Por Thomas Schulze, para o TechTudo


Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint é o mais novo jogo da clássica franquia de ação tática da Ubisoft. Lançada para PC, PlayStation 4 e Xbox One, a aventura amplia os conceitos apresentados em Ghost Recon Wildlands, e traz novas formas de atacar os inimigos pelo vasto mapa de jogo com armas e tecnologias de ponta. Confira a seguir as dez melhores táticas, habilidades e abordagens essenciais para mandar bem no novo Ghost Recon.

Use o boost de experiência

Conforme você progride pela campanha de Ghost Recon Breakpoint, seu personagem recebe pontos de experiência, que podem ser trocados no menu de customização por novas habilidades e melhorias passivas para os soldados. Entre todos os aprimoramentos disponíveis, o mais útil de todos é o XP Boost, que garante um acréscimo de experiência a cada tarefa concluída. Não dê bobeira e compre essa melhoria o mais rápido possível, pois assim você será premiado em dobro ao matar seus inimigos e concluir missões ao longo de toda a campanha. Quanto antes você tiver essa habilidade, melhor.

Ghost Recon Breakpoint: compre a habilidade de ganho de XP o mais cedo possível — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

Visite os acampamentos para fazer viagens rápidas

Por todo o mapa da aventura há acampamentos aliados que podem ser utilizados para descansar e repor suas energias, verdadeiros portos seguros para os soldados. Sempre que encontrar um acampamento, marque presença nele e durma, cure-se e crie novos itens nas mesas de desenvolvimento. Depois de acessar um acampamento, ele ficará sempre disponível para viagem rápida entre todos os acampamentos já visitados por você. Isso poupa valiosos minutos em sua exploração do vasto cenário do jogo e facilita bastante a jornada.

Ghost Recon Breakpoint: os acampamentos servem como pontos de descanso e viagem rápida — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

Colha todo o loot que encontrar

Independente de estar em uma missão principal, paralela, ou apenas explorando o mapa casualmente, crie o hábito de revistar todos os ambientes que encontrar, desde pequenos prédios a grandes fortes, pois neles é possível descobrir ótimo loot para melhorar seu personagem com novas armas, armaduras, itens e dinheiro. Fique de olho no mapa no canto inferior da tela, pois ele também indica visualmente a localização dos itens na área. Só saia de uma área depois de fazer a limpa nos itens.

Ghost Recon Breakpoint: investigue todos os prédios para colher todo o loot — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

Tenha a vantagem aérea

Ao invés de atacar os inimigos em linha reta vindo do chão, o que o torna naturalmente mais vulnerável, é uma boa ideia aproveitar seu paraquedas e cair em pontos estratégicos de surpresa. Ninguém espera um ataque vindo do céu, então vale a pena gastar seus pontos de experiência comprando a melhoria de habilidade do paraquedas bem cedo também, logo depois de investir no boost de experiência. Ataques sorrateiros vindos de cima são a melhor tática de abordagem de Breakpoint!

Ghost Recon Breakpoint: aborde as bases rivais com a vantagem do terreno alto — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

Comece as lutas de longe

Há diversos tipos de armas em Breakpoint, mas nenhuma é mais efetiva em suas primeiras horas de jogo que os rifles de assalto, para combates de curta distância, e rifles sniper, para abater os inimigos mais distantes. Crie o hábito de usar seu drone para marcar a localização dos inimigos e tente matá-los de longe com o rifle sniper. Se a abordagem der errado, troque para o rifle de assalto a fim de dar cabo dos soldados mais próximos enquanto busca proteção se escondendo atrás das coberturas mais próximas.

Ghost Recon Breakpoint: rifles de assalto e sniper são ótimas armas para iniciantes — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

De olho no fôlego

Evite correr o tempo inteiro com seu soldado, pois o fôlego dos personagens não é infinito, e você pode precisar da energia para escapar de momentos mais tensos. Ao esgotar a barra de fôlego, seu herói ficará fadigado e a barra de fôlego cairá pela metade. Nessas horas, é preciso usar o seu cantil para se hidratar e recuperar a stamina, então tome o cuidado de preencher o cantil nos pontos de descanso em acampamentos ou em fontes de água potável sempre que passar por uma.

Ghost Recon Breakpoint: Evite correr sem necessidade para não cansar o soldado — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

Não se apegue muito aos itens

Não vale a pena ficar com dezenas ou centenas de itens guardados, pois Breakpoint frequentemente o presenteia com loot de qualidade superior aos seus itens atuais. Ao invés de colecionar itens, desmonte seus equipamentos mais antigos e transforme-os em novos materiais. Volte a qualquer acampamento para acessar o menu de criação de itens, e aproveite as peças dos velhos equipamentos para gerar itens equipáveis ainda melhores.

Ghost Recon Breakpoint: não se apegue a armas e itens, é melhor deixar o inventário em rotação constante — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

Use sempre os veículos

Da mesma forma que acontecia em Wildlands, é possível embarcar em diferentes veículos para se locomover pelo mapa e atacar os inimigos. Carros e caminhões são ótimos para não precisar andar à pé, mas nenhum meio de locomoção é mais útil do que os helicópteros, sempre disponíveis na base principal e em diversas fortalezas inimigas. Além de percorrer grandes distâncias em pouco tempo, você também pode saltar de paraquedas para surpreender os inimigos.

Ghost Recon Breakpoint: helicópteros são os melhores veículos do jogo — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

Drones são seus melhores aliados

Nunca entre em uma base inimiga sem antes fazer o mapeamento completo da área, maximizando suas chances de sucesso na operação. Além de investigar os ambientes, os drones também marcam a localização e quantidade exata de inimigos encontrados. Tome o cuidado de não ser visto e, discretamente, investigue todos os ambientes ao invés de entrar atirando sem um plano de ação. Só entre em um forte inimigo depois que tiver se certificado de marcar todos os inimigos com seu drone!

Ghost Recon Breakpoint: espione as bases inimigas por cima e com drones antes de atacar — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

Invista na visão térmica

Além das habilidades de paraquedas e boost de XP, outra melhoria essencial para comprar o quanto antes é a visão térmica. Após equipar essa nova skill, seu soldado conseguirá ver os inimigos mesmo nos momentos de chuva forte, nevasca ou noite fechada, já que eles serão indicados por sua visão de calor, no melhor estilo Predador. Evite entrar em emboscadas noturnas antes de comprar essa valiosa melhoria.

Ghost Recon Breakpoint: jogue sempre com cautela para não perder seus aliados — Foto: Reprodução / Thomas Schulze

Quer melhorar o desempenho do seu PC? Consulte o fórum do TechTudo!

Mais do TechTudo