Celulares

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Google Find My Device – também chamado de Encontrar Meu Dispositivo – é um serviço que permite localizar celulares e tablets Android via internet. Útil em caso de perda ou roubo, o recurso permite acionar um alarme sonoro à distância, bloquear o telefone e enviar uma mensagem para tentar se comunicar com alguém que porventura tenha encontrado. Em circunstâncias extremas, o usuário pode apagar completamente o telefone para resguardar dados pessoais.

Veja a seguir como usar o localizador de dispositivos do Google em outro celular ou no computador. O procedimento foi realizado com um Galaxy S20 FE e um notebook Dell com Windows 10.

1. Como acessar o Google Find My Device

Celular

Abra o navegador e acesse a página do Google Find My Device (google.com/android/find). Caso seja o celular de um terceiro, o recomendado é acessar o site por meio do modo anônimo do navegador. Toque em “Fazer login” e insira e-mail e senha para avançar.

Faça login na conta Google vinculada ao celular perdido — Foto: Reprodução/Paulo Alves

PC

Passo 1. Abra o navegador do PC e acesse a página do Google Find My Device (google.com/android/find). Digite o e-mail de login para acessar a conta vinculada ao celular.

Acesse sua conta Google para acessar o Find My Device — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Digite a senha da conta.

Digite a senha da conta Google — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Como ver localização e IMEI

Celular

Na parte de baixo da tela, veja as informações básicas como o horário em que o celular se conectou à internet, assim como o nível de bateria. Toque no “i” para ver o IMEI do aparelho. Já no centro da página, toque no marcador para acessar a localização no Google Maps.

Veja horário, nível de bateria e posição do celular no mapa — Foto: Reprodução/Paulo Alves

PC

No canto superior esquerdo, confira o último horário em que o telefone se conectou e nível de bateria. Clique no “i” para visualizar o IMEI do celular e, à direita, confira o local exato em que o celular se encontrava na última conexão à internet.

Confira os dados básicos do celular, clique no "i" para ver o IMEI e veja a posição do aparelho no mapa — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Como ativar alerta sonoro

Celular

Toque na função “Play Sound” para fazer o celular emitir um alerta sonoro em máximo volume. Clique no botão abaixo para interromper o som.

Ative a função "Play Sound" para emitir um alerta sonoro no celular perdido — Foto: Reprodução/Paulo Alves

PC

Passo 1. Clique em “Play Sound” para ativar um alarme sonoro. O celular começará a tocar em máximo volume por cinco minutos.

Faça o celular emitir um alerta sonoro — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Para interromper, clique no botão “Stop Ringing” do Google Find My Device.

Clique no botão para interromper o som — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Como bloquear e exibir mensagem na tela

Celular

Já a função “Secure Device” bloqueia o celular imediatamente à distância. Em “Recovery Message”, digite uma mensagem para mostrar na tela do telefone, e em “Phone Number”, informe um telefone de contato para quem encontrar seu smartphone perdido.

Bloqueie o celular e exiba informações na tela — Foto: Reprodução/Paulo Alves

PC

Passo 1. Clique em “Secure Device.

Acesse a opção Secure Device — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Digite uma mensagem e um telefone de contato e clique no botão para bloquear o aparelho à distância.

Digite uma mensagem e um telefone de contato para mostrar no aparelho perdido — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Como apagar a memória do celular

Celular

Caso não seja mais possível recuperar o celular, o mais indicado é apagar a memória e resetar o celular remotamente. Clique em “Erase Device” e confirme na tela seguinte para restaurar o smartphone para as configurações de fábrica – todos os dados serão perdidos.

Apague a memória do celular remotamente — Foto: Reprodução/Paulo Alves

PC

Passo 1. Vá em “Erase Device” para restaurar o celular.

Vá na função "Erase Device" caso não seja mais possível recuperar o telefone — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Confime a ação no botão “Erase Device” para restaurar o aparelho para as definições originais, apagando dados e impedindo que ele seja rastreado novamente.

Restaure o celular para eliminar seus dados do aparelho — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Em caso de roubo ou perda definitiva, o consumidor deve ainda entrar em contato com a operadora e informar o número do IMEI para efetuar um bloqueio que impede que outra pessoa habilite uma nova linha no mesmo celular.

Além disso, é importante lembrar que algumas fabricantes trazem ferramentas alternativas de localização em conjunto com a solução do Google. Esse é o caso, por exemplo, dos celulares da Xiaomi e os telefones da linha Galaxy da Samsung.

Mais do TechTudo