Por Bruna Telles, Para o Techtudo


Arena of Valor (AoV) tem, entre os modos de jogo disponíveis, a Partida Ranqueada. Os players se enfrentam durante temporadas de aproximadamente três meses para ganhar estrelas e alcançar o elo mais alto possível. Atualmente, o jogo possui oito elos: Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante, Veterano, Mestre e Conquistador. Veja, a seguir, sete dicas para jogar ranqueada e subir de elo em Arena of Valor. O jogo, desenvolvido pela Tencent, está disponível para download gratuito em dispositivos Android e iPhone (iOS).

Arena of Valor é um MOBA para mobile de grande destaque — Foto: Divulgação/Garena

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Vale lembrar que o ranking no jogo é definido pelo sistema de estrelas. Desta forma, o jogador ganha uma estrela para cada vitória, ou duas, caso vença, seja o MVP, e utilize uma carta de vitória em dobro. O elos Bronze e Prata são divididos em três subdivisões. O elo ouro, em quatro subdivisões. Já os elos Platina, Diamante e Veterano são divididos em cinco subdivisões. Por fim, no elo Mestre, os melhores jogadores do servidor, são classificados de acordo com o número de estrelas obtido.

1.Comece com uma função, mas aprenda pelo menos duas

Mina é um tanque suporte focado no controle de grupo — Foto: Reprodução/Bruna Telles

Em AoV existem seis classes: tanque, guerreiro, assassino, mago, atirador e suporte. Jogadores iniciantes devem focar numa única classe para criar familiaridade com o jogo. Para subir de elo, entretanto, o ideal é saber pelo menos duas classes. Assim, na hora da formação do time, se um companheiro "pegar a sua classe" (exemplo: mago), o jogador saberá outra (exemplo: suporte), e poderá contribuir de forma positiva na partida.

2. Utilize o modo treino

O modo treino é o laboratório para o jogador conhecer os heróis e suas diferentes habilidades — Foto: Reprodução/Bruna Telles

No modo treino, todos os personagens estão disponíveis. Primeiro, o player escolherá um personagem, e depois outro que será controlado pelo sistema. O modo treino é uma ferramenta valiosa para entender o funcionamento dos heróis, suas habilidades, testar combinações de ataques, como herói X se comporta contra herói Y. Assim, quando o jogador enfrentar determinado personagem numa partida ranqueada, saberá como se defender ou atacá-lo.

3. Respeite a composição

Florentino é um dos melhores guerreiros para rota do Demônio das Trevas — Foto: Reprodução/Bruna Telles

Um time padrão de AoV tem um assassino ou guerreiro na selva, um mago na rota do meio, um atirador na rota do Dragão Abissal, um guerreiro ou tanque na rota do Demônio das Trevas (rota solo), e um suporte ou tanque rotacionando para ajudar o time. Respeitar a composição do time é um passo muito importante para vitória nas ranqueadas. Preencha a função que o time precisa com o personagem adequado, evitando casos como o de um time sem suporte, ou com dois atiradores.

Existem nuances importantes: Darcy e Zill são magos, e podem ser utilizados na rota do meio. No entanto, é mais comum vê-los na selva. Neste caso, o time ainda precisa de um mago no meio. Nem todo tanque é suporte (exemplo: Maloch), e nem todo tanque pode ir na rota do demônio (exemplo: Thane). Se o atirador for na selva, o correto é ter um guerreiro e/ou um tanque na rota do demônio e do abissal.

4. Ande com cuidado

Transforme em hábito observar o mini mapa, e abri-lo para sinalizar um inimigo sumido ou se aproximando — Foto: Reprodução/Bruna Telles

É importante olhar o mini-mapa e observar onde os inimigos estão. Entrando nas moitas e vendo se eles estão escondidos, o jogador pode utilizá-las para se esconder e fugir de ataques, ou voltar para base em segurança. Se os inimigos desaparecerem da rota onde o player está, e o seu time não puder ajudar, o melhor é ficar dentro do raio de alcance da torre. Assim, ela irá atingir o inimigo que tentar te atacar. Não ande sozinho pelo rio que cruza o meio do mapa, pois é um local fácil de sofrer emboscadas. Ao invés disso, passe pela selva do seu time. Jogadores da rota solo devem avançar apenas se tiverem certeza que é seguro, ou com ajuda de um companheiro.

5. Não 'dê over

Se você estiver com pouco HP, não tente roubar o buff inimigo. Volte para base imediatamente — Foto: Reprodução/Bruna Telles

O "dar over" acontece quando você ou seu time passam tempo além do necessário no lado inimigo do mapa. Um caso clássico é o time que vence uma teamfight, mas todos ficam com HP baixo. Ao invés de voltar para a base, o time continua atacando, os adversários renascem e contra-atacam, e o time perde a vantagem obtida momentos antes. Se você ou seus companheiros vencerem uma teamfight, derrubem a torre, ou causem o máximo de dano possível, e voltem. Se tentar roubar o buff inimigo e não conseguir, volte à sua torre. Se o seu time matar o atirador e/ou caçador inimigo, aproveite para fazer objetivos, como o Dragão Abissal e o Demônio das Trevas.

6. Não ignore as arcanas

As arcanas oferecem atributos extras aos heróis, e podem ser equipadas de acordo com a necessidade — Foto: Reprodução/Bruna Telles

As arcanas dão aos heróis um percentual extra de atributos, como armadura, velocidade de ataque e vida máxima. Faça melhorias nas arcanas utilizando fragmentos, e acesse a aba recomendada para ver quais arcanas o sistema recomenda para cada herói. Em Poço de Arcanas, você pode clicar na opção acima de Bônus de Atributo, e na tela seguinte na aba sugerida. Aqui, o sistema indica combinações de arcanas para casos específicos, como causar dano mágico ou físico, para tanques, ou para roubo de vida. Faça alguns testes e veja.

7. Os feitiços também importam

Os feitiços acrescentaram uma série de possibilidades na jogabilidade de Arena of Valor — Foto: Reprodução/Bruna Telles

Os feitiços de AoV têm função similar às runas de League of Legends (LoL). Eles melhoram as habilidades do herói, concedendo mais dano, defesa, regeneração de vida ou mana, redução do tempo de recarga, entre outros. É possível criar a própria build de feitiços para um personagem, ou usar builds pré-determinadas. Clique em "Sugerido", e veja quais builds o sistema sugere. A aba "Popular" mostra as builds de feitiços em alta e a taxa de vitória nas partidas. Na aba "Recomendado", o sistema exibe builds de feitiços populares. Explore os feitiços, teste builds populares ao copiá-las com apenas um clique.

Quer saber tudo sobre o universo de celulares, jogos, aplicativos e demais eletrônicos? É só dar uma olhada no nosso canal no YouTube:

Mais do TechTudo