Telefonia

Por Helito Beggiora, para o TechTudo


A Anatel lançou o aplicativo chamado Anatel Comparador que permite ao usuário comparar os preços dos serviços de telecomunicações. Ele está disponível para Android e iPhone (iOS). Clientes de todo o país podem visualizar planos de telefonia móvel, telefonia fixa, TV por assinatura e internet banda larga. Saiba como utilizá-lo no tutorial a seguir. O procedimento foi realizado em um Moto G7 Play com Android 10, mas as dicas também valem para o sistema da Apple.

Nos planos de celular, a ferramenta exibe informações como fidelização, formas de pagamento e apps inclusos no pacote, enquanto que na banda larga é possível descobrir a tecnologia de acesso (como fibra ótica ou cabo). Já a seção de TV detalha os canais inclusos. Todos os dados são fornecidos pelas operadoras. No entanto, o aplicativo não apresenta opções de combos, ou seja, pacotes que juntam serviços para baratear o custo final.

Saiba como usar o app Anatel Comprador de Ofertas — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Passo 1. Baixe e instale o app Anatel Comparador em seu celular. Ao abri-lo pela primeira vez, concorde com os termos de uso do aplicativo e pressione "Prosseguir". Em seguida, na aba "Município", escolha o seu estado e cidade e toque em "Selecionar".

Escolha a sua cidade — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. Voltando à aba de início, escolha o serviço desejado. Estão disponíveis telefonia móvel, telefonia fixa, TV por assinatura e internet banda larga. Os planos disponíveis serão exibidos em ordem crescente (do mais barato ao mais caro).

Visualizando planos disponíveis — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 3. Toque sobre um plano para obter mais informações. Em seguida, toque em "Mais Detalhes" para ver todos os detalhes da oferta, como modalidade, validade da promoção, benefícios e mais.

Acessando detalhes do plano — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 4. Para comparar até três planos, toque sobre o botão indicado e escolha os itens. Feito isso, toque em "Comparar" para exibir lado a lado os detalhes de cada plano.

Comprando planos disponíveis — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 5. Caso tenha interesse em algum plano, role a tela até o fim e localize a linha "Site da Oferta". Pressione o botão na coluna correspondente ao plano desejado para acessar o site da operadora e contratar o serviço.

Acessando site do plano — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 6. Voltando à tela de resultados, é possível alterar a ordem dos resultados para decrescente e usar filtros. Neste caso, escolha as opções desejadas e pressione "Filtrar" para atualizar a lista.

Filtrando resultados — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 7. Toque sobre o ícone da estrela para salvar os planos nos favoritos. Em seguida, para acessar os itens salvos, basta abrir a aba "Favoritos" no canto inferior direito da tela.

Acessando planos favoritos — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Celulares dobráveis: entenda a moda da indústria

Celulares dobráveis: entenda a moda da indústria

Mais do TechTudo