Streaming

Por Leandro Eduardo, para o TechTudo


A Twitch TV é uma plataforma de lives de jogos disponível em versão web para PC e em app para download em celulares Android e iPhone (iOS). Ao tentar assistir aos vídeos ao vivo de seus streamers favoritos, alguns espectadores podem se deparar com travamentos ou lentidão no carregamento do vídeo. O problema pode ter relação com o navegador, falha na conexão da Internet e até mesmo firewall. Veja, a seguir, como corrigir travamentos na Twitch TV. Vale salientar que em dispositivos mobile as dicas abaixo podem não funcionar.

Twitch TV pode apresentar travamentos nas lives devido navegador, conexão e também roteador — Foto: Divulgação/Twitch

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Verifique a conexão de Internet

Ter uma boa conexão de Internet é fundamental para reproduzir as lives sem travar na Twitch TV. Mas, na maioria das vezes, a Internet é a principal culpada por esses problemas na plataforma de transmissão. Por isso, é essencial verificar se a operadora de Internet está entregando a velocidade de banda larga contratada.

A velocidade da Internet pode conferida em velocímetros da RJNET, Copel ou Anatel. Caso esteja lenta, é indicado usar conexão com fio ethernet ou desconectar outros dispositivos que estejam consumindo a mesma rede para reverter o problema.

Velocímetros, como Copel e RJNET, permitem verificar a conexão a internet — Foto: Reprodução/Leandro Eduardo

Mude o navegador

O navegador também pode ser o responsável pelos travamentos de lives na Twitch TV. A solução rápida é optar por outros navegadores bem populares, como Microsoft Edge, Safari, Firefox e Opera. Além desses, também existem alternativas menos conhecidas, como Dolphin Browser, Aurora Browser e Comodo Dragon. É indicado verificar se há uma atualização existente para o navegador antes de fazer alterações.

Vale salientar que o Google Chrome não é uma boa alternativa para uso da Twitch TV. O navegador do Google é responsável pela ocupação de boa parte da memória do computador e, consequentemente, afeta o carregamento da lives na plataforma. Ele também pode apresentar a falha "Error 2000 Twitch, que é causada pela falta de conexão de rede segura.

Alternar de navegador pode ser a solução para travamentos na Twitch TV — Foto: Reprodução/Leandro Eduardo

Verifique as configurações do firewall

O firewall funciona como filtro e bloqueador de conteúdo malicioso em computadores conectados em rede, seja Internet ou LAN. No entanto, esse recurso pode conflitar com a Twitch TV e, em consequência, ocasionar travamentos na reprodução dos vídeos. Nesse caso, os espectadores devem desativar o firewall no computador e averiguar se a plataforma retorna sem “engasgos” nas reproduções das streams

O recurso pode ser desativado na seção “Windows Defender Firewall” em “Ativar ou Desativar o Windows Defender Firewall” no Windows 10. Vale salientar que é importante reativar o firewall após terminar de assistir as lives na Twitch TV para manter o computador seguro.

Ativar ou desativar o Firewall pode ser feita na seção "Windows Defender Firewall" — Foto: Reprodução/Leandro Eduardo

Use VPN

A localização também pode ser a responsável pelos travamentos na Twitch. A solução pode ser o uso de VPN no computador. Existem diversas extensões com VPN desenvolvida exclusivamente para navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome, como Hola VPN Grátis e VPN Unlimited.

Essas extensões são gratuitas e podem ser ativadas ou desativadas a qualquer momento. A grande vantagem é selecionar diversos locais em todo mundo com proteção de tráfego e privacidade. Vale lembrar que a VPN também pode ser a causadora dos engasgos na plataforma de lives, caso já tenha instalada no computador.

O Hola VPN Grátis está disponível como extensão gratuitamente no Mozila Firefox e Google Chrome — Foto: Reprodução/Leandro Eduardo

Reset o roteador

Outra dica rápida para desfazer os travamentos da Twitch TV é resetar o roteador de Internet da sua residência. A reinicialização pode ser feita apertando com agulha o local indicado na parte traseira do roteador, ou desligando e ligando na tomada. É importante ter em mente que em alguns aparelhos será necessário reconfigurar com todas as informações de redes. Após executar a reinicialização, acesse a Twitch e tente assistir novamente à live.

Roteadores com QoS contam com tecnologia que prioriza conexão parar o que é mais importante — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo

Mais do TechTudo