Produtividade

Por Laura Carta, para o TechTudo


O Pix já está funcionando para clientes do banco Santander. O novo método de pagamento é gratuito, funciona 24h e permite realizar transferências pelo celular Android e iPhone (iOS) de forma instantânea, independentemente da instituição financeira. Para fazer um Pix, é necessário cadastrar uma chave no Santander: dado é vinculado à conta no banco e serve como identificação do correntista. É possível cadastrar o Pix usando o CPF, e-mail ou número de celular. Pessoas físicas podem criar até cinco chaves, enquanto pessoas jurídicas possuem um limite de vinte.

Confira no tutorial a seguir como transferir dinheiro pelo Pix no Santander. É importante lembrar que transações por aplicativo exigem que o ID Santander esteja funcionando corretamente em seu telefone, sendo previamente cadastrado em um caixa automático.

Como funciona o Pix no Santander? Confira como fazer uma transferência pelo Pix — Foto: Laura Carta/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Pix no Santander: como fazer cadastro de chaves

Passo 1. Abra o aplicativo do Santander e toque no campo "Pix". Role a tela para baixo até encontrar a opção "Minhas chaves";

Acesse o campo "Pix" no aplicativo do banco — Foto: Reprodução/Laura Carta

Passo 2. Acesse a opção "Associar novo dado". As chaves já relacionadas com sua conta são exibidas na parte superior da tela. É possível transferi-las para outra instituição financeira pedindo portabilidade no aplicativo. Escolha o dado de sua preferência e toque em "Continuar";

É possível cadastrar chaves com seu CPF, e-mail, número de celular ou código aleatório — Foto: Reprodução/Laura Carta

Passo 3. Valide a chave inserindo o código de segurança enviado para o e-mail ou número de celular correspondente. No caso do cadastro de celular, o código é enviado por SMS em até 60 segundos. Confirme os dados de sua conta. É possível excluir e criar novas chaves no próprio aplicativo do banco.

O processo de cadastro solicita confirmação por SMS ou e-mail — Foto: Reprodução/Laura Carta

Como transferir pelo Pix no Santander

Passo 1. Na tela inicial do aplicativo, acesse o campo "Pix". Para fazer uma transferência, navegue até a seção "Pix";

Acesse a opção "Pix" na página inicial do app para utilizar o Pix — Foto: Reprodução/Laura Carta

Passo 2. Encontre o contato de sua preferência. Caso a operação seja para uma nova titularidade, a opção "Pagar para novo contato" deve ser utilizada. Defina o valor a pagar. O número e saldo restante na conta serão exibidos antes da confirmação. Assim como nas demais operações pelo aplicativo, também existe a opção de agendar o pagamento para mais tarde;

Contatos ficam salvos no aplicativo — Foto: Reprodução/Laura Carta

Passo 3. Revise os dados de pagamento. É importante conferir se o valor, data e conta de destino estão corretos. Se necessário, salve ou compartilhe seu comprovante. A transação está completa e deve ser efetuada em poucos segundos.

Comprovante é exibido ao final da operação — Foto: Reprodução/Laura Carta

Está feito! A nova modalidade de pagamento já está configurada e pronta para ser usada gratuitamente, a qualquer dia e horário.

Como pagar contas e boletos pelo celular? Veja aplicativos

Como pagar contas e boletos pelo celular? Veja aplicativos

Mais do TechTudo