Jogos de aventura

Por Tais Carvalho, para o Techtudo


Valheim é o novo jogo de sucesso do Steam, com mais de 2 milhões de cópias vendidas e 40 mil análises "Extremamente positivas". Disponível em acesso antecipado para PC, o game traz uma aventura viking no mundo dos mortos. Cercado por criaturas místicas, o jogador deve sobreviver em um mapa procedural, em gameplay single ou multiplayer. Confira, a seguir, um guia de como jogar Valheim, com dicas para iniciantes mandarem bem no título.

Como jogar Valheim e dicas para mandar bem — Foto: Divulgação/Steam

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Comida é sinônimo de vida

Vida e comida andam de mãos dadas em Valheim. Embora comer não seja exatamente uma demanda para sobreviver nesse jogo (já que, nele, não é possível morrer de fome), a ação ainda é importante para sua estamina e HP. Com o estômago cheio, além de se recuperar de danos, você aumenta sua capacidade de vida por um tempo.

Em Valheim, o viking pode comer até três tipos de alimento por vez — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

O seu viking pode comer até três tipos de alimento por vez, e sua duração e seus efeitos aparecem em um pequeno menu no canto inferior esquerdo da tela. Aproveite os benefícios de uma dieta balanceada, combinando carnes e verduras, e mantenha, também, um estoque de comida no seu inventário.

Para cozinhar em Valheim, construa uma fogueira e depois uma bancada de cozinha — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

Para cozinhar carnes, construa uma fogueira com uma bancada de cozinha em cima. Depois, basta adicionar os itens ao fogo. No entanto, recomendamos que você preste atenção no som. Quando você ouvir um estalo, a carne está pronta. Caso esqueça a comida no fogo, seu alimento queimará.

2. Equilibre sua energia

A estamina é o segundo status mais importante em Valheim, já que é com ela que você irá lutar, caçar e realizar praticamente todas as atividades no jogo. Contudo, porque tem uma recuperação mais lenta, é importante equilibrar suas ações – especialmente em combate. Não entre em lutas quando sua barra de vigor estiver baixa. Da mesma forma, não deixe que ela se esgote em meio a um grupo de inimigos. Vale dizer que, para recuperá-la mais rapidamente, é primordial manter o estômago do seu personagem cheio.

Em Valheim, a barra de vigor mostra quanta energia o personagem tem para realizar atividades — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

3. A prática leva a perfeição

Valheim é um pouco diferente dos outros jogos de sobrevivência, em que o usuário pode distribuir pontos e comprar habilidades. Aqui, é a prática que leva à perfeição. Para melhorar o seu personagem, basta repetir ações, o que acontece naturalmente. Caso um brilho amarelo saia do seu viking ao pular, correr, cortar madeira ou caçar, significa que você recebeu pontos de experiência ou subiu de nível em uma de suas habilidades.

Suas habilidades aumentam com a prática em Valheim — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

4. Construa uma base

A melhor maneira de se proteger de inimigos é construindo um abrigo. O sistema de construção em Valheim em geral é bem simples, mas possui pontos-chave importantes. Antes de tudo, para ter uma base, você precisará de madeira e pedras. Com esses materiais, faça um martelo, que será sua ferramenta de construção. Depois, colete mais itens para criar uma bancada, já que só é possível montar a base ao redor dela. Sua casa deverá ter chão, paredes, telhado e, claro, uma porta, para impedir que as criaturas entrem.

Em Valheim, você pode construir um abrigo do zero ou reparar um local abandonado — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

As construções têm um nível de estabilidade. Com o martelo em mãos, aponte para uma das estruturas para verificar o quão estável ela está. Esse nível é apresentado em cores, sendo azul o mais estável, seguido pelo verde escuro, verde claro, laranja e, finalmente, pelo vermelho, que é o mais instável de todos.

As cores representam os níveis de estabilidade das construções em Valheim — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

Uma dica é usar a enxada, ferramenta útil para estabilizar o nível do chão antes de construir. Lembre-se de tentar manter a estabilidade, pois as estruturas têm nível de vida e durabilidade, sendo danificadas pela chuva e por outros eventos. Além de montar estruturas, o martelo também pode ser usado para reparar ou demolir suas construções. A base não serve apenas para guardar itens ou sua bancada. Com ela, o personagem também se mantém protegido do clima frio, fator que reduz a sua regeneração de vigor.

Use a bancada para fabricar itens como armas, escudos e para fazer upgrades — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

Para fazer outros objetos, como armas, equipamentos de proteção e caça, use a bancada, que também precisa do martelo para ser construída. Na aba "Produção", faça um cepo e suporte perto da bancada, pois os dois são upgrades para desbloquear novos itens para fabricação.

5. Explore diferentes biomas

Em Valheim, os mapas são gerados de maneira procedural e, portanto, são maiores do que você imagina. Além disso, o mundo é dividido em diferentes biomas, cada um com seus próprios materiais e espécies. Você deve explorar diferentes habitats para conseguir recursos necessários para criar novos itens, armas e construções.

Valheim tem um mapa extenso em com diferentes biomas — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

Vale atentar ao mini mapa, que é bastante útil para se guiar. Com ele, o jogador pode conferir a direção do vento para velejar, além de usar ícone para marcar sua base ou lugares importantes e ver a localização dos chefes.

6. Entenda o combate

O sistema de combate de Valheim é bem simples: o personagem pode atacar, se defender, pular, se esquivar e contra-atacar. O último é a melhor opção se seu objetivo é causar dano. No entanto, vale dizer: ele não é tão fácil de ser realizado. Para contra-atacar, o jogador deve se defender no exato momento em que o inimigo iniciar seu golpe. Desta forma, seu ataque terá o dobro de dano. Além dos golpes, o usuário conta com algumas opções de armas, que vão de lanças a arcos, para caçar animais e enfrentar inimigos.

O sistema de combate em Valheim é simples, mas tem seus pontos chave — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

Caso a investida não dê certo, o viking encontrará a morte e perderá os itens do seu inventário. Contudo, não se preocupe: quando o personagem morre, um marcador aparece no mapa mostrando a localização da sua lápide. Com isso, você poderá ir até o ponto de falecimento para recuperar os seus pertences.

Um ataque mal sucedido resultará em morte, mas o jogador pode recuperar itens em sua lápide — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

Valheim não é apenas um jogo de explorar mapas. Um dos objetivos consiste em invocar e caçar criaturas lendárias que habitam os diferentes biomas do game. Eles são uma espécie de chefões do jogo, que, ao serem derrotados, concedem poderes especiais ao jogador. Como é de se esperar, as lutas não são nada fáceis. Saber se esquivar na hora certa e ter boas armas são essenciais para garantir uma vitória.

Derrotar criaturas lendárias é um dos objetivos em Valheim — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

Antes de poder enfrentá-los, o jogador precisa invocar as criaturas em seus respectivos altares. Por isso, vá até o altar principal de quatro pedras, que é o primeiro a aparecer no mapa. Clique na pedra em vermelho e selecione "Registrar Local", para marcar a localização da oferenda no mapa. O próprio local te dará dicas do item para chamar o chefão. Para invocar Eikthyr, por exemplo, a pedra diz ao gamer para caçar a família do ser lendário – ou seja, cervos (deer). Ao derrotá-los, volte até o altar e prenda a cabeça do chefe no gancho para liberar seu poder.

Prenda a cabeça da criatura lendária no altar para receber seus poderes — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

6. Aproveite o multiplayer

Em Valheim, o jogador não precisa enfrentar as lendas nórdicas sozinho. O jogo tem suporte para multiplayer online, e é possível chamar até 10 jogadores para explorar o mesmo mapa com você. O recomendado, no entanto, é até cinco usuários. Seu modo cooperativo não é apenas divertido, mas também facilita a exploração e a sobrevivência. Jogando no modo co-op, não se esqueça de abrir o mapa e marcar a opção "Visível para outros jogadores", para que seus amigos consigam te encontrar.

Marque essa opção para que outros jogadores possam te ver no mapa em Valheim — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

Dicas para iniciantes

  • Cuidado quando estiver cortando árvores. Ao pegar madeira, os troncos podem cair em cima de você, causando dano e até mesmo morte;
  • Construa múltiplas bancadas de cozinha em cima da fogueira. Desse jeito, você não precisa ficar limitado a cozinhar duas carnes por vez;
  • Você terá que matar o primeiro chefe, Eikthyr, para fazer uma picareta. Use os seus chifres para produzir o item na bancada;
  • Coloque marcadores no mapa. É fácil se perder no gigantesco mundo de Valheim, portanto, use ícones para apontar a localização do seu acampamento ou biomas específicos que você queira explorar. Além dos marcadores, é possível dar nome aos lugares;
  • Conserte seus equipamentos ou faça upgrades usando a bancada.

Quais são os 10 melhores jogos na sua opinião? Comente no Fórum do TechTudo.

Cyberpunk 2077: coisas que você precisa saber no lançamento do jogo

Cyberpunk 2077: coisas que você precisa saber no lançamento do jogo

Mais do TechTudo