Segurança

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Google Passwords é um gerenciador de senhas que permite consultar online todos os logins salvos no Chrome. O serviço armazena as credenciais coletadas todas as vezes em que o usuário acessa uma rede social, loja online ou outro site qualquer e clica em “Salvar” na notificação do navegador. Por meio dele, é possível ver os sites com senhas salvas e visualizar, editar, excluir ou fazer download das informações de acesso armazenadas nos servidores da empresa. Dados modificados são automaticamente atualizados e levados em consideração no preenchimento automático na próxima visita. Veja, a seguir, como gerenciar as senhas salvas na sua conta do Google Passwords.

Veja como usar o gerenciador de senhas do Google no computador — Foto: Paulo Alves/TechTudo Veja como usar o gerenciador de senhas do Google no computador — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Veja como usar o gerenciador de senhas do Google no computador — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Veja: como ver Stories do Instagram anonimamente com plugin para Chrome

Como ver Stories do Instagram anonimamente com plugin para Chrome

Como ver Stories do Instagram anonimamente com plugin para Chrome

Passo 1. Acesse o Google Passwords (passwords.google.com) por meio do navegador do PC e faça login na sua conta Google;

Faça login no Google Passwords — Foto: Reprodução/Paulo Alves Faça login no Google Passwords — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Faça login no Google Passwords — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Ao acessar o painel, role para ver uma lista de todos os sites onde você tem conta com senha salva no Google. Os logins foram obtidos do Chrome no computador ou no celular. Para modificar um deles, clique em uma das opções ou use a ferramenta de busca para pesquisar;

Acesse detalhes de senhas salvas — Foto: Reprodução/Paulo Alves Acesse detalhes de senhas salvas — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse detalhes de senhas salvas — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. É preciso fazer um novo login para ter acesso a uma senha específica. Digite mais uma vez o login e a senha do Google;

Faça novamente login na conta Google — Foto: Reprodução/Paulo Alves Faça novamente login na conta Google — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Faça novamente login na conta Google — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 4. O Google permite copiar facilmente o e-mail e senha do site cadastrado clicando no botão ao lado. Para ver o código em texto limpo, porém, é preciso clicar no botão com ícone de olho;

Copie e visualize dados de login salvos no Google — Foto: Reprodução/Paulo Alves Copie e visualize dados de login salvos no Google — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Copie e visualize dados de login salvos no Google — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 5. Clique em “Excluir” para remover a senha cadastrada por completo, ou em “Editar” para mudar as informações;

Remova ou edite senhas salvas no Google — Foto: Reprodução/Paulo Alves Remova ou edite senhas salvas no Google — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Remova ou edite senhas salvas no Google — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 6. Se você alterou recentemente a senha do site em questão, repita a mudança no Google para que o Chrome faça o preenchimento automático da forma correta no próximo acesso.

Mude a senha apenas depois de alterar diretamente no site — Foto: Reprodução/Paulo Alves Mude a senha apenas depois de alterar diretamente no site — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Mude a senha apenas depois de alterar diretamente no site — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Como gerenciar o salvamento automático

Passo 1. De volta à tela inicial do gerenciador de senhas, clique no botão com ícone de engrenagem localizado no canto superior direito da tela;

Acesse as configurações de senha do Google — Foto: Reprodução/Paulo Alves Acesse as configurações de senha do Google — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse as configurações de senha do Google — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. A chave “Oferecer para salvar senhas” precisa estar ligada para que o Chrome possa salvar novas senhas em próximos logins. Ative a opção “Login automático” para entrar automaticamente nos sites gravados, sem precisar passar pela tela de acesso;

Lique as chaves para salvar senhas automaticamente e exporte dados salvos — Foto: Reprodução/Paulo Alves Lique as chaves para salvar senhas automaticamente e exporte dados salvos — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Lique as chaves para salvar senhas automaticamente e exporte dados salvos — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. Na opção “Exportar”, o Google permite obter um arquivo com todas as suas senhas para fazer backup em outro local como precaução;

Baixe as senhas salvas no Google — Foto: Reprodução/Paulo Alves Baixe as senhas salvas no Google — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Baixe as senhas salvas no Google — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 4. Role a tela para ver todos os sites cuja notificação para salvar senha foi recusada no passado. Quando um site insiste em não salvar mais uma senha, basta excluí-lo da lista para voltar a poder armazenar logins no Google.

Remova sites da lista de recusados para poder voltar a salvar senhas — Foto: Reprodução/Paulo Alves Remova sites da lista de recusados para poder voltar a salvar senhas — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Remova sites da lista de recusados para poder voltar a salvar senhas — Foto: Reprodução/Paulo Alves

O Chrome não sai da tela branca? Descubra como resolver no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo