Telefonia

Por Paulo Alves, para o TechTudo

Thássius Veloso/TechTudo

Brasileiros já podem consultar online quais linhas de celular pré-pago existem cadastradas no CPF. Por meio do portal Cadastro Pré, usuários podem descobrir se existem números desconhecidos registrados em seu nome. Em casos como esse, é possível solicitar o cancelamento à operadora e ter o pedido atendido dentro de 24 horas para chamados a atendentes ou 48 horas em meio eletrônico ou call center.

A consulta é feita em uma base única criada pelas empresas de telefonia Claro, Oi, Tim, Vivo, Algar e Sercomtel, e aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O projeto chegou ontem (22) à totalidade do território nacional, estando disponível para todas as linhas. Veja, a seguir, como realizar a busca online de pré-pago por CPF.

Plataforma aprovada pela Anatel permite consultar linhas pré-pagas — Foto: Divulgação/Anatel

Vale lembrar que a consulta não exibe linhas de telefone pós-pagas de celular nem qualquer modalidade de linha fixa registradas no CPF. Segundo a entidade reguladora, estão previstas para 2020 medidas adicionais para melhorar o procedimento de habilitação de novos chips, como a adoção de um sistema de validação de documentos digitalizados.

Passo 1. Acesse o portal Cadastro Pré (cadastropre.com.br) e clique em “Consulta”.

Acesse a ferramenta de consulta do portal Consulta Pré — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Digite o CPF do titular da linha e informe o estado desejado. Depois, clique no verificador “Não sou um robô” (reCAPTCHA), marque a caixa “Aceito os termos e condições” e vá em “Consultar”.

Informe CPF, estado e marque as caixas para consultar — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. A página mostra lista com as operadoras que têm linhas pré-pagas vinculadas ao CPF consultado. O portal não informa os números de celular nem detalha se uma determinada empresa tem mais de um registro no nome da mesma pessoa. Segundo a Anatel, a medida visa preservar o sigilo e a privacidade de informações pessoais do consumidor.

Portal Consulta Pré informa apenas quais operadoras têm uma ou mais linhas no CPF informado — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Com informações da Anatel

Não me Perturbe: saiba como bloquear ligações de telemarketing

Não me Perturbe: saiba como bloquear ligações de telemarketing

Mais do TechTudo