Battle Royale

Por Thomas Schulze, para o TechTudo


PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG) é um jogo do gênero Battle Royale e está disponível para download no PC, PlayStation 4 (PS4) e Xbox One, e em versão mobile para Android e iPhone (iOS). O game se destaca por ter combates e mecânicas mais realistas. Uma boa forma de vencer partidas é aprender a jogar bem como sniper. Pensando nisso, a equipe do game preparou uma lista com dicas para o TechTudo, que valem para todas as versões do jogo, inclusive as Lite. Confira a seguir.

Para sobreviver nos campos de batalha e conquistar muitas vitórias, é essencial ter ótimos reflexos e um bom domínio do cenário. Até por isso, saber como abater os inimigos de longe garante uma vantagem ímpar. Os melhores rifles do jogo podem até mesmo matar os inimigos com apenas um tiro, então não esqueça de equipar uma boa mira e continue lendo para conferir todas as dicas.

Evite disparar com seu rifle sniper até ter certeza de que tem tempo e espaço para dar dois tiros certeiros seguidos — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Atire na hora certa

Não é uma boa ideia desperdiçar seus tiros, já que eles podem denunciar a sua posição aos rivais. Quando for atirar, certifique-se de que tem a melhor chance possível para acertar um tiro certeiro e letal, sob pena de errar e ficar cercado por inimigos. Lembre-se que, quanto mais tempo passa na partida, maiores são as chances de outros jogadores terem se equipado com capacetes melhores. Na dúvida, espere até que os inimigos estejam em uma área mais aberta, de forma que possa acompanhá-los enquanto eles correm.

Seja imprevisível

Evite ficar parado em um só ponto dando consecutivos disparos. Caso contrário, com o tempo os seus inimigos podem notar o que está fazendo e você pode ser atingido. A melhor tática é alternar entre diferentes janelas e posições. Também vale a pena trocar de cobertura de tempos em tempos apenas para desnortear possíveis observadores. Se for necessário, lembre-se que é possível utilizar itens secundários como granadas de fumaça para criar rotas de fuga.

Quando encontrar um bom lugar para acampar e ficar de sniper, movimente-se entre diferentes janelas — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Estude o quão rápidos são os tiros e como funcionam as miras

Diferente de outros jogos mais casuais, em PUBG há um intrincado sistema de balística que tenta ser o mais realista possível, o que significa que todos os tiros disparados sofrem com velocidade e queda dependentes da distância. É preciso, então, praticar bastante com diferentes armamentos para identificar como eles funcionam.

Estude bem a velocidade dos tiros e como as balas caem dependendo da distância — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

Dependendo da distância do soldado rival, mesmo com a mira no centro de sua cabeça, é possível errar o disparo. Uma boa forma de treinar é observar o minimapa e memorizar como as balas se comportaram dependendo da distância. Vale ressaltar que, caso o inimigo esteja em movimento, é essencial mirar na sua posição futura, e não no seu local no momento do disparo.

Tenha em mente que as miras de 4x e 8x têm marcações diferentes. Normalmente, cada marca indica cerca de 100 metros a mais que a anterior, e o jogador deve manter o adversário no zero da arma, o que pode ser feito movendo o D-Pad dos consoles para cima e para baixo, ou usando as teclas Page Up e Page Down no computador.

Vale a pena testar diferentes tipos de mira até encontrar a sua favorita — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

Estude os profissionais e capriche nos treinamentos

Quando tiver tempo, acompanhe a Twitct TV e demais plataformas de streaming, já que PUBG tem uma forte cena nos esports. Essa é uma dica importante para os jogos online da atualidade, e no PUBG é especialmente útil ver como os atletas e streamers calibram suas miras. A maioria dos influenciadores ajuda os seguidores e interage no chat.

Também é importante exercitar no modo de treino a partir do menu inicial, pois lá é possível se familiarizar com as armas sem a pressão de precisar lidar com a constante ameaça de outros jogadores online. Por fim, lembre-se que ficar abaixado ou deitado facilita bastante o controle da mira, e que dá para pressionar o analógico direito (consoles) ou apertar shift (computador) para segurar a respiração e dar tiros ainda mais precisos.

Fique de olho nos principais torneios e streamers do jogo para aprender vendo os melhores em ação! — Foto: Reprodução/Thomas Schulze

Quer jogar crossplay no PUBG? Veja como no fórum do TechTudo!

Mais do TechTudo