Produtividade

Por Helito Beggiora, para o TechTudo


Criar caixas de seleção no Excel é útil para formulários com perguntas objetivas, em que o usuário precisa selecionar uma das opções de resposta padrão. O programa ainda oferece o recurso de botões de opção nas planilhas. Enquanto as caixas de seleção permitem assinalar mais de um item na mesma pergunta, os botões de opção têm apenas uma opção de resposta.

No tutorial a seguir, confira como adicionar caixas de seleção e botões de opção em planilhas do Excel. O procedimento foi realizado na versão mais recente do Office 2016, mas as dicas também valem para usuários das edições anteriores do programa da Microsoft.

Aprenda a adicionar caixa de seleção ou opção em formulários no Excel — Foto: Divulgação/Microsoft

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Abra o menu "Arquivo" e clique em "Opções", na barra lateral à esquerda;

Acesse as opções do Excel — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. Na janela de configurações do Excel, vá em "Personalizar Faixa de Opções". Marque a opção "Desenvolvedor" e clique em "OK";

Ative as opções de desenvolvedor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 3. Voltando à planilha do Excel, acesse a guia "Desenvolvedor" e clique em Inserir. Em "Controles de Formulários", clique sobre o ícone da caixa de seleção (quadrado) ou botão de opção (circular);

Adicionando caixa de seleção ou opção — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 4. Agora, clique sobre o local em que você quer adicionar o item. Feito isso, edite o texto que aparece à direita da caixa de seleção ou opção;

Adicionando uma caixa de opção — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 5. Para formatar, clique com o botão direito do mouse sobre o item e, no menu de contexto, vá em "Formatar controle...";

Formatando caixa de seleção ou opção — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 6. Nas configurações de formatação, é possível personalizar as cores e linhas, tamanho, texto e mais. Após fazer os ajustes desejados, pressione "OK" para aplicar as alterações.

Formatando caixa de seleção ou opção — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Qual fórmula do Excel usar para cálculo de poupança? Tire as suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Como excluir todas as linhas em branco no Excel de uma vez

Como excluir todas as linhas em branco no Excel de uma vez

Mais do TechTudo