Produtividade

Por Helito Beggiora, para o TechTudo


O Excel permite criar uma planilha para inserir as horas trabalhadas e fazer controle de ponto. Para isso, basta registrar o horário de chegada, almoço, retorno e saída da empresa. Nos cálculos, também é possível descobrir se a pessoa está fazendo hora extra ou devendo horas, para contar folgas ou faltas. No tutorial a seguir, saiba montar uma planilha de controle de ponto e calcular horas trabalhadas no Excel. O procedimento foi realizado na versão mais recente do Office 2016, mas as dicas também valem para usuários das edições anteriores do programa da Microsoft.

Aprenda a criar uma planilha de controle de ponto no Excel — Foto: Divulgação/Microsoft

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Passo 1. Monte uma tabela como o exemplo da imagem abaixo. Você deve registrar, no mínimo, o horário de chegada, saída para o almoço, retorno do almoço e término do expediente;

Exemplo de tabela de controle de ponto — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. Para calcular o total de horas trabalho no dia você deve somar os dois turnos com as horas trabalhadas no período da manhã e após o almoço. Confira o exemplo na fórmula da imagem;

Calculando horas trabalhadas — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 3. Caso queira calcular as horas extras, crie uma nova coluna com as horas do expediente diário. Em uma nova coluna, diminua a quantidade de horas trabalhadas do número de horas seu expediente, conforme o exemplo na imagem;

Calculando horas extras — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 4. Para saber o número de horas devidas, o cálculo é inverso: diminua o tempo de expediente das horas trabalhadas. O Excel automaticamente desconsidera os cálculos com hora negativa.

Calculando horas devidas — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Pronto! Aproveite as dicas para criar uma planilha de controle de ponto para calcular as suas horas de trabalho de funcionários no Excel.

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