Telefonia

Por Helito Beggiora, para o TechTudo


Anatel Consumidor é o nome da nova ferramenta que permite ao consumidor realizar reclamações sobre serviços de telecomunicação. O protocolo é aberto junto à Anatel e a operadora tem prazo de dez dias corridos para dar uma resposta. A plataforma permite registrar sugestões, esclarecer dúvidas e fazer reclamações sobre internet banda larga, telefone fixo, celulares e TVs por assinatura. Ela é útil para quem enfrenta algum tipo de problema e encontra dificuldades para ser atendido.

O sistema anterior, chamado FOCUS, foi desativado em novembro de 2019. Reclamações antigas e cadastro dos consumidores não foram migrados para a plataforma nova.

No tutorial a seguir, confira como se cadastrar e abrir uma reclamação pelo novo Anatel Consumidor. O procedimento foi realizado no site pelo PC, mas estão disponíveis aplicativos para Android e iPhone (iOS).

Anatel disponibiliza plataforma para registrar reclamações — Foto: Divulgação/Anatel Anatel disponibiliza plataforma para registrar reclamações — Foto: Divulgação/Anatel

Anatel disponibiliza plataforma para registrar reclamações — Foto: Divulgação/Anatel

Passo 1. Acesse o site do Anatel Consumidor (apps.anatel.gov.br/AnatelConsumidor). Depois, clique em "Cadastre-se".

Criando cadastro no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Criando cadastro no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Criando cadastro no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. Entre com o seu CPF, clique em "Continuar" e confirme a data de nascimento.

Criando cadastro no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Criando cadastro no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Criando cadastro no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 3. Informe os dados solicitados e crie uma senha. Em seguida, leia e concorde com os termos de uso. Clique ainda em "Registrar".

Criando cadastro no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Criando cadastro no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Criando cadastro no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 4. Na página inicial do Anatel Consumidor, clique em "Registrar solicitação" para fazer uma sugestão ou reclamação.

Registrando reclamação no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Registrando reclamação no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Registrando reclamação no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 5. Selecione a operadora e o tipo de serviço que deseja registrar reclamação.

Registrando reclamação no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Registrando reclamação no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Registrando reclamação no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 6. Depois, use o campo de busca para selecionar um assunto.

Registrando reclamação no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Registrando reclamação no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Registrando reclamação no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 7. O último passo é selecionar o problema e clicar em "Continuar", à direita.

Registrando reclamação no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Registrando reclamação no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Registrando reclamação no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 8. Agora, descreva os detalhes do problema no campo de texto acima. Abaixo, selecione o seu estado e cidade. Caso queira, é possível anexar arquivos para embasar a sua reclamação. Por fim, clique em "Finalizar solicitação".

Registrando reclamação no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Registrando reclamação no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Registrando reclamação no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 9. Para acompanhar o andamento do seu caso, clique sobre a aba "Minhas Solicitações", na parte superior da página. Você também receberá atualizações sobre respostas da operadora no e-mail cadastrado.

Acessando reclamações no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Acessando reclamações no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Acessando reclamações no Anatel Consumidor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Não me Perturbe: saiba como bloquear ligações de telemarketing

Não me Perturbe: saiba como bloquear ligações de telemarketing

Mais do TechTudo