Celulares

Por Helito Beggiora, para o TechTudo


Tirar print no Galaxy A01 pode ser feito de forma simples e rápida. Assim como em outros celulares da Samsung, basta pressionar uma combinação de botões para que a imagem que é exibida no display seja capturada e salva na galeria de fotos. O recurso é útil para registrar e guardar algo ou compartilhar nas redes sociais e mensageiros, como o WhatsApp.

O procedimento a seguir foi realizado num smartphone rodando o Android 10, mas as dicas também valem para outras versões do sistema do Google. A Samsung lançou o Galaxy A01 em abril por R$ 1.099, mas ele teve redução significativa de preço e atualmente pode ser encontrado por valores na faixa de R$ 799.

Saiba como tirar print da tela do Galaxy A01 — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Passo 1. Pressione os botões de diminuir volume, na lateral esquerda, e de ligar/desligar, à direita. As teclas devem ser apertadas ao mesmo tempo e liberadas em seguida, de modo que a tela pisque.

Pressione os botões indicados para tirar print da tela — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Passo 2. O arquivo será salvo no acervo de fotos do celular. Para localizar os prints, abra o aplicativo Galeria. Nele, acesse a aba Imagens e, caso necessário, role a tela até o topo. Feito isso, toque sobre a miniatura da captura de tela para ampliá-la.

Localizando print na galeria de fotos — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 3. Toque sobre o ícone do lápis para editar a foto. Use as ferramentas na parte inferior da tela para recortar a imagem, aplicar filtros, adicionar figurinhas, escrever textos, fazer desenhos e ajustes. Após fazer as edições desejadas, toque em "Salvar".

Editando captura de tela — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 4. É possível enviar por um mensageiro como o WhatsApp, e-mail ou publicar nas redes sociais tocando sobre o botão de compartilhamento, no canto inferior direito da tela. No menu que aparece, basta selecionar o aplicativo desejado.

Compartilhando um print — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Veja quatro coisas que não devem ser feitas no Android

Mais do TechTudo