Telefonia

Por Larissa Infante, para o TechTudo


O Procon do Espírito Santo criou o cadastro “Bloqueio de Telemarketing” para bloquear ligações telefônicas de telemarketing feitas aos números inscritos. O serviço beneficia usuários de telefonia fixa e celular e vale tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas com DDD 27 e 28. O cadastro é gratuito e permite o registro de até cinco números. A inscrição deve ser feita pelo próprio titular da linha. Passados 30 dias após a realização do cadastro, o número fica proibido de receber ligações sob pena de multa prevista pelo Código de Defesa do Consumidor.

No Espírito Santo, a Lei Estadual nº 9.176/2009 determina que empresas de telemarketing sejam proibidas de efetuar chamadas para os números cadastrados no sistema de bloqueio do Procon ES. A lei se aplica para ofertas ou publicidades de cunho comercial ou institucional realizadas somente por chamadas telefônicas, não abrangendo SMS. O procedimento foi realizado no PC, mas as dicas também valem para celulares Android e iPhone (iOS). Veja abaixo o passo a passo para realizar o cadastro.

Não me Perturbe: saiba como bloquear ligações de telemarketing

Não me Perturbe: saiba como bloquear ligações de telemarketing

Passo 1. Acesse a ferramenta de Bloqueio de Recebimento de Ligações de Telemarketing na página do Procon ES (https://sistemas.es.gov.br/procon/bloqueiotelef/). Em seguida, clique em “Cadastro de Bloqueio”.

Acesse a página de bloqueio de ligações do Procon ES e, em seguida, clique em “Cadastro de Bloqueio” — Foto: Reprodução/Larissa Infante

Passo 2. Preencha a ficha cadastral com seus dados, como nome, CPF, RG, e-mail, CEP, endereço e telefone. Nessa etapa, é possível cadastrar até cinco números de telefone que sejam de sua titularidade.

Preencha seus dados cadastrais e adicione até cinco números de sua titularidade — Foto: Reprodução/Larissa Infante

Passo 3. Na tela seguinte, revise seus dados e clique na caixa para declarar serem verdadeiras todas as informações fornecidas. Em seguida, se tudo estiver certo, clique em “Ok. Os dados informados estão corretos” para salvar.

Confira seus dados e finalize o cadastro — Foto: Reprodução/Larissa Infante

Passo 4. Após finalizar o processo, será exibida uma mensagem informando que o cadastro foi concluído com sucesso. Uma página contendo login e senha será enviada para o e-mail informado.

Será exibida uma mensagem de confirmação do cadastro ao término do processo — Foto: Reprodução/Larissa Infante

Passo 5. Confira seu e-mail. Nele constarão os dados informados no site do Procon ES e uma senha para acessar novamente o portal.

O Procon ES enviará um e-mail com a senha para acesso ao portal — Foto: Reprodução/Larissa Infante

Passo 6. Para editar os dados cadastrais, acesse novamente o portal de bloqueio do Procon ES. Dessa vez, selecione a opção login.

Entre novamente no portal do Procon ES e selecione a opção login — Foto: Reprodução/Larissa Infante

Passo 7. Digite seu CPF no campo login e, logo abaixo, insira a senha enviada por e-mail. Em seguinda, clique em entrar.

Faça login com seu CPF e senha — Foto: Reprodução/Larissa Infante

Passo 8. Uma aba de alteração de senha será aberta. Digite novamente seu CPF e sua senha enviada por e-mail. Depois, crie uma nova senha.

Após fazer o login, modifique sua senha — Foto: Reprodução/Larissa Infante

Passo 9. Use o botão “Add Novo” para adicionar novos números para o bloqueio ou “Remover” para retirar uma linha previamente cadastrada.

Adicione ou exclua números do seu cadastro no Procon ES — Foto: Reprodução/Larissa Infante

Mais do TechTudo