Produtividade

Por Helito Beggiora, para o TechTudo


Recuperar arquivos apagados do PC com Windows 10 é possível utilizando o Windows File Recovery. O aplicativo é a primeira ferramenta oficial da Microsoft para essa finalidade e é ideal para usuários que precisam restaurar fotos e documentos deletados por engano do HD, disco externo, cartão de memória ou pen drive. No entanto, o programa possui algumas limitações: foi desenvolvida para discos formatados em NTFS e funciona por meio de comandos que devem ser digitados no terminal do sistema, o que torna o aplicativo muito menos amigável se comparador outros programas do tipo.

Assim como outros softwares de recuperação, o Windows File Recovery deve ser usado o mais rápido possível para evitar que os dados apagados sejam sobrescritos e perdidos para sempre. A ferramenta permite escanear pastas específicas e filtrar os arquivos recuperados por tipo de extensão. No tutorial a seguir, confira como instalar e usar o Windows File Recovery para recuperar arquivos apagados no seu computador.

Saiba como usar o Windows File Recovery — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Veja também: Como programar um computador Windows para desligar sozinho

Como programar um computador Windows para desligar sozinho

Como programar um computador Windows para desligar sozinho

Passo 1. Acesse a página de download do Windows File Recovery (microsoft.com/pt-br/p/windows-file-recovery/9n26s50ln705) ou abra o app da Microsoft Store e pesquise pelo programa. Feito isso, clique em "Obter" e aguarde até que o aplicativo seja instalado no seu computador. A ferramenta é compatível com o Windows 10 May 2020 Update (versão 2004);

Instalando o Windows File Recovery — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. Após finalizar a instalação, acesse o menu Iniciar e abra o Windows File Recovery;

Abra o Windows File Recovery — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 3. Agora, autorize o Windows File Recovery a fazer alterações no seu computador;

Permita que o aplicativo faça alterações no PC — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 4. A ferramenta funciona por meio de comandos. Você deve primeiro acrescentar o comando "winfr" (sem aspas), seguido do disco em que os arquivos apagados estavam e a pasta de destino para o conteúdo recuperado. Caso queira, ao final, é possível adicionar complementos como filtro de localização para uma pasta específica e tipo de arquivo (extensão). Veja o exemplo: winfr C: D:\Recuperados /n Users\<nome>\Downloads\ /y:PDF,JPEG

Neste caso, o Windows File Recovery irá procurar por arquivos com a extensão PDF e JPEG (fotos) que foram apagados da pasta "Downloads", na sua pasta de usuário no disco C:, e salvar os arquivos recuperados na pasta "Recuperados", no drive D:.

Windows File Recovery funciona por meio de comandos no terminal — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 5. Por padrão, use o comando de sistema Master File Table (MFT) para encontrar arquivos apagados. Este modo funciona melhor quando o MFT e segmentos de arquivos (FRS) estão presentes. Além deste, também existem outros dois modos:

  • Modo segmento (/r): não requer MFT, mas exige segmentos – informações armazenadas no sistema de arquivos NTFS com dados como nome, data, tamanho e tipo de arquivo;
  • Modo assinatura (/x): requer apenas que os dados estejam presentes e pesquisa por tipos específicos de arquivos. No entanto, ele não é recomendado para arquivos pequenos e deve ser sempre usado em caso de discos externos, como pen drives e HDs externos.

Passo 6. Os arquivos recuperados serão armazenados em uma pasta chamada "Recovery", seguida pela data e hora da recuperação, dentro do diretório definido no comando.

Arquivos recuperados pelo Windows File Recovery — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Aproveite as dicas de como usar o Windows File Recovery para recuperar arquivos deletados no seu computador.

Via The Verge

Qual é o melhor sistema operacional? Descubra no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo