Redes sociais

Por Helito Beggiora, para o TechTudo


Bloquear um grupo no WhatsApp não é possível da mesma forma que um contato. Por isso, é preciso recorrer a alguns truques para evitar uma conversa coletiva indesejada. A forma mais discreta é silenciar para se livrar das notificações, visto que o usuário não precisa sair do grupo. No entanto, também é possível bloquear os administradores para impedir que você seja adicionado novamente após sair ou restringir quem pode adicioná-lo a grupos.

No tutorial a seguir, confira três formas de evitar os grupos do WhatsApp em celulares Android e iPhone (iOS). Os procedimentos foram executados em um Moto G7 Play com o Android 9.0 (Pie) e em um iPhone XR rodando o iOS 13, mas as dicas também valem para outros smartphones da Apple ou com o sistema do Google.

Como bloquear um grupo no WhatsApp? Veja três soluções — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Silencie o grupo

No Android, mantenha o grupo pressionado e toque sobre o ícone indicado, na parte superior da tela. Agora, escolha o tempo desejado e pressione "OK";

Silenciando grupo do WhatsApp no Android — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

No caso do iPhone (iOS), deslize o grupo para o lado e toque em "Mais". No menu que aparece, escolha "Silenciar" e, por fim, defina o tempo.

Silenciando grupo do WhatsApp no iPhone — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Bloqueie os administradores do grupo

Passo 1. Antes de sair, abra o grupo e toque sobre o nome, na parte superior da tela, para acessar as informações. Em seguida, vá até a lista de participantes e toque sobre o nome do administrador;

Acesse os dados do grupo do WhatsApp — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. No menu que aparece, toque em "Visualizar [nome ou número da pessoa]". Por fim, role a tela até o fim, pressione "Bloquear" e confirme. Lembre-se de repetir o procedimento com os demais administradores do grupo, se houver.

Bloqueie todos os administradores no WhatsApp — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Restrinja quem pode adicioná-lo em grupos

Passo 1. Abra o WhatsApp e acesse as configurações do mensageiro. Em seguida, toque em "Conta";

Acesse as configurações da sua conta do WhatsApp — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. Abra "Privacidade" e toque sobre a opção "Grupos";

Abra as configurações de privacidade de grupos do WhatsApp — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 3. Escolha a opção "Apenas contatos, exceto..." e selecione todos os contatos tocando sobre o botão no canto superior direito da tela. Por fim, toque sobre o botão verde para salvar. Neste caso, a única forma de entrar em grupos será por convite.

Adicionando exceções ao WhatsApp — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Pronto! Aproveite as dicas e saiba como bloquear um grupo no WhatsApp para impedir que amigos e estranhos o adicionem a conversas coletivas sem a sua autorização.

Como excluir um grupo do WhatsApp

Como excluir um grupo do WhatsApp

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Opine no Fórum do TechTudo.

Quer saber tudo sobre o universo de celulares, jogos, aplicativos e demais eletrônicos? É só dar uma olhada no nosso canal no YouTube:

Mais do TechTudo