Por Thomas Schulze, para o TechTudo


PES 2020 é o mais recente jogo do simulador de futebol da Konami. Disponível para baixar no PC, PlayStation (PS4) e Xbox One, o game conta com o modo competitivo Matchday, que consiste em eventos por tempo e horários limitados em que o jogador disputa partidas inspiradas em rivalidades do calendário real do futebol. Confira, a seguir, cinco dicas que você precisa ter em mente para dominar o matchday e vencer seus rivais.

O Matchday é um novo modo na franquia Pro Evolution Soccer e fez sua estreia no PES 2020. Disponível para jogar em todas as plataformas, o modo acontece de acordo com o calendário de eventos da Konami, que passa por constantes rotações de datas, sempre informadas no menu inicial do game logo que você o carrega. Um bom desempenho no Matchday traz recompensas para outros modos de jogo, como pontos para investir em seu time no MyClub, por exemplo. Então, vale a pena jogar tanto para se divertir como para conseguir os bônus.

PES 2020: Matchday tem partidas inspiradas em rivalidades do mundo real — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Avalie bem a escalação de seu time do dia

No Matchday é importante ficar atento a sua escalação, pois alguns atletas são melhores do que outros graças aos elencos customizados do modo. Sempre haverá duas opções de time para ingressar, então escolha o que você tiver maior familiaridade. Durante as partidas, é importante prestar atenção aos atributos dos craques para tirar o máximo proveito de suas virtudes e tentar minimizar seus pontos mais fracos. Não hesite em mudar a formação tática antes do jogo começar para deixar o time totalmente ao seu gosto, nem de fazer substituições, tanto antes, como no decorrer das partidas.

Em cada Matchday você escolhe entre dois times distintos. Estude seus elencos! — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

Pratique todos os fundamentos de drible

PES 2020 conta com um robusto modo de treino para os players exercitarem os fundamentos básicos e avançados do futebol, então vale a pena praticar. No Matchday, saber fazer dribles de efeito e realizar os passes corretos têm ainda mais peso do que nos outros modos de jogo, pois muitas vezes os jogadores têm apenas uma grande chance de gol para resolver a partida.

Antes de jogar o Matchday, gaste algumas horas praticando os dribles mais avançados do PES 2020, que fazem uso dos dois direcionais analógicos do joystick. Então, surpreenda o outro time abrindo espaços onde ninguém esperava que fosse possível criar uma jogada e deixe os companheiros na cara do gol.

Fazer bons dribles é o melhor caminho para abrir espaços — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

Valorize a posse de bola

Vencer o jogo mental é essencial em qualquer esporte eletrônico, e uma das partes mais importantes para se dominar nos jogos online. Um jogador terá vantagem se também conseguir desestabilizar seus rivais. Uma boa forma de fazer isso no PES 2020 é trocar muitos passes seguidos sem errar, garantindo que o outro time não tenha posse de bola e chances de chutar a gol.

Não tenha vergonha de fazer cera quando estiver à frente do placar, pois cada minuto conta. Se for necessário, um player pode segurar a bola sozinho no campo de ataque perto da bandeira de escanteio para cavar faltas, ou então trocar passes na intermediária. Normalmente, isso faz o time rival apertar a marcação, o que abre ainda mais espaços para armar ataques letais.

Segure bastante a bola para irritar seu oponente — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

PES ou FIFA? Veja comparativo entre os simuladores de futebol:

FIFA 20 ou PES 2020? Saiba qual é o melhor game de futebol de 2019

FIFA 20 ou PES 2020? Saiba qual é o melhor game de futebol de 2019

Evite a fadiga de seus jogadores

Como de praxe nos jogos PES, é preciso tomar cuidado redobrado com o fôlego dos jogadores, já que você precisará chegar ao fim da partida com o melhor condicionamento físico possível. Evite correr sem necessidade ou ficar o tempo inteiro em movimento para não desgastar os atletas.

É uma boa ideia deixar as três substituições guardadas para o segundo tempo, e então colocar três novos meias ou atacantes, com fôlego sobrando para entrar por volta dos 60-65 minutos. Isso ajudará a desnortear a defesa rival, que também estará cansada e não terá pernas para acompanhar jogadores mais velozes.

Faça substituições no segundo tempo e aposte em atletas descansados — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Capriche nos lances de bola parada

Uma das melhores formas de marcar gols no Matchday do PES 2020 é capitalizar nos lances de bola parada, sejam eles pênaltis, faltas ou escanteios. Se o jogador utilizar o modo treino o suficiente, pode transformar cada situação de falta perto da área em uma chance de ouro para marcar gols.

Se estiver cobrando escanteios, tente bater no primeiro ou segundo pau, e não no meio da área, pois isso aumenta as chances de um companheiro estar livre para cabecear ou chutar. Já nas faltas, pratique bastante para fazer cobranças no ângulo adversário. Com a força certa, o lance é praticamente indefensável.

Faltas são ótimas oportunidades para marcar gols sem esforço — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

Qual é o seu jogo de esporte favorito? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo