Jogos casuais

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


O Progressbar95 é um jogo, disponível para download grátis em celular Android ou iOS (iPhone e iPad), que apela para a nostalgia de usuários de antigos sistemas operacionais, como o Windows 95 e Windows 98. Sua jogabilidade é bem simples, pois só exige uma das mãos para tocar na tela enquanto guia uma barra de progresso que precisa ser preenchida até 100%. No entanto, o game tem várias fases, obstáculos e opções de upgrade que mantêm a experiência interessante. Confira, no tutorial abaixo, como jogar Progressbar95 para transformar seu smartphone em um antigo computador.

Progressbar95 diverte com apelo à nostalgia e jogabilidade viciante — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O game traz uma interface semelhante aos antigos sistemas Windows, em que basta tocar no botão "Iniciar" no canto inferior esquerdo e selecionar "Novo Jogo" para começar a jogar. Seu objetivo é preencher uma barra de progresso com pedaços de dados que caem do alto da tela. É possível movê-la para pegar esses itens e desviar de outros. Para controlar o movimento da barra de progresso, o usuário deve tocar em qualquer lugar da tela e deslizar seu dedo para que ela acompanhe o gesto. Não é preciso tocar diretamente na barra.

Blocos de dados

Há vários tipos de blocos diferentes que caem do topo da tela. O jogador deve obter, em geral, os blocos azuis – seja o azul-escuro, que adiciona 5% de progresso, ou o azul claro, que pode oferecer mais progresso como bônus. Quanto mais progresso se obtém, mais difícil a tarefa se torna. Isso porque é necessário que os blocos entrem em contato com a parte vazia da barra de progresso. Caso o jogador preencha toda a barra com blocos azuis, recebe um bônus por ser perfeccionista.

Cada bloco de dados em Progressbar95 tem uma função diferente e pode trazer bônus ou até uma derrota — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

O bloco vermelho deve ser evitado – isso porque, se ele encostar em qualquer parte da barra, o jogador perde a fase e um coração (equivalente às suas vidas). O bloco amarelo é capaz de preencher a barra, porém não dá pontos e não permite adquirir o bônus por perfeccionismo. Caso o usuário pegue um ou mais blocos amarelos, é possível tocar no ícone que diz "Desfragmentador" na tela e tentar transformá-los em blocos azuis.

O bloco rosa remove 5% da barra de progresso e normalmente deve ser evitado. Porém, ele pode ser usado para apagar um bloco amarelo acidental e ainda permitir que o jogador ganhe o bônus de perfeccionista. Há ainda um bloco cinza que não tem função, e um bloco de interrogação multicolorido que pode virar qualquer um dos outros ao encostar na barra, inclusive o vermelho e causar a perda de uma vida.

Upgrades e sistemas operacionais

Ao final da fase, jogadores recebem uma pontuação baseada em sua performance, como quantos blocos azuis conseguiram pegar e se completaram a barra sem nenhum bloco amarelo. Essa pontuação, por sua vez, desbloqueia papéis de parede e upgrades para o seu "computador" retrô, como um processador mais rápido, mais memória RAM, uma placa de vídeo melhor ou um HDD com mais espaço para armazenamento.

Os pontos obtidos nas fases de Progressbar95 podem ser convertidos em upgrades e novos sistemas operacionais — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Alguns upgrades permitem alterar diretamente o visual do jogo, como a placa de vídeo que deixa adicionar mais cores na tela, enquanto outros são cumulativos. Quando o jogador consegue acesso a um certo número de upgrades, é possível instalar um novo sistema operacional no seu "computador", em que ganha mais opções e novas variantes das fases anteriores.

Inimigos

Durante o jogo, há vários tipos de obstáculos que tentam impedir o progresso do usuário e a maioria deles aparece em formato de algum tipo de janela. Para se livrar deles, basta clicar em botões para fechar as janelas. No entanto, isso deixará a barra de progresso vulnerável por alguns instantes. Alguns dos inimigos podem ser tão mortais quanto o bloco vermelho, como o mascote Clippy com uma bomba.

A maioria dos inimigos de Progressbar95 desaparece ao clicar para fechar suas janelas — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Desfragmentação

Como mencionado antes, ao pegar blocos amarelos, o jogador perde o bônus por perfeccionismo, mas pode se salvar ao usar a "Desfragmentação". Ao utilizar o power-up, é necessário um tempo de recarga antes de ser possível invocá-lo novamente. No modo de desfragmentação, basta ficar atento para quando o progresso, indicado pelos blocos azuis, chegar a um ponto em branco. Neste momento, alguma área dos blocos irá piscar em verde – então, basta tocar repetidamente nela para converter todos os seus blocos em azuis.

A desfragmentação pode consertar sua barra de progresso em Progressbar95 e garantir um bônus por perfeccionismo — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Jump Force: todos os personagens confirmados no jogo

Jump Force: todos os personagens confirmados no jogo

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo