Jogos casuais

Por Carlos Palmeira, para o TechTudo


Among Us é um game multiplayer online e local que coloca um grupo de jogadores para descobrir quem é o impostor. Lançado em 2018, o jogo virou um fenômeno em 2020 e ultrapassou a marca de 100 milhões de downloads. Ele possui uma versão gratuita para celulares Android e iPhone (iOS) e outra versão paga para PC (Steam). Além de uma boa dose de colaboração entre os jogadores, o título exige atenção para que o infiltrado seja descoberto.

Enquanto a missão dos tripulantes é sobreviver e realizar as tarefas, o impostor precisa sabotar a nave e matar as outras pessoas da forma mais discreta possível. Apesar da boa capacidade de disfarce de alguns players, vários comportamentos podem denunciá-los. Veja, a seguir, dicas para saber quem é o impostor no Among Us.

Among Us é um jogo que possui multiplayer online e local — Foto: Divulgação/InnerSloth

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Jogadores próximos de corpos são suspeitos

Esse é, com certeza, um dos principais indícios de que um jogador é um impostor. Apesar de parecer lógico, é importante lembrar desta dica. É muito comum que as pessoas não prestem atenção na movimentação das outras e acabem não percebendo que alguém acabou de sair de uma sala que possui um corpo morto, por exemplo.

A proximidade de um jogador a alguém que foi morto é um indicativo de que ele pode ser o impostor, principalmente se essa pessoa próxima não reportou a morte. É importante saber, porém, que nem sempre essa situação é uma prova de que o jogador é um infiltrado. Caso esse cenário se apresente, esse jogador que viu um morto e não reportou deve ter seus movimentos acompanhados de maneira mais atenta.

Em Among Us, estar perto de corpos é sempre uma situação suspeita — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Mantenha os jogadores no seu radar

O momento da reunião do grupo, seja por uma morte reportada ou um encontro de emergência, é o mais tumultuado do jogo. Para afastar a possibilidade de acharem que você é um impostor, você deve contar sobre o que estava fazendo e por onde estava andando. Além de saber informar sobre a sua atividade, é importante saber sobre o comportamento dos outros.

Para isso, uma dica valiosa é prestar bastante atenção nos jogadores que estão próximos ou que passaram por você. Além de conseguir saber se alguém está mentindo na hora da reunião, você também terá mais noção do que está acontecendo na nave. Para manter essa percepção do posicionamento é essencial utilizar o mapa.

Ter uma noção sobre os outros jogadores é importante em Among Us — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Aprenda o máximo sobre todas as tarefas

Conhecimento é poder em Among Us. Por causa disso, um dos aspectos que mais é preciso aprender é sobre as tarefas. Mesmo elas sendo simples, conhecer e saber os locais onde elas são realizadas podem ser fatores definidores para pegar um impostor no pulo. Saber a duração e os passos de uma tarefa podem servir como um instrumento de interrogatório de um suspeito, caso ele diga que estava desempenhando alguma atividade na nave.

As atividades em Among Us são simples de executar — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Impostores sempre tentem deixar jogadores sozinhos

Assim como em outros jogos em que há infiltrados, andar em grupos e ficar perto dos suspeitos é uma boa forma de vencer. Em Among Us, o impostor não gosta de ficar sendo observado. Além disso, para conseguir matar suas vítimas ele sempre tentará ficar perto de pessoas sozinhas e distante dos grupos. Justamente por causa dessas características, uma forma de se safar de um suspeito é correr para próximo de outras pessoas. Caso alguém esteja seguindo você ou outro jogador de forma insistente, é importante ficar atento para verificar se será necessário chamar uma reunião de emergência para alertar todo mundo.

Os impostores em Among Us geralmente não andam em grupo — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Fique de olho em pessoas que se perdem pelo cenário

Jogadores que não são impostores têm medo o tempo todo e normalmente calculam os lugares para onde vão e evitam ficar sozinhos com somente uma pessoa. Por não poderem ser mortos, os infiltrados não têm esse receio. Por causa disso, é preciso ficar atento às pessoas que estão andando de maneira destemida pelo cenário, já que é possível pensar que este é alguém executando um plano.

Ao acompanhar esse tipo de jogador suspeito, é importante tomar cuidado para não ser atraído para uma armadilha. Se o impostor souber que você está desconfiado e ainda não contou para todos, ele pode arranjar uma forma de te matar e consequentemente te calar.

É importante tomar cuidado para não ser atraído para armadilhas em Among Us — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Impostores ficam entediados mais facilmente

Todos os jogadores, exceto o impostor, recebem uma lista de tarefas para realizar no início da partida. Para colocar os comandos na nave em ordem, os jogadores ficam se movimentando no cenário e entrando nas salas para realizar as atividades. Neste momento, você verá os bonecos parados em algum setor. É importante levar essa informação em consideração assim que você ver alguém entrar em uma sala cheia de pessoas, ficar parado por poucos segundos e sair.

Como o impostor não precisa realizar tarefas e evita matar na presença de outros, ele costuma não ter paciência para ficar parado em um local fingindo que está desempenhando algo. Sabendo disso, fique atento em quem permanecer períodos curtos demais em um lugar para a realização de uma tarefa. Provavelmente ele foi até o local para matar, mas como encontrou muita gente, resolveu simular uma situação para sair de lá o mais rápido possível.

Os impostores em Among Us geralmente não têm paciência para ficar fingindo — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Atente aos jogadores que estão se movendo muito rápido

Em algumas situações, para encontrar o impostor, é preciso ficar atento aos movimentos de um suspeito. Às vezes, no meio desse acompanhamento, o jogador simplesmente desaparece em um trecho e reaparece em um ponto mais distante do seu caminho. Caso você tenha passado por um duto de ventilação, a chance desse indivíduo ser mesmo um impostor é alta.

Mesmo você não tendo visto o movimento de entrada no duto, é bastante provável que essa pessoa que sumiu do nada é a impostora. Todos os bonecos em Among Us têm a mesma velocidade. Por isso, simplesmente não é normal perder de vista alguém que está sendo acompanhando pelos cenários.

Apesar de poder ser alterada, todos os personagens possuem a mesma velocidade em Among Us — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Fique atento à barra de tarefas

Como dito anteriormente, uma das formas de manipulação do impostor é fingir que está fazendo tarefas em uma sala com outras pessoas. Contudo, há outra possibilidade de pegar um suspeito no pulo. A barra de tarefas no canto superior esquerdo da tela se enche mais um pouco a cada tarefa concluída de um membro da tripulação. Caso você veja um suspeito em uma sala fingindo que sua atividade foi concluída, a barra pode denunciar a mentira.

Caso ela não tenha aumentado após a suposta finalização da tarefa, você pode estar diante de um infiltrado. É importante salientar que nem sempre esse será um indicativo, já que outra pessoa pode concluir a tarefa de verdade ao mesmo tempo do suspeito. Apesar disso, essa é uma boa dica para se manter atento sempre que possível.

É essencial manter a atenção na barra de tarefas em Among Us — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Se esconda e espere o momento certo para agir

Em Among Us, não é preciso ser o impostor para se esconder e agir à espreita. Existem locais no game em que é possível se esconder atrás de objetos e ficar quase invisível. Esse é o caso da antena na sala de comunicação. Se acobertar dessa forma pode ser útil tanto para fugir de um suposto impostor ou até mesmo para tentar pegar esse infiltrado no ato. Apesar dessa segunda situação poder custar a vida de um jogador, ela é importante para garantir uma vitória para o time.

É possível usar as mesmas táticas dos impostores para pegá-los em Among Us — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Filtre as informações confiáveis

Apesar de ser importante prestar atenção em todos esses fatores citados, também é muito relevante lembrar que na maioria das vezes eles não definem de forma clara se alguém é um impostor. No caso de jogadores próximos de corpos, por exemplo, a situação pode ter sido justamente armada pelo impostor enquanto a outra pessoa terminava uma tarefa. Por isso, mesmo que qualquer evidência dessa se apresente, é preciso pensar com calma em todo o contexto e avaliar se a denúncia é mesmo válida.

Ainda é essencial lembrar que situações como o reporte de um corpo, consertar uma sabotagem e acusar o verdadeiro impostor de ser um impostor não garantem que o culpado será encontrado. Afinal, simplesmente qualquer jogador, incluindo o infiltrado, pode realizar essas ações.

A cooperação e a atenção nos detalhes são importantes para vencer em Among Us — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Para garantir uma vitória, é preponderante ficar atento ao comportamento dos outros jogadores e analisar padrões. Caso você esteja jogando com amigos, use o seu conhecimento prévio sobre a conduta deles a seu favor. Acima de tudo, também confie nos seus instintos. Por mais profissional que seja um impostor, ele sempre terá um deslize que deixará indícios de que ele não está jogando junto da maioria do grupo.

Via Gamespot

Xbox Series S: Microsoft confirma preço e design do novo console

Xbox Series S: Microsoft confirma preço e design do novo console

Mais do TechTudo