Por Helito Beggiora, para o TechTudo


O Instagram lançou nesta segunda-feira (11) um novo adesivo interativo para o Stories que visa apoiar pequenas empresas. A iniciativa da rede social tem por objetivo ajudar a divulgar negócios locais atingidos pela crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. Ao ser adicionado a uma foto ou vídeo e publicado na história, o novo adesivo mostra as três últimas publicações do perfil marcado e, ao ser tocado, permite que seguidores visitem o perfil ou sigam a empresa.

No tutorial a seguir, confira como usar o sticker "Apoie pequenas empresas" do Stories no aplicativo para Android e iPhone (iOS) e como colocar "compra local" no Instagram, seção em que são separadas as histórias com a figurinha nova. O procedimento foi realizado em um iPhone XR com o iOS 13, mas as dicas também valem para aparelhos com o sistema do Google.

Saiba como usar o novo adesivo do Instagram — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Na tela inicial do Instagram, abra a câmera do Stories e tire uma foto, grave um vídeo ou escolha uma imagem da sua biblioteca;

Acesse a câmera do Instagram — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. Em seguida, toque sobre o botão de stickers e adicione o item "Apoie as pequenas empresas";

Adicione o adesivo indicado — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 3. Digite o @ da empresa e selecione o perfil desejado loga acima do teclado. Caso queira, toque sobre o adesivo para exibir ou ocultar as últimas publicações da empresa. Você pode mover o adesivo livremente sobre a tela. Para excluir e alterar a empresa, arraste para a lixeira e adicione novamente o adesivo;

Entre com o perfil da empresa — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 4. Você também pode incluir outros adesivos, filtros, textos e desenhos à mão livre usando as ferramentas no canto superior direito da tela. Após fazer os ajustes desejados, toque em "Enviar para" e escolha se você quer enviar a imagem a um amigo específico ou publicar na sua história.

Compartilhando história no Instagram — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Pronto! Aproveite as dicas para divulgar perfis de empresas da sua região no seu Instagram.

Como ser desbloqueado do Instagram? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Em Casa no Instagram: como usar a figurinha de quarentena nos Stories

Em Casa no Instagram: como usar a figurinha de quarentena nos Stories

Mais do TechTudo