Jogos de ação

Por Carlos Palmeira, para o TechTudo


Last Day on Earth: Survival é um jogo de ação que está disponível para download grátis em celulares Android e iOS (iPhone). O game foi lançado em 2017 pela produtora russa Kefir e é ambientado em um mundo pós-apocalíptico. As mecânicas do jogo single player consistem no combate com inimigos zumbis e humanos e gerenciamento de recursos.

Além dos alimentos para manter o personagem vivo, é necessário coletar coisas para construir armas e objetos que servem para a autodefesa e sobrevivência. Last Day on Earth foi o vencedor da categoria “Jogo Mobile mais Inovador de 2017” e foi nominado na categoria “Escolha do Público do Google Play de 2018”. Veja, a seguir, como baixar o game nos smartphones e dicas para sobreviver por bastante tempo.

Last Day on Earth: Survival coloca o jogador para sobreviver em um mundo destruído por zumbis — Foto: Divulgação/Kefir

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como baixar Last Day on Earth no Android

Passo 1. Acesse a página de Last Day on Earth no TechTudo. Selecione a plataforma “Android” e depois clique no botão verde escrito “Baixar;

Escolha a plataforma Android e clique em baixar para ser encaminhado para o download de Last Day on Earth — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Passo 2. A página do jogo na Google Play Store será aberta. Clique em “instalar” para baixar o game. Depois disso, o game estará disponível para ser jogado. É preciso lembrar que o jogo exige que o celular tenha 271 MB de espaço e que o Android seja o 4.1 (Kit Kat) ou superior.

O download de Last Day Day on Earth demora apenas alguns minutos — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Como baixar Last Day on Earth no iOS

Passo 1. Acesse a página de Last Day on Earth no TechTudo. Selecione a plataforma “iOS” e depois clique no botão verde escrito “Baixar;

Last Day on Earth para iOS é um pouco maior do que a versão para Android — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Passo 2. Com a página da App Store aberta, clique “obter”. O download e a instalação durarão poucos minutos. No caso de aparelhos com iOS, é preciso ter 795 MB de espaço livre e que a versão instalada do sistema operacional seja a 9.0 ou posterior.

Last Day on Earth tem boas notas e resenhas na App Store — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Saiba mais: veja como jogar Kiss Kiss Gira a Garrafa, jogo apimentado para casais e solteiros

Como jogar Kiss Kiss Gira a Garrafa, game sensual para solteiros e casais

Como jogar Kiss Kiss Gira a Garrafa, game sensual para solteiros e casais

Dicas

Acumule recursos

No começo do game a preocupação principal do jogador deve ser acumular itens. Isso é importante porque os itens vão sendo usados para construir objetos que facilitam a sobrevivência, como é o caso da fogueira, por exemplo. Antes de sair acumulando os itens, contudo, é necessário arranjar uma mochila. Ela aumentará a capacidade de coisas que podem ser carregadas. Caso o recurso não seja importante para ser carregado, ele pode ser guardado no baú que está localizado dentro da casa do personagem.

No começo de Last Day on Earth os espaços para itens são limitados — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Pense bem nos itens que serão descartados

Todos os itens do jogo podem servir para construir alguma coisa. Alguns terão utilidade somente lá na frente, mas serão úteis. Sabendo disso, é preciso pensar muito bem quando algum recurso será jogado fora para abrir espaço na mochila ou no baú, já que itens descartados não podem ser recuperados. As garrafas de água, por exemplo, podem parecer inúteis no começo do jogo, mas devem ser reaproveitadas quando o jogador construir um coletar de água da chuva, que pode encher as garrafas novamente.

Não é possível recuperar um item descartado em Last Day on Earth — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Suba de nível fazendo atividades na floresta

Last Day on Earth vai liberando novos itens para serem criados a partir do nível do jogador. Matar zumbis e outros sobreviventes hostis estão entre as atividades que geram experiência para subir de nível. Uma forma mais fácil de evoluir no jogo é cortar árvores e minerar nas florestas. Para isso, é preciso criar uma machadinha e uma picareta. Cada uma das ferramentas precisa de três toras de pinho e três pedaços de calcário para ser construída.

Cortar árvores é uma boa forma de ganhar EXP em Last Day on Earth — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Explore outros locais do mapa

Parte da mecânica do jogo é baseada na exploração. Por causa disso, é essencial ir a outros locais acessíveis do mapa logo no começo do game. É importante ficar atento, porém, à indicação do nível de dificuldade do local. Florestas com pontos verdes, por exemplo, são fáceis de serem exploradas e possuem poucos inimigos. As amarelas possuem nível médio de dificuldade e as vermelhas são bastante desafiadoras. Essas últimas devem ser encaradas somente quando o jogador estiver com um nível razoável e excelentes equipamentos como armas e coletes.

Em Last Day on Earth, o indicador verde significa que não há muitos monstros no local — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Ataque inimigos de maneira furtiva

O enfrentamento aos inimigos pode ser frente a frente ou de maneira stealth (furtividade). A melhor forma de batalhar é a segunda, já que quando o seu personagem chega agachado, ele pode matar um zumbi ou inimigo humano com apenas um golpe. Esse estilo de abordagem é essencial também durante as caças de animais para conseguir carne.

O golpe surpresa em Last Day on Earth tira bastante sangue do inimigo — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Lembre de pegar as recompensas diárias

Na parte de “mensagens” no menu do jogo é possível resgatar diariamente recompensas. Além de itens aleatórios de acordo com as missões e objetivos cumpridos, é possível receber pelo menos garrafas de água e comida enlatada todos os dias. Elas são importantes em situações de escassez e emergências.

Os recursos diários servem para não deixar o jogador completamente sem itens em Last Day on Earth — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Cuidado com a horda

Além das recompensas, uma outra “surpresa” que o jogador recebe todos os dias em sua casa é a horda, um grupo grande de zumbis que destroem e matam o que estiver pela frente. No começo do game, quando as fortificações da casa são feitas de madeira, tudo será colocado abaixo pelos mortos vivos. Por isso, não é preciso se preocupar com as paredes da residência no início do jogo, já que tudo será sumariamente destruído a cada 24 horas. Além disso, outra dica importante nos ataques da horda é estar longe da tela inicial. Com isso, o jogador corre menos riscos de ser morto pelas criaturas.

A horda de Last Day on Earth destrói completamente a casa do jogador — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Quais são os melhores jogos de zumbi? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo