Por Victor Toledo, para o TechTudo


A FOREO é uma fabricante de escova de limpeza facial que virou destaque no Brasil e no mundo por conta de seus produtos que prometem melhor a pele do rosto. Com o sucesso da marca, muitos usuários acabam comprando cópias falsas da escova e não conseguem chegar aos resultados de saúde de pele oferecidos pela versão original. Dentro da linha de aparelhos apresentados pela marca está o FOREO Luna Mini 2, que, segundo dados da própria fabricante, é o modelo com mais cópias falsas no país.

Em razão desses dados, o TechTudo preparou uma lista com quatro dicas importantes para saber se seu aparelho é original ou fake. O TechTudo também separou alguns itens que o usuário deve ficar atento na hora de fazer compras online. Confira todas as dicas nas linhas abaixo.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Número de falsificações do Luna Mini 2 cresceu no Brasil — Foto: Divulgação/FOREO Número de falsificações do Luna Mini 2 cresceu no Brasil — Foto: Divulgação/FOREO

Número de falsificações do Luna Mini 2 cresceu no Brasil — Foto: Divulgação/FOREO

1. Qualidade do material

A primeira dica para saber se a sua FOREO é original é analisar a qualidade do produto. A escova de limpeza facial verdadeira é feita de silicone ultra macio e higiênico, que promete remover até 99,5% da sujeira e oleosidade da pele, assim como resíduos de maquiagem e células mortas da pele.

Enquanto isso, o produto falso tem qualidade questionável, pois é desenvolvido com uma simples borracha mais áspera e dura, que não garante a limpeza do rosto. Além disso, por ser fabricada com material desconhecido, o usuário não tem acesso a dados que revelam se a borracha usada é tóxica ou não para a pele.

2. Pulsação do dispositivo

FOREO Luna Mini 2 conta com pulsações internas e não vibra — Foto: Divulgação/FOREO FOREO Luna Mini 2 conta com pulsações internas e não vibra — Foto: Divulgação/FOREO

FOREO Luna Mini 2 conta com pulsações internas e não vibra — Foto: Divulgação/FOREO

Outro ponto que deve ser analisado na hora da compra é a pulsação do dispositivo. A FOREO original conta com uma tecnologia patenteada chamada de T-Sonic™, que emite até oito mil pulsações por minuto e consegue limpar profundamente a pele.

Essa tecnologia não está presente no modelo falso, que é capaz apenas de vibrar e pode enganar quem esteja utilizando. A réplica pode ainda, quando apoiada em uma mesa, cair da superfície por conta dessa vibração sem constância e qualidade.

3. Atenção ao acabamento

Escova de limpeza original apresenta filamentos alinhados — Foto: Divulgação/FOREO Escova de limpeza original apresenta filamentos alinhados — Foto: Divulgação/FOREO

Escova de limpeza original apresenta filamentos alinhados — Foto: Divulgação/FOREO

Ao analisar a qualidade do material, o consumidor também deve se atentar ao acabamento do aparelho. A escova de limpeza original apresenta os filamentos totalmente alinhados e macios. Por conta disso, com o simples toque na pele, é possível perceber que a FOREO falsificada apresenta uma rigidez maior, que pode prejudicar a saúde da pele do rosto do usuário. Além disso, o produto fake pode apresentar defeitos de fabricação nas cerdas e de alinhamento nos detalhes da escova.

4. Resistência à água

A certificação de resistência à água também é um ponto importante. A FOREO original conta com um sistema de indução eletromagnética, que torna o dispositivo 100% à prova d'água, facilitando a limpeza da escova após seu uso e permitindo também que a escova possa ser usada durante o banho, por exemplo.

Já o produto falsificado é um risco para o consumidor, pois não se sabe a procedência da estrutura elétrica presente no interior do dispositivo e, desta forma, seu uso pode resultar em acidentes com choques e curto-circuitos nos usuários. Além disso, a maioria dos produtos falsificados deve apresentar falha após um curto período de uso.

Para compras na Internet

Uma vez com o produto em mãos, o usuário tem mais facilidade de fazer o comparativo detalhado acima. Mas, caso o usuário compre a FOREO em lojas online, vale a pena dar uma atenção especial a alguns itens.

1. Preço

Por se tratar de um aparelho de valor elevado, desconfie se a oferta na Internet tiver um preço muito abaixo da média de vendas de FOREO. O modelo Luna mini 2, por exemplo, é vendido no site oficial da marca e em lojas autorizadas para revenda por R$ 799.

2. Lojas credenciadas

Mesmo com a opção de compra direta no site oficial da marca, A FOREO oferece também compras em outras lojas online. Para fazer uma compra segura, o usuário deve pesquisar a procedência da loja e descobrir se o site é realmente confiável. Outra maneira de descobrir se vale a pena realizar a compra é buscando por reclamações no site Reclame Aqui.

3. Garantia

A FOREO garante que o modelo Luna mini 2 tem garantia de dois anos, para compras online ou em lojas físicas. O usuário deve ficar atento: caso o e-commerce não ofereça garantia como as lojas autorizadas oferecem, o produto pode se tratar de uma réplica.

Mais do TechTudo