Streaming

Por Cleiton Madruga, para o TechTudo


A Twitch TV é uma plataforma de streaming disponível para PC e web e para download em celulares Android e iPhone (iOS). Cada canal na plataforma conta com um chat em que os usuários podem conversar durante a transmissão ao vivo. Os donos dos canais e moderadores têm acesso a alguns comandos que servem para facilitar a supervisão do bate-papo durante a live. Além disso, os usuários normais também podem utilizar alguns recursos no chat. Veja, a seguir, os principais comandos do chat da Twitch TV.

Usuários da Twitch TV tem acesso a diversos comandos no chat — Foto: Divulgação/Twitch TV

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Usuários normais

É importante mencionar que a lista de comandos é extensa, e pode ser verificada por completo no site de suporte da plataforma (https://help.twitch.tv/s/article/chat-commands).

  • /mods: esse comando mostra a lista de todos os moderadores do canal. É útil para entrar em contato diretamente com algum moderador para tirar dúvidas sobre as regras do canal que você está assistindo.
  • /block: com este comando, você pode bloquear qualquer usuário do canal no chat. Portanto, todas as mensagens desse usuário não aparecerão mais no seu chat. Além disso, o usuário bloqueado não poderá mais enviar mensagens privadas para você.
  • /w: usando este comando, você consegue mandar uma mensagem privada para qualquer usuário no chat. Basta escrever o comando no chat, inserindo o nome de usuário e a mensagem que deseja enviar separados por um espaço.

Comando exibe os moderadores presentes no chat do canal — Foto: Reprodução/Cleiton Madruga

Moderadores

  • /timeout: com este comando, os moderadores suspendem os usuários por um curto período de tempo. Para usá-lo, digite o comando e escreva o nome de usuário ao lado. O tempo padrão de suspensão é de 10 minutos, mas pode ser modificado inserindo a quantidade de tempo (em segundos) ao lado do nome de usuário que deseja suspender.
  • /ban: ao usar este comando, o moderador pode banir alguém permanentemente do canal, sendo melhor utilizado em usuários que cometeram infrações mais graves. Digite o comando e insira o nome do usuário que quiser banir ao lado.
  • /slow: com este comando, os moderadores podem limitar a frequência com que os usuários podem enviar mensagens no chat. É muito utilizado em canais com alto número de espectadores. Para usá-lo, digite o comando e insira o quantidade de segundos que os usuário devem esperar antes de mandar outra mensagem.

Os ícones ao lado do nome de usuário determinam os poderes do usuário. Os moderadores têm um ícone verde — Foto: Divulgação/Twitch TV

Streamers

  • /mod: com esse comando, o streamer pode conceder o status de moderador a um usuário no canal. Basta escrever o nome do usuário ao lado do comando.
  • /raid: você pode fazer uma raid para outro canal que estiver em transmissão. É necessário digitar o nome do canal ao lado do comando. Após confirmar, todos os usuário que estiverem na sua transmissão serão enviados para o canal inserido no comando.
  • /commercial: este é o comando para transmitir um comercial durante a transmissão. As propagandas são uma das formas de monetização que existem na Twitch TV. Você pode escolher a duração do comercial, que pode ser de 30, 60, 90, 120, 150 e 180 segundos, sendo necessário digitar a quantidade de segundos ao lado do comando.

Você pode enviar seus espectadores para outro canal com o comando /raid — Foto: Divulgação/Twitch TV

Dispositivo trava ao assistir lives? Veja dicas no Fórum TechTudo

Mais do TechTudo