Celulares

Por Milena Garcia, para o TechTudo


O print nada mais é do que um recurso utilizado para capturar a imagem do que está aparecendo na tela do celular. A partir dessa função, se faz possível compartilhar fotos, textos e postagens com outras pessoas, além de permitir que esse conteúdo fique salvo na galeria de fotos do smartphone para a posteridade, a partir de uma simples combinação de teclas do telefone.

Saiba como tirar print em celulares da Apple, Samsung, Motorola, Asus e Huawei nas linhas a seguir. Vale lembrar que os procedimentos demonstrados nas próximas linhas podem variar de smartphone para smartphone. Confira.

iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max: testamos os celulares da Apple

iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max: testamos os celulares da Apple

Apple

Passo 1. Com a tela que deseja capturar aberta, posicione os dedos de maneira que um encoste no botão de liga/desliga e outro no botão de Início. Feito isso, pressione as duas teclas simultaneamente, como mostra a imagem com o iPhone 7. Você verá um flash rápido aparecer na tela quando fizer isso.

Pressione os botões ao mesmo tempo para tirar print no iPhone  — Foto: Reprodução/Victor Teixeira Pressione os botões ao mesmo tempo para tirar print no iPhone  — Foto: Reprodução/Victor Teixeira

Pressione os botões ao mesmo tempo para tirar print no iPhone — Foto: Reprodução/Victor Teixeira

Passo 2. Após realizar a captura de tela com sucesso, uma miniatura do print aparecerá no canto esquerdo da tela. Ao tocar na miniatura é possível editá-la e ao deslizar para a esquerda a captura será descartada. Caso contrário, o resultado ficará armazenado na galeria de fotos do seu aparelho.

Passo 1. Com a tela que deseja capturar aberta, localize o botão de aumentar o volume, assim como o botão de bloquear/desbloquear o telefone. Posicione os dedos sobre ambos e aperte-os ao mesmo tempo, no caso do iPhone X em diante.

Pressione os dois botões ao mesmo tempo para tirar print no iPhone — Foto: Reprodução/Bruno De Blasi Pressione os dois botões ao mesmo tempo para tirar print no iPhone — Foto: Reprodução/Bruno De Blasi

Pressione os dois botões ao mesmo tempo para tirar print no iPhone — Foto: Reprodução/Bruno De Blasi

Passo 2. Após realizar a captura de tela com sucesso, uma miniatura do print aparecerá no canto esquerdo da tela. Ao tocar na miniatura é possível editá-la e ao deslizar para a esquerda a captura será descartada. Caso contrário, o resultado ficará armazenado na galeria de fotos do seu aparelho.

Samsung

Existem duas formas para tirar print em celulares da Samsung, a depender do modelo. Opções mais recentes, por exemplo, não contam com botão home na porção frontal, o que requer uma combinação diferente de teclas para realizar a captura de tela. Este é o caso da linha Galaxy S entre o Galaxy S8 e Galaxy S10 (incluindo as edições Plus), do Galaxy Note 8 ao Galaxy Note 10, Galaxy J6, Galaxy J8, Galaxy A6 Plus 2018, Galaxy A7 2018, Galaxy A8 2018, Galaxy A9 2018 e os demais lançamentos de 2019 das séries Galaxy A e Galaxy M.

Nestas ocasiões, com a tela que deseja capturar aberta, localize os botões de liga/desliga e o botão para diminuir o volume. Posicione os dedos sobre ambos as teclas e pressione-os simultaneamente, como no exemplo a seguir, reproduzido no Galaxy S9 Plus. O print será salvo imediatamente e uma miniatura deste aparecerá no canto inferior direito da tela para que possa ser editado, excluído ou compartilhado.

Pressione os botões ao mesmo tempo e segure para tirar prints no Galaxy S9 — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo Pressione os botões ao mesmo tempo e segure para tirar prints no Galaxy S9 — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo

Pressione os botões ao mesmo tempo e segure para tirar prints no Galaxy S9 — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo

Já modelos mais antigos, como o Galaxy S7, Galaxy S7 Edge, Galaxy J7 Pro, entre outros que não possuem tela com bordas finas, contam com uma combinação diferente. Ou seja, em vez de pressionar as teclas de diminuir o volume, você deve pressionar os botões liga/desliga e home para tirar print, como no exemplo a seguir com o Galaxy J5 Pro.

Usuário precisa apertar dois botões simultaneamente para tirar print no celular Samsung Galaxy — Foto: Reprodução/Paulo Alves Usuário precisa apertar dois botões simultaneamente para tirar print no celular Samsung Galaxy — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Usuário precisa apertar dois botões simultaneamente para tirar print no celular Samsung Galaxy — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Motorola

Existem dois métodos diferentes para fazer captura de tela nos celulares Motorola. O primeiro consiste em pressionar simultaneamente os botões de liga/desliga e o botão de diminuir o volume, ambos localizados na lateral direita do aparelho, como no exemplo a seguir com o Moto G6 Plus.

Localize os botões na lateral do celular e pressione-os para tirar print no celular Motorola — Foto: Reprodução/Bruno De Blasi Localize os botões na lateral do celular e pressione-os para tirar print no celular Motorola — Foto: Reprodução/Bruno De Blasi

Localize os botões na lateral do celular e pressione-os para tirar print no celular Motorola — Foto: Reprodução/Bruno De Blasi

Outra alternativa, caso o recurso esteja disponível, é apertar apenas do botão de liga/desliga por alguns segundos, até que o telefone vibrar. Com isso, um pequeno menu aparecerá na tela, onde você poderá selecionar a opção “Captura de tela”.

Asus

Passo 1. Em celulares como Zenfone 5 (2018), Zenfone 4 Max, Zenfone 4 Selfie Pro, entre outros, com a tela que deseja capturar aberta, localize os botões de liga/desliga e o botão de diminuir o volume. Posicione os dedos sobre ambos os botões e pressione-os simultaneamente.

Pressione e segure os botões para tirar print nos celulares Asus Zenfone — Foto: Reprodução/Michele Corrêa Pressione e segure os botões para tirar print nos celulares Asus Zenfone — Foto: Reprodução/Michele Corrêa

Pressione e segure os botões para tirar print nos celulares Asus Zenfone — Foto: Reprodução/Michele Corrêa

Passo 2. Em seguida, o sistema do aparelho mostrará uma série de opções para editar o print, excluir ou compartilhar.

Huawei

No caso do Huawei P30 Pro e Huawei P30 Lite, localize os botões de diminuir volume e ligar/desligar na lateral direita. Em seguida, pressione as duas teclas juntas até a tela piscar.

Pressione os botões para tirar print no Huawei P30 Pro — Foto: Reprodução/Bruno De Blasi Pressione os botões para tirar print no Huawei P30 Pro — Foto: Reprodução/Bruno De Blasi

Pressione os botões para tirar print no Huawei P30 Pro — Foto: Reprodução/Bruno De Blasi

Passo 2. O print será salvo automaticamente na sua galeria. Além disso, uma miniatura aparecerá no canto inferior esquerdo da tela do aparelho, permitindo a edição, exclusão ou compartilhamento da captura realizada.

Mais do TechTudo