Jogos de ação

Por Victor Alcaide Teixeira, para o TechTudo


Borderlands 3 é o novo game de tiro da aclamada franquia do estúdio norte-americano Gearbox Software. Publicado pela 2K Games, o quarto jogo está disponível para PS4, Xbox One e PC - com exclusividade temporária da Epic Games Store - e traz uma série de mudanças bem-vindas, incluindo novos personagens, mapas e mais de 1 bilhão de armas geradas de forma randômica. Confira dicas para começar bem:

Experimente todas as armas

Um dos grandes atrativos do recém-lançado game é a possibilidade de usar armas únicas, que não se repetem em design e atributos. Você vai ter uma quantidade homérica de opções de equipamentos entre as já conhecidas categorias, como pistolas, submetralhadoras, escopetas e rifles de precisão.

Borderlands 3: saiba como começar bem no quarto do jogo franquia — Foto: Reprodução/Victor Teixeira Borderlands 3: saiba como começar bem no quarto do jogo franquia — Foto: Reprodução/Victor Teixeira

Borderlands 3: saiba como começar bem no quarto do jogo franquia — Foto: Reprodução/Victor Teixeira

Com tantas opções e variações de loot, o ideal é coletar todos os itens que aparecerem na tela e experimentá-los nas batalhas. Nem sempre uma arma com raridade elevada e alto nível de qualidade vai se adequar ao seu estilo de jogo, portanto testar todas elas no início da aventura é definitivamente uma boa ideia.

Venda o seu lixo

Procure vender todos as armas, granadas e escudos que não forem mais relevantes ao seu personagem nas máquinas de vendas espalhadas pelo mapas, independente da região. Caso a sua bolsa fique completamente cheia, sem espaço para novos itens, não em hesite em deixar para trás os objetos de menor valor.

Borderlands 3 traz quantidade absurda de armas e itens — Foto: Divulgação/Gearbox Software Borderlands 3 traz quantidade absurda de armas e itens — Foto: Divulgação/Gearbox Software

Borderlands 3 traz quantidade absurda de armas e itens — Foto: Divulgação/Gearbox Software

Muitos dos bons itens do jogo podem ser obtidos com o dinheiro padrão ou Eridium - uma moeda valiosa para adquirir itens raríssimos no mercado negro -, então é interessante tentar encher o bolso logo no início para adquirir equipamentos melhores posteriormente.

Fique atento ao dano elemental

O dano elemental das armas é tão importante quanto os atributos de dano, cadência de tiro e nível de qualidade do equipamento. Assim como nos jogos anteriores, os inimigos e chefes são vulneráveis a certos tipos de elementos, então é essencial que você tenha ao menos uma arma de cada elemento guardada na mochila.

Borderlands 3: fique atento aos atributos das armas e ao dano elemental  — Foto: Reprodução/Victor Teixeira Borderlands 3: fique atento aos atributos das armas e ao dano elemental  — Foto: Reprodução/Victor Teixeira

Borderlands 3: fique atento aos atributos das armas e ao dano elemental — Foto: Reprodução/Victor Teixeira

Você consegue saber se o inimigo é vulnerável ou resistente ao elemento atual pelos números de dano que forem indicados na tela. Fique sempre de olho nas estatísticas de dano crítico, pois isso vai dizer muita coisa na hora de escolher o armamento ideal para vencer uma custosa batalha.

Viaje rápido para acelerar o progresso

O recurso de viagem rápida em Borderlands 3 foi remodelado e agora permite viajar a partir de qualquer lugar do mapa para locais já descobertos, inclusive para áreas de outros planetas pelo Santuário III. A grande vantagem disso é que você não terá mais que ir do ponto A ao B o tempo todo e, assim, ganhará tempo para se dedicar às atividades sem que o ritmo seja quebrado.

Borderlands 3 traz veículos e a possibilidade de pegar carona para percorrer o mapa — Foto: Divulgação / 2K Borderlands 3 traz veículos e a possibilidade de pegar carona para percorrer o mapa — Foto: Divulgação / 2K

Borderlands 3 traz veículos e a possibilidade de pegar carona para percorrer o mapa — Foto: Divulgação / 2K

Lembre-se de que você consegue viajar rápido a qualquer momento utilizando o mapa pelo dispositivo ECHO, que está acessível a partir do menu de pausa.

Vá de carona

Em Borderlands 3, o protagonista acaba dependendo muito mais dos veículos pelo fato de os mapas serem bem maiores em relação aos três últimos games. Explorar o mapa a pé de ponta a ponta, por exemplo, é um mergulho na monotonia, visto que nem todos os trechos são habitados e pode não haver munição suficiente no meio do deserto caso apareça um grupo de bandidos pelo caminho. Sempre que possível, vá de carona.

Borderlands 3 traz novos veículos e opções de customização — Foto: Reprodução/Victor Teixeira Borderlands 3 traz novos veículos e opções de customização — Foto: Reprodução/Victor Teixeira

Borderlands 3 traz novos veículos e opções de customização — Foto: Reprodução/Victor Teixeira

Certifique-se de desbloquear as estações de Pega-Carona no começo do jornada para facilitar a travessia. Você também pode personalizar os veículos do jeito que bem entender ao roubar carangas alheias e levá-las à estação de Pega-Carona mais próxima. Dessa forma, o modelo do inimigo ficará registrado em sua lista de carros.

Evolua o Caça-Arcas

Por se tratar de um shooter com características de RPG, Borderlands 3 traz um profundo sistema de personalização que permite moldar personagens de forma única. As quatro opções de heróis trazem três árvores distintas de habilidades, sendo que cada uma delas é voltada a um tipo de combate.

À medida que o personagem sobe de nível, novos pontos de habilidade são desbloqueados para serem usados nas árvores de atributos. Fique atento quando for distribuir os pontos entre as habilidades, já que depois você terá que conviver com essas escolhas por toda a aventura. Evite, por exemplo, atribuir pontos em furtividade se a sua intenção é focar em uma abordagem mais agressiva.

Borderlands 3 oferece novos personagens e habilidades  — Foto: Reprodução/Victor Teixeira Borderlands 3 oferece novos personagens e habilidades  — Foto: Reprodução/Victor Teixeira

Borderlands 3 oferece novos personagens e habilidades — Foto: Reprodução/Victor Teixeira

Na mesma aba de habilidades, o game oferece um sistema de mod de classes. A partir dele, você pode atribuir peças de equipamentos para garantir novas técnicas e assim melhorar os status de ataque, defesa e regeneração, por exemplo. Pressione o menu de pausa, acesse as habilidades e assegure que todos os espaços de mods estão devidamente preenchidos.

Jogue com os amigos

Borderlands 3 é excelente para quem se contenta com a experiência de lobo solitário, ou seja, para quem gosta de curtir a história sozinho. No entanto, jogar com os amigos eleva a experiência a um outro patamar, que torna a jogatina muito mais dinâmica e convidativa. Além de facilitar a conclusão das missões, o modo cooperativo vai, de certa forma, ajudá-lo a evoluir mais rápido.

Borderlands 3: jogue sozinho ou com os amigos para acelerar o progresso — Foto: Reprodução/Victor Teixeira Borderlands 3: jogue sozinho ou com os amigos para acelerar o progresso — Foto: Reprodução/Victor Teixeira

Borderlands 3: jogue sozinho ou com os amigos para acelerar o progresso — Foto: Reprodução/Victor Teixeira

Se você não tiver amigos na mesma plataforma, saiba que o jogo tem um ótimo sistema de matchmaking para colocá-lo na partida de jogadores desconhecidos com níveis similares. Há, ainda, a opção de escolher se o loot será compartilhado entre os usuários do mesmo grupo ou se cada um terá o seu próprio baú. Seja novato na franquia ou jogador veterano, ambos podem usufruir do modo online da melhor maneira.

Explore os cenários e mantenha o estoque cheio

Dando continuidade ao formato estabelecido nos últimos jogos, há uma grande ênfase na exploração de cenários em Borderlands 3. O jogo vai incentivá-lo o tempo todo a vasculhar cada centímetro dos cenários em busca de armas novas e munição, já que todos os cantos estão recheados de baús e objetos de interação.

Borderlands 3 é um excelente game para jogar com amigos — Foto: Divulgação / 2K Borderlands 3 é um excelente game para jogar com amigos — Foto: Divulgação / 2K

Borderlands 3 é um excelente game para jogar com amigos — Foto: Divulgação / 2K

Ao invés de comprar munição nas máquinas de vendas, procure dedicar sua atenção a analisar os cenários de forma minuciosa. Para não correr o risco de ficar sem munição durante um combate decisivo, acostume-se a carregar mais de um tipo de arma na mochila, pois o herói armazena todo tipo de bala na bolsa, e não somente munição para suas armas ativas.

Mais do TechTudo