Por Helito Beggiora, para o TechTudo


Em capitais como o Rio de Janeiro e Belo Horizonte passou a ser obrigatório o uso de máscaras para evitar a transmissão do novo coronavírus (Covid-19). A medida também foi implementada em outras cidades brasileiras. Isso pode ser um inconveniente aos donos de iPhones com Face ID que usam o rosto do usuário como biometria para desbloquear o celular. Neste caso, é necessário digitar o código PIN para acessar os aplicativos. No entanto, é possível treinar o sistema da Apple para reconhecer máscaras, embora a precisão possa ser prejudicada e não funcionar tão bem quanto em condições normais. A dica foi compartilhada por pesquisadores da Xuanwu Lab, da Tencent.

No tutorial a seguir, confira como fazer com que o Face ID do iPhone X, iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR, iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max reconheçam o usuário com máscara. O procedimento foi realizado em um iPhone XR com o iOS 13, mas as dicas também valem para outros modelos do celular da Apple com desbloqueio facial.

iPhone XR ou iPhone X? Dicas para escolher entre celulares da Apple

iPhone XR ou iPhone X? Dicas para escolher entre celulares da Apple

Passo 1. Abra o app "Ajustes" e toque em "Face ID e Código".

Acesse as configurações do Face ID — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. Confirme o código de bloqueio do iPhone. Em seguida, toque em "Redefinir Face ID".

Redefina o Face ID do iPhone — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 3. Agora, pressione "Configurar Face ID" e toque em "Começar".

Configurando o Face ID — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 4. Faça dois escaneamentos do Face ID com a máscara dobrada sobre a metade do rosto. Caso a mensagem "rosto obstruído" seja exibida, arraste a máscara um pouco para o lado para mostrar a ponta do nariz. Quando terminar, pressione "OK".

Configurando o Face ID — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 5. Voltando às configurações do Face ID, toque em "Configurar um Visual Alternativo" e pressione "Começar".

Configure um visual alternatio — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 6. Dessa vez, faça os dois escaneamentos do Face ID com a máscara dobrada sobre a outra metade do rosto. Caso a mensagem "rosto obstruído" seja exibida, arraste a máscara um pouco para o lado para mostrar a ponta do seu nariz. Por fim, pressione "OK".

Escaneie o outro lado do rosto com a máscara — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Com informações do G1 (1/2) e 9to5Mac

Mais do TechTudo