Telefonia

Por Caroline Parreiras, para o TechTudo


A velocidade da internet fixa ou móvel pode ser medida por meio de diferentes sites e aplicativos para celular. O Brasil Banda Larga, por exemplo, é um teste gratuito da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Entidade Aferidora da Qualidade da Banda Larga (EAQ) que revela diferentes dados técnicos como velocidade de download e upload. Confira a seguir o passo a passo para saber a velocidade da internet e entenda o que significam os dados que aparecem nos resultados.

O tutorial a seguir foi realizado no browser Chrome e no Galaxy S10 Plus (Samsung) com Android 10, mas a ferramenta também pode ser acessada por meio de outros navegadores de internet ou por aplicativo para celulares iPhone (iOS) e Android.

Tutorial ensina a medir qualidade da internet e a verificar dados de velocímetro — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Pelo computador

Passo 1. Acesse o site Brasil Banda Larga (www.brasilbandalarga.com.br/bbl).

Acesse o site da Brasil Banda Larga para verificar a qualidade da sua conexão — Foto: Reprodução/Brasil Banda Larga

Passo 2. Confira os pré-requisitos e orientações para fazer o teste de forma precisa.

Saiba os pré-requisitos para fazer o teste — Foto: Reprodução/Brasil Banda Larga

Passo 3. Role a página, clique em “Iniciar Teste” e aguarde até que ele seja finalizado.

Faça o teste para obter os indicadores de qualidade da sua internet — Foto: Reprodução/Brasil Banda Larga

Passo 4. Para conferir os resultados de testes já realizados, clique na aba “Histórico de Resultados” como indicado na imagem. Também é possível apagar as informações anteriores ou baixar o relatório em CSV.

Depois de fazer o teste, explore as demais opções da ferramental, como o histórico — Foto: Reprodução/Brasil Banda Larga

Passo 5. A ferramenta também disponibiliza a visualização da média dos indicadores na aba “Média de Resultados”.

A média dos resultados já realizados também fica salva — Foto: Reprodução/Brasil Banda Larga

Pelo aplicativo

Passo 1. Primeiro, é preciso baixar o aplicativo Brasil Banda Larga pela Google Play Store ou App Store. Depois, conecte o celular à rede que deseja medir a velocidade e abra o app para testar a conexão Wi-Fi ou móvel.

Conecte-se à rede que quer medir e abra o velocímetro — Foto: Reprodução/Caroline Parreiras

Passo 2. Caso seja o primeiro acesso, será preciso conceder permissões e aceitar os termos de uso.

Para usar o velocímetro será preciso aceitar os termos e conceder permissões — Foto: Reprodução/Caroline Parreiras

Passo 3. Em seguida, o velocímetro surgirá na tela. Toque no botão "Iniciar Teste" e aguarde os resultados.

Faça o teste e observe os resultados — Foto: Reprodução/Caroline Parreiras

Passo 4. No rodapé do app é possível acessar informações da aba “Resumo”. A seção mostra a média e o melhor resultado das medições já realizadas. Também é possível visualizar dados referentes a todas as redes, ou escolher entre Wi-Fi e internet móvel.

Aplicativo do velocímetro também mostra resumo de diferentes redes testadas. — Foto: Reprodução/Caroline Parreiras

Passo 5. Outra possibilidade é visualizar o histórico do velocímetro que aparece separado por rede e é bem útil para quem tem mais de um Wi-Fi, por exemplo. Esta opção também é dividida em “Todos”, “Wi-Fi” e “Móvel”.

Confira também o histórico com os resultados das redes em testes anteriores. — Foto: Reprodução/Caroline Parreiras

Saiba o que significam as informações dos testes

  • Download: É a principal informação do resultado do teste de velocidade da internet, pois é a referência do contrato das operadoras de banda larga. O dado é medido em Mb/s (Megabits por segundo, o famoso "mega") e indica o tempo que leva para fazer downloads, como baixar imagens e usar serviços de streaming.
  • Upload: É o contrário de download. Também medido em Mb/s, o upload é a velocidade de carregamento dos dados do terminal (computador ou celular) até o servidor, como na hora de enviar arquivos. Ele é o responsável pelo tempo que o usuário leva para subir documentos para a nuvem ou enviar vídeos, por exemplo. Assim como no caso do download, quanto maior o número, melhor.
  • Latência: Mede o tempo que os dados levam do servidor até o seu aparelho. Ou seja, quanto menos milissegundos levar, melhor. Em alguns velocímetros esse dado também pode aparecer como ping.
  • Jitter: É um resultado que deve ser o menor possível, pois mede a variação da latência em milissegundos.
  • Perda de pacote: Mostra quantos dados são perdidos no caminho entre o terminal e o servidor. O número também deve ser o menor possível.
  • Região Servidor: Esta é a localização do servidor do teste, ou seja, de onde é distribuída a conexão da sua prestadora de internet fixa ou móvel.
  • Região Teste: Este dado é referente à localização do IP público usado pela operadora de internet para prestar o serviço.

Veja dicas para organizar o celular

Mais do TechTudo