Battle Royale

Por Leandro Eduardo, para o TechTudo


PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG) é um jogo Battle Royale disponível para download no Playstation 4 (PS4), Xbox One, PC (via Steam), e na versão PUBG Mobile para dispositivos Android e iPhone (iOS). Em algumas ocasiões, ao tentar acessar a tela inicial do game, jogadores podem se deparar com a mensagem “Servidores ocupados, tente novamente mais tarde”, erro muito comum na versão lite do PUBG também. O aviso pode estar relacionado às atualizações, sobrecarga do servidor e até mesmo softwares instalados no computador que estejam causando conflito com o jogo. Saiba, a seguir, como resolver a falha do servidor ocupado no PUBG.

PUBG pode apresentar a falha "Servidor ocupado, tente novamente mais tarde" — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como resolver servidor ocupado no PUBG

Tente reconectar

Ao exibir a mensagem de “Servidores ocupados, tente novamente mais tarde”, o PUBG permite que o jogador restabeleça a conexão com servidor clicando em “Reconectar”. Essa é a única opção dentro do jogo que pode solucionar o problema. No entanto, caso o erro permaneça, tente desconectar a Internet e, em seguida, conecta-la novamente. Após o restabelecimento da conexão, pressione “Reconectar” no PUBG.

Após a exibição da mensagem "Servidores ocupados, tente novamente mais tarde", o jogador deve pressionar "Reconectar" — Foto: Reprodução/Leandro Eduardo

Verifique atualizações

A falta de atualização do PUBG também pode fazer com que o jogo apresente a mensagem de servidor ocupado. Por isso, caso jogue no PC, o indicado é consultar a área de atualizações da Steam para verificar se existe alguma versão disponível para download. Ainda na plataforma de jogos, também é possível habilitar atualizações automáticas assim que forem disponibilizadas pela desenvolvedora do jogo.

Caso jogue PUBG Mobile em um dispositivo Android ou iPhone (iOS), é preciso verificar a Google Play Store ou App Store para verificar a existência de atualizações no jogo. No site do PUBG Corp, o usuário pode conferir detalhadamente o que mudou em cada atualização do jogo para todas as plataformas por meio das patch notes.

Para resolver servidor ocupado no PUBG, o jogador deve manter o game atualizado por meio da Steam — Foto: Reprodução/Leandro Eduardo

Resete o modem

O modem ou roteador que distribui a Internet para o computador ou dispositivo móvel também pode ser o causador da falha de servidor ocupado no PUBG. O usuário pode redefinir o modem desligando-o e, em seguida, ligando-o novamente por meio do botão liga/desliga ou tomada. Outra dica é dar reset nas configurações pressionando a entrada de redefinição por alguns segundos, na parte traseira do dispositivo.

Resetar as configurações do modem ou roteador também pode solucionar servidor ocupado no PUBG — Foto: TechTudo

Desligue o firewall

O firewall é essencial para o controle de dados entre o PC e a Internet. Entretanto, o serviço nativo do Windows pode ser responsável pela falha no servidor do PUBG. Alguns jogadores relataram em fóruns de PUBG que conseguiram solucionar o problema desativando temporariamente o firewall no Windows. O firewall pode ser acessado na seção “Windows Defender Firewall” no “Painel de Controle” do sistema operacional. Vale ressaltar que, ao término das partidas no PUBG, o jogador deve ativar novamente o firewall para manter o computador protegido.

Desligar o firewall também pode ser uma das soluções para servidor ocupado no PUBG — Foto: Reprodução/Leandro Eduardo

Verifique os programas instalados

Determinados programas instalados no computador também podem provocar interferência no PUBG, que pode impedir o acesso e apresentar o aviso de “Servidores ocupados, tente novamente mais tarde”. Por exemplo, alguns antivírus podem impedir que o Steam receba atualizações, ou que servidores do Steam se conectem corretamente ao PC. Embora ajude na conexão aos servidores estrangeiros, uma VPN também pode inferir na Steam, fazendo com que o cliente da plataforma não consiga se conectar à rede principal.

Desintale ou desative programas que possam interferir com a Steam ou PUBG, como VPN e Antivírus — Foto: Reprodução/Leandro Eduardo

Via Saintlad, PUBG

Mais do TechTudo