Por Paulo Alves, para o TechTudo


Formatar o computador pode ser uma boa opção para recuperar um PC com baixo desempenho. Notebooks da Lenovo trazem um serviço gratuito para baixar um arquivo de recuperação além do assistente nativo do Windows 10, soluções que devem facilitar o procedimento. A ideia é limpar os arquivos e reinstalar o sistema operacional do zero, restaurando as configurações iniciais e eliminando eventuais problemas no software. Apesar de simples, usuários menos experientes podem ter alguma dificuldade no passo a passo. Pensando nisso, o TechTudo mostra a seguir como formatar um notebook Lenovo do zero.

Notebook: dicas para resolver os principais problemas do teclado 

Notebook: dicas para resolver os principais problemas do teclado

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Criando imagem de recuperação no site da Lenovo

Se o notebook Lenovo roda o Windows 10 Pro, como os modelos da linha ThinkPad, é possível formatar o computador utilizando um arquivo baixado da internet.

Passo 1. Acesse o site Lenovo Recovery no link "https://support.lenovo.com/lenovorecovery", sem aspas. Crie uma conta gratuita e informe o número de série do computador, normalmente disponível em uma etiqueta na base do produto. Efetuado o pedido, um e-mail de confirmação chegará ao e-mail informado;

Informe o número de série do computador para solicitar uma mídia de recuperação no site da Lenovo — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Confirmado o pedido, baixe a ferramenta de criação de mídia da Lenovo e clique no primeiro botão para fazer o download do arquivo. Conecte um pendrive de, no mínimo, 16 GB no computador e siga o passo a passo na tela para gravar a imagem e criar o disco de recuperação.

Baixe a imagem de recuperação e grave em um pendrive — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Criando imagem de recuperação no Windows

Se o notebook Lenovo rodar o Windows 10 Home, caso de modelos de uso doméstico como o IdeaPad 320, por exemplo, é necessário utilizar o sistema de recuperação nativo do sistema.

Passo 1. Abra o menu "Iniciar" e digite “Criar uma unidade de recuperação”. Clique na opção correspondente para abrir o assistente;

Acesse o assistente nativo do Windows para criar imagens de recuperação — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Conecte um pendrive de pelo menos 16 GB ao computador. Em seguida, marque a caixa de seleção se desejar gravar os arquivos do notebook no backup. Para salvar apenas o sistema (em caso de venda do equipamento, por exemplo), deixe a caixa desmarcada. Clique em “Avançar” para iniciar o procedimento.

Crie um pendrive de recuperação no Windows 10 — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Formatando o computador

Com o pen drive de recuperação devidamente criado, mantenha o acessório conectado no computador e reinicie a máquina. Enquanto o notebook inicializa, pressione a tecla F12 seguidas vezes até que a tela de Boot apareça na tela. Escolha o pen drive utilizando as setas do teclado e pressione Enter.

Selecione o pendrive na tela de inicialização do notebook Lenovo — Foto: Reprodução/Lenovo

Pronto! Na sequência, o computador irá ler o backup no pendrive e proceder com a reinstalação do sistema operacional. Ao final do processo, o notebook Lenovo estará formatado.

Qual notebook comprar? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo