segundo terço vertical e o chão no terceiro terço horizontal — Foto: Reprodução/Flávia Magalhães

2. Utilize o modo manual

O modo manual é o principal responsável para tirar uma foto de boa qualidade, já que você pode controlar diversas etapas da captura sem se render ao automático. Com ele, você pode ajustar o foco, exposição, ISO, entre outras configurações, "na mão", a fim de registrar imagens de acordo com o seu gosto.

No caso do foco, você pode dar mais visibilidade a pontos específicos, por exemplo. Para escolher o melhor foco, você pode ou ajustá-lo manualmente, com uma barra deslizável, ou utilizar configurações pré-definidas, como o modo macro, que permite a captura de objetos bem de perto enquanto mantém o fundo desfocado.

A velocidade do obturador, também chamado de "shutter speed", ajusta a quantidade de luz capturada na hora da foto. Quanto mais rápido, mais nítidos serão os objetos em movimento e menos iluminada será a imagem. Quanto mais lento, melhor serão os detalhes em ambientes escuros. No segundo caso, porém, é importante o uso de um tripé ou apoio fixo para que suas fotos não saiam borradas.

Já a exposição permite que você escolha a quantidade de luz que o seu celular irá capturar. Aumentar a exposição lhe dá imagens mais claras, e vice-versa. O ISO, por sua vez, mede a sensibilidade da câmera à luz, o que pode causar um efeito granulado em ambientes escuros e cenas mais estouradas em locais com muita iluminação, caso utilize-o com cifras altas.

Por fim, o balanço de branco serve para ajustar a temperatura e corrigir a coloração de uma imagem. Em alguns cenários, por conta da iluminação, as fotos podem sair com um tom muito elevado de azul, verde ou laranja, e é aqui que você pode mudar isso.

Use os controles manuais para tirar a foto perfeita — Foto: Paulo Alves/TechTudo Use os controles manuais para tirar a foto perfeita — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Use os controles manuais para tirar a foto perfeita — Foto: Paulo Alves/TechTudo

3. Evite o zoom

A menos que o seu celular possua lentes específicas ou recursos que potencializem o zoom no seu smartphone, como é o caso do Huawei P30 Pro, é melhor deixá-lo de lado caso a sua preocupação seja com a qualidade. Isto porque, na maior parte dos celulares, a aproximação é digital, o que pode tornar a foto granulada, borrada ou, em alguns casos, fazê-la perder a definição por completo. Dessa forma, vale a pena evitá-lo e se aproximar do objeto a ser fotografado. Há, também, a possibilidade de utilizar acessórios que realizem a tarefa, como lentes para telefones.

Huawei P30 Pro: câmera com zoom de até 50x é um dos destaques do celular — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo Huawei P30 Pro: câmera com zoom de até 50x é um dos destaques do celular — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Huawei P30 Pro: câmera com zoom de até 50x é um dos destaques do celular — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

4. Utilize o modo HDR

Fotos em HDR possuem um bom balanço entre as diferentes intensidades de luz que existem em um mesmo cenário. Esse resultado é obtido graças à combinação de fotos com tonalidades diferentes de luz, sombra e tempo de exposição, o que garante uma imagem com maior definição de cores e contrastes.

Mas, atenção: quando utilizado de maneira inadequada, o modo HDR pode deixar a foto com um aspecto artificial. Dessa forma, vale a pena realizar testes com e sem o efeito antes de tirar a foto definitiva. Outra dica, caso o celular suporte, é deixá-lo ativado no modo automático, no qual o filtro será aplicado de acordo com o ambiente e sem a necessidade de intervenção do usuário.

5. Combine o temporizador e o tripé

Se você é a pessoa que sempre fica de fora das fotografias ou está cansado de procurar desconhecidos para pedir para tirar uma foto, essa dica é importante. Com apenas um tripé e o temporizador da câmera você pode definir uma contagem regressiva antes de a foto ser tirada e garantir que ninguém fique de fora

Tripé pode auxiliar na hora de tirar foto em grupo — Foto: Divulgação/Super Gadgets Tripé pode auxiliar na hora de tirar foto em grupo — Foto: Divulgação/Super Gadgets

Tripé pode auxiliar na hora de tirar foto em grupo — Foto: Divulgação/Super Gadgets

6. Trate as suas fotos

Você não precisa ser um profissional de edição de imagens para dar um toque extra nas suas fotos. Há diversos aplicativos que permitem o ajuste de contraste, brilho, balanço de branco, entre outros recursos para melhorar a qualidade dos seus cliques, como o VSCO, PicsArt, Snapseed, Adobe Lightroom, entre outros. Todos estão disponíveis para iPhone (iOS) e Android.

Como usar presets do Lightroom para editar suas fotos do Instagram

Como usar presets do Lightroom para editar suas fotos do Instagram

Mais do TechTudo