Backup

Por Clara Fabro, para o TechTudo


O Google One, serviço de armazenamento na nuvem do Google, ganhou na última semana o recurso backup grátis para celulares Android e iPhone (iOS). A ferramenta, antes disponível apenas para assinantes do plano pago, salva dados do smartphone, como mensagens, vídeos e fotos, na nuvem, o que garante praticidade ao recuperar informações que seriam perdidas com a troca de celular, por exemplo.

O Google One oferece 15 GB de armazenamento gratuito para usuários da conta pessoal do Google, e o aplicativo permite escolher quais informações salvar na nuvem, além de gerenciar o armazenamento do Google Fotos, Drive e Gmail. As novidades estão disponíveis na atualização mais recente do Google One na Play Store, e o aplicativo para iPhone deve ser lançado na App Store "em breve". Confira, no tutorial abaixo, como gerenciar o armazenamento gratuito disponível e como fazer backup de arquivos do celular no Google One.

Google One faz backup de fotos e contatos no celular de graça — Foto: Clara Fabro/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como fazer o backup do celular com o Google One

Passo 1. Baixe o Google One no seu celular. Abra o app, toque sobre "Começar" para acessar a página inicial do aplicativo e, em seguida, escolha a opção "Configurar o backup de dados";

Acesse as configurações de backup para selecionar os dados que serão salvos na nuvem — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Passo 2. Selecione as pastas em que deseja realizar o backup, assinalando sobre o desenho de interruptor no lado direito para ativar ou desativar a opção;

Selecione as opções de backup que desejar e toque sobre "Fazer backup agora" — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Passo 3. Toque sobre "Fazer backup agora" e acompanhe o progresso do backup pela notificação do app;

Você pode acompanhar o progresso do backup através na notificação do app — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Pronto! Quando a notificação desaparecer, o backup dos dados do dispositivo, fotos, vídeos e mensagens multimídia estará completo e você poderá gerenciar as informações salvas na nuvem na aba "Armazenamento" no app.

Via Google

Como mover aplicativos do celular Android para o cartão de memória

Como mover aplicativos do celular Android para o cartão de memória

Mais do TechTudo