Por Helito Beggiora, para o TechTudo


Usuários sem crédito no celular podem ligar a cobrar para números de estados e regiões diferentes. No entanto, a discagem foge um pouco do tradicional padrão "9090", que pode ser usado apenas quando o número discado pertence ao mesmo DDD de origem. No caso de ligações de longa distância, também é necessário inserir o Código de Seleção de Prestadora (CSP). No celular, em geral, a melhor opção é usar o serviço da própria operadora: 41 (TIM), 31 (Oi), 21 (Claro), 15 (Vivo), 99 (Nextel) ou 12 (Algar).

No tutorial a seguir, confira como fazer ligações a cobrar para outro estado de acordo com as recomendações da Anatel. O procedimento foi realizado em um iPhone XR com o iOS 13, mas as dicas também valem para usuários de aparelhos com Android, bem como telefones fixos e orelhões.

Passo 1. Insira o prefixo de chamada a cobrar (90). Na sequência, digite o Código de Seleção de Prestadora (CSP). Depois, entre com o DDD do número desejado e, por fim, o número de celular ou telefone fixo.

Discagem correta para ligações a cobrar com DDDs diferentes — Foto: Reprodução/Anatel

Passo 2. Como exemplo, no caso de uma ligação para São Paulo (cujo DDD é 11), usando o código de longa distância da operadora TIM (41), a discagem correta seria: 90 41 11 99912-3456.

Exemplo de discagem a cobrar — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Aproveite as dicas para ligar a cobrar para números de DDDs diferentes conforme as recomendações da Anatel.

Com informações da Anatel

Galaxy Note 10 Lite: testamos o celular da Samsung

Galaxy Note 10 Lite: testamos o celular da Samsung

Mais do TechTudo