TV

Por Paulo Alves, para o TechTudo


Se uma TV Samsung liga e desliga sozinha, não necessariamente significa que está com defeito. O mesmo vale para aparelhos de outras marcas, como LG, Sony, Philips, AOC, Philco, entre outras. Muitos televisores contam com recursos que podem interferir no funcionamento e fazer com que a tela apague ou acenda por conta própria.

Nessas situações, uma simples mudança nas configurações do dispositivo pode resolver a questão. Pensando nisso, o TechTudo trouxe algumas dicas para ajudar o usuário a descobrir se o problema está relacionado a alguma dessas funções ou se pode ser um defeito da TV. Confira a seguir.

Veja o que fazer se a TV começa a ligar ou desligar por conta própria — Foto: Divulgação/Samsung Veja o que fazer se a TV começa a ligar ou desligar por conta própria — Foto: Divulgação/Samsung

Veja o que fazer se a TV começa a ligar ou desligar por conta própria — Foto: Divulgação/Samsung

Verifique cabo e tomada

Antes de explorar as funções da TV, é importante checar se um possível mau contato do cabo ou da tomada pode estar provocando o problema. Se a televisão estiver muito próxima da parede, certifique-se de que o fio não está emaranhado. Para isso, desconecte-o do aparelho, estique para desfazer possíveis dobras e volte a plugar. Na ponta que liga na fonte de energia, verifique se a tomada está folgada e aperte de modo que a movimentação do suporte da TV não seja suficiente para desligá-la.

Verifique se fios não estão dobrados e tomada não tem mal contato — Foto: Raquel Freire/TechTudo Verifique se fios não estão dobrados e tomada não tem mal contato — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Verifique se fios não estão dobrados e tomada não tem mal contato — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Verifique o timer

Uma vez que eventuais problemas com cabo e tomada estejam descartados, verifique se a função de timer está ativada. Também chamado de temporizador ou modo soneca, o recurso programa o desligamento da TV depois de um certo tempo de uso e pode vir ativado de fábrica. Use o controle remoto para navegar nas configurações do aparelho e certifique-se de que a funcionalidade está desativada para evitar que a televisão seja desligada do nada.

Desative temporizadores da TV — Foto: Marvin Costa/TechTudo Desative temporizadores da TV — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Desative temporizadores da TV — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Desative funções de economia de energia

Além do temporizador para dormir, algumas TVs contam com função de desligamento automático para economizar energia. Se você ativou o recurso, ou ele veio habilitado de fábrica, é possível que a televisão esteja desligando sozinha quando "ninguém está assistindo" e, possivelmente, em um horário específico. Em TVs da Samsung, por exemplo, é preciso buscar o item “Solução Eco” nas configurações e marcar a opção “Nenhum sinal esp.” para impedir que o problema volte a ocorrer.

Função de Economia de Energia pode fazer TV desligar sozinha — Foto: Reprodução/Barbara Mannara Função de Economia de Energia pode fazer TV desligar sozinha — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Função de Economia de Energia pode fazer TV desligar sozinha — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Desabilite recurso Ligar com WLAN

Algumas fabricantes, como a AOC, trazem função “Ligar com Wi-Fi” ou “Ligar com WLAN” para ativar a TV de forma automática, dispensando uma interação direta do usuário. Quando a solução está habilitada, o televisor liga sozinho ao identificar uma interação de outro dispositivo do usuário conectado na mesma rede. O recurso, no entanto, pode causar confusão se o consumidor chega em casa e já vê a TV ligada – nesses casos, a ativação costuma ocorrer quando o smartphone se conecta à rede Wi-Fi. Para evitar surpresas, é possível desativar a funcionalidade no menu de rede do aparelho.

Descubra se a conexão caiu

TVs fabricadas pela LG têm um recurso de economia de energia que provoca o desligamento automático após certo tempo sem conexão ativa. Se a Internet de casa caiu e a TV permaneceu ligada procurando sinal, é possível que ela desligue por conta própria se o Wi-Fi não voltar pouco tempo depois. Assim como outras funções descritas anteriormente, não se trata de um defeito: basta restabelecer a conexão ou desativar as funções de TV da televisão para voltar a usar normalmente.

Certifique-se de existe uma conexão à Internet ativa — Foto: Fernando Telles/TechTudo Certifique-se de existe uma conexão à Internet ativa — Foto: Fernando Telles/TechTudo

Certifique-se de existe uma conexão à Internet ativa — Foto: Fernando Telles/TechTudo

Faça uma restauração de sistema

Se depois de checar todas as funções a TV continuar ligando ou desligando sozinha, é possível que a causa esteja em uma falha de software. Nesses casos, a Sony, por exemplo, recomenda realizar uma restauração de sistema para tentar resolver o problema. O procedimento muda se a sua TV for AOC, LG, Philco ou Samsung. Já televisores que rodam Android TV têm um processo diferente de redefinição.

Restaure as configurações da TV para tentar eliminar o problema — Foto: Reprodução/Helito Bijora Restaure as configurações da TV para tentar eliminar o problema — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Restaure as configurações da TV para tentar eliminar o problema — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Caso a falha permaneça mesmo após um reset de fábrica, a recomendação é encaminhar o aparelho para reparo na assistência técnica.

Via AOC, LG, Samsung, Sony

Por que meu monitor desliga sozinho? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo