Jogos simuladores

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Take Off Flight Simulator é um simulador que permite ao jogador pilotar o avião, além de ter sua própria companhia de aviação no Havaí, nos Estados Unidos. O game traz uma campanha com várias missões para diferentes tipos de aeronave, que podem ser compradas para preencher o hangar da sua empresa. O jogo está disponível para download grátis em celular Android, mas é pago para dispositivos iOS (iPhone e iPad). Além disso, existe também uma versão para PC na loja digital Steam com visuais melhorados, pelo preço de R$ 23. Confira, no tutorial a seguir, como baixar e jogar Take Off: Flight Simulator em smartphones.

Confira como jogar Take Off: Flight Simulator e mandar bem no simulador de voo grátis para Android e iOS (iPhone e iPad) — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Controles

Há três tipos de controle disponíveis em Take Off: os direcionais separados na tela de toque para movimento horizontal e vertical, um joystick virtual simples no display para o movimento em todas as direções ou giroscópios para mover o avião de acordo com a inclinação do dispositivo. O jogo pergunta qual é o método preferido pelo jogador, mas é possível alterá-lo depois nas opções. Também há configurações para inverter os movimentos se o usuário preferir.

Campanha e missões

A campanha é composta por diversas missões diferentes, cada uma voltada para um tipo de aeronave. No início, o jogador tem apenas um avião leve e precisa fazer as missões dele. Durante as missões, basta seguir grandes objetivos brilhantes em verde. Os vermelhos são as localizações da próxima meta após conseguir a atual. Ocasionalmente, existem pontos de controle que o jogador precisa passar, que têm formato de quadrados amarelos. É mais difícil passar por eles em relação aos objetivos comuns. Cada missão diz também quanto o jogador recebe em dinheiro por completá-la.

Os objetivos são mostrados como grandes áreas verdes em Take Off: Flight Simulator enquanto as áreas vermelhas indicam os próximos objetivos — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Decolagem

O primeiro passo para a decolagem é empurrar a alavanca de Empuxo ao máximo para ganhar velocidade. Quando o avião já estiver bem rápido, o jogador pode puxar o manche para trás/baixo, ou cima de acordo com sua configuração, para que o avião decole. Assim que a aeronave estiver no ar, há um botão no canto superior direito para recolher o Trem de Pouso, o que permite ganhar mais velocidade – porém, também existe a opção de diminuir o Empuxo para não ir tão rápido. Vale ressaltar que nem todos os modelos contam com trem de pouso retrátil.

Decolar seu avião é bem fácil em Take Off: Flight Simulator, diferente de aterrissá-lo — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Leme da Cauda

Na terceira missão, o jogo apresenta os controles do Leme da Cauda. Além do manche comum que controla todas as direções, o leme da cauda é capaz de fazer pequenos ajustes para a direita ou esquerda. Ele não é capaz de virar o avião bruscamente como o manche, porém é mais fácil fazer curvas suaves com ele, justamente por não virar demais o avião.

O leme da cauda ajuda a realizar curvas mais suaves em Take Off: Flight Simulator e se alinhar para aterrissar — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Aterrissagem

Para pousar seu avião, é preciso seguir uma série de procedimentos. Primeiro, alinhe sua aeronave com a pista de pouso – é recomendado usar o leme de cauda para isso. Toque no botão dos "Flaps", no topo da tela, e baixe a barrinha que surgirá. Quanto maior o valor dos flaps, mais velocidade a aeronave irá perder e seu controle ficará mais suave para aterrissar. Caso seu avião tenha trem de pouso retrátil, ative-o.

Para aterrissar em Take Off: Flight Simulator é preciso estar atento a vários detalhes, quase como um pouso real — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Reduza a barra de Empuxo a uns 20%. Fique atento à velocidade e altitude para começar a se aproximar do chão sem estar muito rápido. Não zere a barra de Empuxo ou o avião ficará sem força alguma. Quando a aeronave tocar o chão, coloque a barra de Empuxo no zero e ligue o freio, que é o botão em formato de hélice ao lado do direcional. Se tudo der certo, o pouso será concluído.

Câmera

Há diversos tipos de câmera para acompanhar a ação em Take Off: Flight Simulator. A mais comum é a externa próxima ao avião. Ao tocar e segurar o botão de câmera que fica no canto superior direito, é possível acompanhar o game de dentro da cabine do piloto, que apresenta instrumentos e outros detalhes bem interessantes. É possível usar dois dedos como pinça para dar zoom dentro da cabine.

Take Off: Flight Simulator possui várias câmeras, inclusive do interior da cabine em detalhes — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Existem diferentes ângulos disponíveis para ver a paisagem – ideais para tirar fotos – ao tocar no botão da câmera. Durante o jogo, ao clicar em qualquer lugar que não tenha um controle virtual e arrastar, a câmera também se movimenta para mostrar os arredores. A função é problemática porque não considera toques acidentais ao errar o controle virtual, que podem tirar a visão do jogador. Basta dar dois toques rápidos na tela para centralizar a câmera no avião novamente a qualquer momento.

Saiba mais: assista ao vídeo sobre Project CARS 2 a seguir

Project CARS 2: saiba tudo sobre o game

Project CARS 2: saiba tudo sobre o game

Acelerar o cronograma

Se o ritmo do jogo estiver muito lento (não no sentido de performance), há a possibilidade de acelerar o seu Cronograma ao clicar no relógio no canto superior esquerdo. O tempo do jogo muda entre normal e duas vezes mais rápido ao tocar na opção. É possível alterar a velocidade a qualquer momento, como acelerar em retas mais monótonas e desligar para fazer curvas com mais precisão.

Se Take Off: Flight Simulator parecer um pouco lento, acelere o cronograma ao clicar no relógio — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Voo Livre

A opção "Voo Livre" surge ao pressionar a seta para esquerda, no menu, duas vezes após a campanha. Neste modo, o jogador pode voar sem objetivos, apenas para relaxar, com qualquer um dos aviões que já tenha desbloqueado no jogo. O usuário pode saber sua localização exata no arquipélago ao clicar no botão do globo, no canto superior direito.

No modo voo livre o jogador pode conferir o mapa do Havaí em Take Off: Flight Simulator e relaxar com sua viagem — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Comprar mais aeronaves

O jogador pode ver todas as aeronaves que já possui e também novos aviões que pode comprar ao entrar no "Hangar", no menu. Basta escolher um modelo que tenha interesse e ter o dinheiro obtido nas missões para poder comprá-lo. Ter mais aviões é necessário posteriormente para acessar certas missões.

No Hangar de Take Off: Flight Simulator o jogador pode comprar novas aeronaves — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Melhorar seu avião

É possível fazer upgrades no modelo de aeronave a qualquer momento de seleção de aviões antes de uma missão ou no Hangar. Para isso, basta clicar em uma das barras, na parte esquerda da tela, com nomes como "Potência", "Aceleração", "Frenagem" e "Durabilidade". Clique no botão "+" e uma janela irá surgir para confirmar o upgrade e mostrar o custo necessário para instalá-lo.

Clique no botão "+" junto às barras com atributos do avião para fazer melhorias em Take Off: Flight Simulator — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Administrar sua companhia

Ao chegar ao nível 10, o jogo abre a possibilidade de voos internacionais. O jogador não controla o avião durante o trajeto, pois é tudo automatizado. Porém, o usuário pode decolar e pousar o avião manualmente para ganhar um bônus de dinheiro e experiência. No botão "Sua frota", há a possibilidade de comprar novos aviões e enviar os já disponíveis em viagens para ganhar dinheiro sem precisar pilotar diretamente. É possível também fazer upgrades nos aviões da frota para que sejam mais eficientes. As viagens internacionais ficam disponíveis no menu em "Mapa-múndi".

Ao atingir o nível 10 de Take Off: Flight Simulator o jogador pode administrar sua própria frota — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Qual é o melhor simulador de voo para PC? Comente no Fórum do TechTudo

Quer saber tudo sobre o universo de celulares, jogos, aplicativos e demais eletrônicos? É só dar uma olhada no nosso canal no YouTube:

Mais do TechTudo