Redes sociais

Por Helito Beggiora, para o TechTudo


O Google Assistente agora permite enviar mensagens de voz pelo WhatsApp no Android. Antes, era possível mandar apenas mensagens de texto usando o assistente virtual do Google. A novidade permite ao usuário enviar áudios pelo mensageiro mais popular do Brasil sem precisar tocar no celular nem abrir o WhatsApp, algo que pode ser útil em diversas situações, como ao dirigir ou quando se está com as mãos sujas.

No tutorial a seguir, confira como enviar mensagens de voz no WhatsApp usando o Google Assistente. O procedimento foi realizado em um Moto G7 Play com Android 10, mas as dicas também valem para outros smartphones com o sistema do Google. O recurso, no momento, não está disponível para usuários de iPhone (iOS).

Google Assistente agora permite enviar mensagens de voz no WhatsApp — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como enviar mensagem de voz no WhatsApp pelo Google Assistente

Passo 1. Abra o Google Assistente com o comando "OK Google" e diga algo como: "envie uma mensagem de voz/áudio no WhatsApp para [nome do contato] dizendo [sua frase]". Feito isso, se quiser, pressione o botão de play para escutar se a mensagem foi gravada corretamente, e confira se o contato certo foi selecionado;

Enviando mensagem de voz no WhatsApp pelo Google Assistente — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. O assistente virtual vai perguntar se você quer enviar ou alterar. Responda "Enviar" para mandar o áudio no WhatsApp. A ação também é possível tocando em "Confirmar". Por fim, se quiser, você pode tocar em "Abrir WhatsApp" para acessar o mensageiro e fechar o Google Assistente.

Enviando mensagem de voz do WhatsApp pelo Google Assistente — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Pronto! Aproveite as dicas para enviar mensagens de voz pelo WhatsApp pelo Google Assistente, sem precisar tocar no celular.

Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software

Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software

Google Assistente supera a Siri, do iPhone? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo