Máquinas de cartão

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Receber pagamentos via Pix em uma maquininha do C6 Bank já é possível no Brasil. Os modelos C6 Pay do banco digital trazem a nova modalidade de pagamentos e transferência digital de valores para facilitar o dia a dia das vendas. O processo é simples e envolve selecionar o Pix como forma de pagamento, gerar um QR Code que deve ser lido pelo cliente e aguardar a confirmação da operação. No caso dos clientes, basta ter uma chave Pix registrada no aplicativo e selecionar a leitura de QR Code para realizar a compra.

Vale lembrar que, além das maquininhas da marca, modelos de outros fornecedores, como PagSeguro, Mecado Pago e Cielo também já oferecem suporte à modalidade. Confira a seguir o passo a passo de como selecionar o Pix como forma de pagamento em uma maquininha C6 Pay e receber o dinheiro da venda de forma rápida. O guia foi feito com a maquininha C6 Pay Smart, e o processo pode variar um pouco nas C6 Pay SuperMini e C6 Pay Essencial.

Modalidade de pagamento via Pix será oferecida de forma gratuita por três meses para quem usa C6Pay com conta do C6 Bank — Foto: Divulgação/C6 Bank/Wanezza Soare

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

No processo para maquininhas do C6 Bank, o comerciante ou Pessoa Jurídica deve cadastrar as chamadas chaves aleatórias, conjunto alfanumérico de caracteres que identifica o usuário na rede e que são emitidos pelo Banco Central. Essas chaves são utilizadas para direcionar os valores no momento de um pagamento. Cada conta de PJ tem direito ao cadastro de 20 dessas chaves.

O dinheiro transferido de forma digital fica disponível na conta do lojista no C6 Bank, acessível atualmente pelo serviço de web banking da plataforma. Entretanto, o banco já confirmou planos de novas atualizações que permitirão o acesso às contas de pessoas jurídicas por meio também do app para celulares – a exemplo do que clientes registrados como Pessoas Físicas já fazem.

O banco promete gratuidade nos três primeiros meses de uso da maquininha C6 Pay para comerciantes que recebem valores diretamente em contas abertas no C6 Bank. A partir do quarto mês, serão apenas 100 pagamentos via Pix sem nenhum tipo de taxa: após esse limite, o banco cobrará R$ 0,15 por transação na modalidade.

Para quem já tem maquina C6 Pay, a gratuidade vai até 16 de fevereiro. Para novos clientes, o prazo de três meses começa a contar na contratação do equipamento e serviço – lembrando que a gratuidade só vale para quem receber em uma conta C6 Bank.

Como receber pagamentos via Pix na maquininha C6 Pay

Passo 1: Na tela principal, digite o valor da venda e confirme no botão verde;

Insira o valor que deseja cobrar pela venda e confirme em "Vender" — Foto: Divulgação/C6 Bank/Wanezza Soare

Passo 2: Na tela seguinte, você terá a opção de selecionar o método de pagamento. Para que seu cliente pague via Pix, basta selecionar a opção “Pix C6 Bank”;

Para cobrar via Pix, basta escolher a opção correspondente — Foto: Divulgação/C6 Bank/Wanezza Soare

Passo 3: A máquina irá gerar automaticamente um QR Code com a sua chave aleatória;

A C6 Pay irá gerar sozinha um QR-Code para que seu cliente faça o pagamento — Foto: Divulgação/C6 Bank/Wanezza Soare

Passo 4: Apresente o QR Code ao cliente para que ele faça a leitura via smartphone e confirme a transferência do valor;

Cliente deve ler o QR-Code e confirmar os dados de pagamento — Foto: Divulgação/C6 Bank/Wanezza Soare

Passo 5: Com a leitura do código realizada, cabe ao comprador conferir os dados da compra e confirmar o pagamento. Assim que confirmado, a C6Pay já deve registrar a transação como aprovada.

Com a confirmação do pagamento, a C6Pay deve acusar o recebimento do valor e liberar a impressão de comprovante — Foto: Divulgação/C6 Bank/Wanezza Soare

Renda extra na Internet: veja formas de ganhar dinheiro online

Renda extra na Internet: veja formas de ganhar dinheiro online

Qual é a melhor placa de vídeo barata? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo